Vice-presidente do PC do B está em Roraima para lançamento de livro

O livro faz três abordagens específicas, além do conteúdo geral.

Para o lançamento do livro “Anos que Vivemos em Perigo, a Crise Brasileira”, está em Roraima o vice-presidente do Partido Comunista Brasileiro (PC do B), Walter Sorrentino. O evento de lançamento foi na tarde desta quinta-feira, 25, no Eco Hotel, localizado na avenida Glaycon de Paiva. Ele explicou que a linha editorial da publicação, trás uma reflexão e análise, desde a reeleição de Dilma Rousseff (PT), até agora.

“Analisando essa realidade em centenas de artigos, selecionei 58 para publicar no livro. Ele traz ainda uma comparação interessante com dados oficiais, sobre o que era realidade nos governos Dilma e Lula e o que foi realidade no governo anterior de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), traçando uma a linha do tempo, por meio dos artigos”, detalhou o autor.

Ele comentou que o livro faz três abordagens específicas, além do conteúdo geral. A primeira trata sobre a saída de Dilma da presidência em 2016, quando, segundo Sorrentino, não se tratou apenas de um impeachment, mas destituiu 54 milhões de votos de brasileiros que foram as urnas elegerem a presidente da República em 2014. “Não foi um golpe a moda antiga, ou militar ou fechamento do Congresso. Se deu por uma modalidade parlamentar e que intrigou o mundo todo e posso dizer sem partidismo, desmoralizou o país”, afirmou.

A segunda é sobre o judiciário brasileiro, onde ele explicou que uma determinada parcela deste poder, “adotaram um protagonismo político e partidarizado, pois quando a justiça se torna partidária ou se politiza, ela não é mais justiça. A justiça buscou criminalizar toda a política, então há um grande confronto, entre o sistema judiciário e o sistema político brasileiro”, analisou.

Por fim, Walter Sorrentino, que também coordena a Frente Brasil Popular do PC do B, afirmou por meio das análises publicadas no livro, que esta é a maior crise econômica da história, vivida pelo Brasil. “Já são quase três anos de recessão e essa é uma realidade completamente inédita que está marcando profundamente a vida do povo, enfraquecendo os direitos sociais e aumentando o desemprego”, concluiu.

Deputado Soldado Sampaio, presidente Estadual do PC do B, explicou ainda que além do lançamento do livro, a diretoria da sigla, juntamente com filiados e militantes, farão uma discussão sobre a real crise que o país se encontra. “Vivenciamos hoje, a fragilização da nossa democracia e estamos promovendo esses debates em todo o país “, reafirmou o líder local.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Jorge Everton propõe homenagem à Maçonaria

“Grandes serviços prestados pela Maçonaria em nível de Brasil e Roraima”, declarou o deputado Jorge Everton.

Foram aprovados na sessão desta quinta-feira, 25, quatro Projetos de Decretos Legislativos de autoria do deputado Jorge Everton (PMDB), que concedem a comenda Orgulho de Roraima para as Lojas Maçônicas instaladas no Estado.

O primeiro deles faz referência a Loja Maçônica Oriente do Brasil, o segundo homenageia a Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima, a terceira é para a Grande Benemérita Loja Simbólica Liberdade e Progresso 01 e por fim a Loja Simbólica de 20 de Agosto – Grande Oriente do Brasil.

A homenagem está agendada para o dia 20 de junho, em cerimônia a ser realizada no plenário Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

Segundo o deputado, esta é uma forma de reconhecimento em virtude dos “grandes serviços prestados pela Maçonaria em nível de Brasil e Roraima”, justificou Jorge Everton.

A instituição possui linhas de atuações nas áreas sociais, com valorização da humanidade, o cultivo dos princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Lenir Rodrigues pede reforma de escola indígena em Normandia

“É inadmissível para a dignidade do ser humano um local insalubre como hoje a escola se encontra”, disse a deputada Lenir Rodrigues.

As condições insalubres da escola Estadual Indígena Índio Macuxi, na Comunidade de Napoleão, no município de Normandia, ao nordeste do Estado e a 180 quilômetros de Boa Vista, fez com que a deputada Lenir Rodrigues (PPS) apresentasse, pela segunda vez, uma indicação para reforma da unidade de ensino.

Segundo a deputada, em 2015 a parlamentar fez essa sugestão devido às problemáticas enfrentadas diariamente pelos alunos da região. “Essa escola estava no PAAR [Plano de Ações Articuladas], como outras escolas, mas, infelizmente, o Governo Federal não liberou.”, e por isso pede para que o Poder Executivo revitalize a escola.

Disse ainda que o número de estudantes cresce a cada ano. Atualmente a demanda é de 282 discentes e de 22 professores. Relatos da deputada apontam que a estrutura da escola está danificada, sem portas, janelas, banheiros deteriorados e o telhado corre o risco de desabar. Além disso, não há bebedouros e a instalação elétrica funciona com dificuldades. “É inadmissível para a dignidade do ser humano um local insalubre como hoje a escola se encontra”, contou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Chame promove ação na comunidade indígena de Napoleão, em Normandia

“Todos os meses estaremos em alguma comunidade ou aqui mesmo nos bairros da Capital”, disse a deputada Lenir Rodrigues.

A equipe técnica da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por intermédio do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (CHAME) e Núcleo de Promoção e Prevenção ao Tráfico de Pessoas, estará na Comunidade Indígena de Napoleão, em Normandia, a 180 quilômetros de Boa Vista. Por lá, desenvolverá uma ação, a convite da igreja católica Cristo Redentor, da região. Será no dia 27, a partir das 9h, para uma ação permanente.

Na oportunidade, são ministradas palestras sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), violência doméstica e família, sobre os perigos do tráfico de pessoas e apresentação dos trabalhos realizados pelo CHAME, na garantida de direitos e proteção da mulher. Os participantes receberão ainda corte de cabelo de forma gratuita.

“Estamos permanentemente trabalhando a prevenção e nessas palestras levamos ainda nossos materiais, panfletos, cartilhas para que, de certa forma, informe as pessoas que não tem muito acesso”, explicou a procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS).

A parlamentar, que é presidente da Procuradoria Especial da Mulher, reforçou que ações como essa fazem parte da rotina do órgão ligado ao Poder Legislativo. “Todos os meses estaremos em alguma comunidade ou aqui mesmo nos bairros da Capital. Atenderemos, além dos muros do CHAME, a essas comunidades com ações educativas. Isso mostra que o CHAME é sempre lembrado”, finalizou Lenir Rodrigues.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Coronel Chagas é homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco

A medalha foi indicação do vereador Rômulo Amorim (PTC), como reconhecimento pelos serviços prestados ao longo da carreira militar e parlamentar.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Coronel Chagas (PRTB), foi homenageado pela Câmara Municipal de Boa Vista com a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (25).

A medalha foi indicação do vereador Rômulo Amorim (PTC), como reconhecimento pelos serviços prestados ao longo da carreira militar e parlamentar. Rômulo fez questão de citar, como relevante serviço, a criação da Escola Militar de Roraima que hoje beneficia muitas crianças, além do trabalho como secretário de Segurança.  “O Coronel Chagas vem trabalhando e contribuindo com o desenvolvimento do nosso Município, por isso é uma justa homenagem, a um homem que veio de outro Estado e fez dessa terra seu lar e ajuda de forma positiva a transformação da nossa cidade”, afirmou.

Durante discurso, Chagas relembrou a chegada a Boa Vista e agradeceu aos amigos que o acolheram. Em 2009, o deputado recebeu também o título de Cidadão Boavistense. Para ele, o recebimento da medalha, é uma prova de que o trabalho prestado está no caminho certo.“Eu recebo com muita honra e alegria essa homenagem do povo de Boa Vista por meio dos representantes, os vereadores. Isso me motiva ainda mais, a continuar defendendo ações que visam o interesse coletivo. Muito obrigado a Câmara e todo povo desse Estado”, finalizou Chagas.

Além do deputado Coronel Chagas, o Grão Mestre da Maçonaria Sérgio Cordeiro Santiago, foi homenageado com a o titulo de Cidadão Boavistense.

Histórico

Gerson Chagas nasceu em Porto Xavier, no Rio Grande do Sul. É filho de Nelci Soares das Chagas e LianiMeinart Chagas. Militar da reserva da Polícia Militar de Roraima, é conhecido como Coronel Chagas, foi reeleito deputado estadual com quase quatro mil votos. É casado com a vereadora por Boa Vista, Aline Rezende e pai de três filhos.

 

Por Gabriela Vital

SupCom/ALE-RR

Assembleia concede homenagem de louvor e comenda Orgulho de Roraima ao Lions Clube

A sessão geral prestou uma Homenagem de Louvor pelo centenário do Lions Clube no Brasil e concedeu a comenda Orgulho de Roraima.

“Nós não somos apenas voluntários. Nós pagamos para servir!”. É esse espírito humanitário que move os mais de 1,4 milhões de leões que integram o Lions Clube Internacional. Na manhã desta quinta-feira, 25, a entidade recebeu o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR), durante sessão geral que prestou uma Homenagem de Louvor pelo centenário do Lions Clube no Brasil e concedeu a comenda Orgulho de Roraima.

A instituição em Roraima é composta por cinco clubes, com aproximadamente 150 associados, cujos trabalhos são voltados para os idosos e as crianças. A homenagem foi proposta pelos deputados Mecias de Jesus (PRB) e Joaquim Ruiz (PTN). “É mais do que justa a homenagem em um momento em que o Lions completa 100 anos no Brasil e mais de 30 no nosso Estado, fazendo um trabalho silencioso, mas atendendo as pessoas que mais precisam de uma mão, onde o Estado não chega”, disse Ruiz.

Os parlamentares que estiveram na sessão geral compartilharam do mesmo pensamento de Ruiz. “Acredito muito na bandeira de luta do Lions Clube, tenho testemunhado que as atividades em Roraima foram ininterruptas, e é uma honra para todos nós da Assembleia Legislativa estarmos homenageando leões e leoas que quando pegam a causa cumprem com responsabilidade social”, disse a deputada Lenir Rodrigues (PPS).

O deputado Brito Bezerra (PP) ressaltou o trabalho de resgate realizado pela ALERR para homenagear instituições e pessoas que prestam serviços relevantes ao Estado e ao país. “Parabéns à Mesa Diretora, em nome do presidente Jalser Renier (SD), que tem feito um trabalho de resgate que engradece as pessoas e entidades que prestam serviço ao nosso povo. As ações do Lions Clube são grandiosas porque comungam para que tenhamos um Estado social mais humanizado, mais próximo e mais religioso, no sentido de praticar o bem”, disse Brito.

O diretor internacional do Lions Clube, Fabrício Oliveira, disse que era uma honra receber a comenda Orgulho de Roraima por ocasião do centenário da instituição que está presente em 210 países. Essa quantidade é superior aos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU), que tem um pouco mais de 190 membros.

“Não somos apenas voluntários, mas pagamos para servir, porque como integrantes da nossa organização pagamos todos os nossos custos. Levamos nosso serviço humanitário a 70 milhões de pessoas por ano. Já restauramos mais de 30 milhões de olhos no mundo todo, com cirurgias de catarata. Nosso desafio até 2021 é atender 200 milhões de pessoas com os nossos serviços, fazendo o que é possível, dentro das nossas condições. É bem verdade que não podemos substituir as obrigações do Estado, mas fazemos nossa parte e despertamos nas autoridades constituídas aquilo que deve ser feito e muitas vezes o Estado não faz, não pode fazer ou talvez não queira fazer, e os leões vão e fazem. Para celebrar o nosso centenário adotamos como lema: ‘Onde há uma necessidade há um membro do Lions”, disse Oliveira, ao ressaltar que o serviço prestado pelos leões e leoas não tem dinheiro que pague, porque é a mola propulsora da continuidade do trabalho.

O representante de Roraima no Conselho de Governadores do Distrito LA, Raimundo de Souza Pantoja, se sentiu honrado com a homenagem da Assembleia. “Essa homenagem é para todos os nossos companheiros leões que trabalham em prol das comunidades carentes. Desenvolvemos várias atividades importantíssimas no Estado como as cirurgias de catarata, projetos voltados para a área da educação. Nosso objetivo é fazer as pessoas se sentirem melhor”, disse.

O presidente do Conselho de Governadores, Feliciano de Melo Mêne, disse que a homenagem representa um reconhecimento do trabalho realizado. “Estamos muitos felizes em voltar em Boa Vista e realizar a convenção do centenário da nossa associação. Roraima está muito bem servido com o Lions, temos centenas de horas de voluntariado dedicado à população de Roraima. O Lions faz uma grande festa para celebrar o projeto de servir 100 milhões de pessoas em volta do mundo. Temos uma fundação internacional de ajuda humanitária que hoje dispõem de US$ 600 milhões e estamos sempre buscando parcerias com os governos dos Estados e prefeituras”, ressaltou.

A Convenção Norte e Nordeste do Lions Clube está sendo sediada em Boa Vista desde quarta-feira, 24, no Aipana Plaza Hotel, com encerramento previsto para domingo, 28.

 

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR