HOSPITAL FEDERAL
Cláudio Cirurgião comemora projeto de lei que transfere HC para a UFRR

A conclusão do processo de transferência do Hospital das Clínicas de Roraima, que atualmente pertence ao Estado, para a Universidade Federal (UFRR), foi comemorada pelo deputado Cláudio Cirurgião (União) na manhã desta quarta-feira (13) na tribuna da Assembleia Legislativa (ALE-RR).

“Estou aqui hoje porque esse é um motivo de grande alegria. Ontem [terça-feira,12], no Palácio do Governo, finalizamos esse trabalho de transferência. Quero agradecer ao governo, Denarium, Leocádio, presidente do Iteraima, ao Flamarion Portela, que junto ao Iteraima se dedicaram para fazer o desmembramento da transferência do imóvel para que o Hospital Federal seja efetivado”, disse o parlamentar.

O Projeto de Lei 311/2023, que dispõe sobre a transferência, já está na Casa Legislativa. Resultado da colaboração entre o Executivo, Legislativo e a UFRR, a aprovação da medida é mais um passo importante para a instalação do hospital universitário.

“O projeto foi protocolado ontem nesta Casa. Peço apoio de todos os nobres colegas, e talvez essa seja uma grande matéria para que, com a ajuda de todos os deputados, possamos aprovar”, complementou Cirurgião sobre a iniciativa que foi discutida na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, da qual ele é presidente.

Ainda segundo o parlamentar, com a implementação do hospital universitário, o governo federal assumirá uma parcela efetiva de responsabilidade nos serviços de saúde disponíveis no Estado. “Estamos falando de um investimento da ordem de 100 milhões de reais”, frisou.

Apoio à política pública

Os parlamentares saudaram a boa notícia e se colocaram à disposição para agilizar a aprovação da matéria. “Gostaria de parabenizar o senhor pelo trabalho que vem realizando, em especial, na saúde. Nenhuma bandeira se sustenta se não tivermos saúde. O senhor tem defendido com grande compromisso, e não tenho dúvidas de que vai conseguir muito mais. Conte comigo e com a Assembleia para aprovação desse projeto”, afirmou Rarison Barbosa (PMB).

“Todos vão parabenizar Vossa Excelência pelo seu trabalho. Esse hospital vai desafogar o Hospital Geral de Roraima [HGR], principalmente com a quantidade de pessoas que estão chegando, e tenha certeza de que pode contar comigo para essa aprovação”, disse Marcinho Belota (PRTB).

Membro da Comissão da Saúde, Jorge Everton (União) aproveitou para reconhecer o trabalho parlamentar de Cirurgião. “Esse é um dos projetos mais importantes que já passaram por esta Casa. Tenho certeza de que agora o Hospital das Clínicas vai atender melhor a população, e isso tem a sua marca registrada”, disse Everton.

Também membro da Comissão, Gabriel Picanço (Republicanos) parabenizou pelo esforço conjunto das instituições e lembrou que o hospital contribuirá para reduzir o déficit crônico de mão de obra na área da saúde no Estado.

“Lembro quando Geraldo Ticianeli provocou o parlamento para apresentar esse projeto. E graças a Deus, vai dar certo. Agora nossos jovens médicos vão ter um hospital para fazer residência”, salientou Picanço.

Marcos Jorge (Republicanos) disse que a nova unidade de saúde fará frente ao crescimento populacional após migração. “Veja que, segundo dados do IBGE, nossa população atual de 636 mil habitantes só atingiria esse contingente daqui a uma década. E como temos uma população maior, precisamos de mais infraestrutura e mais profissionais qualificados fortalecidos para o atendimento”, destacou o parlamentar.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Jader Souza