Núcleo encerra projeto Educar é Prevenir na Escola Camilo Dias

O projeto Educar é Prevenir, desenvolvido pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR) por meio do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas Mulheres de Tráfico de Pessoas, se encerrou na manhã desta sexta-feira, 14, na Escola Estadual Camilo Dias, localizada no bairro Liberdade. Esta é a segunda unidade de ensino a ser beneficiada pelo projeto.

Continuar lendo

Alunos do IFRR visitam Comunicação da Assembleia Legislativa

Alunos do 1º e 2º segundo ano do ensino médio integrado do IFRR (Instituto Federal de Roraima) visitaram, na tarde desta sexta-feira, 14, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, para conhecer o funcionamento do setor, como parte do trabalho desenvolvido pela disciplina de Língua Portuguesa.

Continuar lendo

Escola do Legislativo em Alto Alegre oferece cursos de língua estrangeira e informática

A Escola do Legislativo possui 906 inscritos sendo: 106 em espanhol, 420 em informática e 380 em inglês.

A Escola do Legislativo chegou ao município de Alto Alegre há pouco mais de dois meses e começou a colher frutos do desempenho de alunos matriculados nas modalidades de Inglês, Espanhol e Informática. O órgão, ligado ao Poder Legislativo, fica no Núcleo Avançado da Assembleia e atende crianças, jovens, adultos, de 4 a 40 anos.

O estudante Lucas Santos, de 13 anos, ao saber sobre a implantação do programa na cidade, pediu para que seus pais fizessem sua matrícula no curso de Inglês. “É uma língua muito sofisticada e que acho muito bonita de se aprender”, e contou que para facilitar o aprendizado, costuma assistir filmes estrangeiros e escutar músicas em inglês.

“Também gosto de séries e tudo que traz um pouco dessa cultura americana que gosto muito. Gosto muito de cantar e busco isso através das músicas”, explicou. E no dia a dia, Lucas procura executar o que aprende como cumprimentar em inglês, How are you? Good morning, good afternoon, good nigth.

As aulas de inglês são lecionadas para turmas formadas entre 25 e 30 alunos. A professora Rosa Gomes comentou que o Núcleo Avançado da Assembleia Legislativa em Alto Alegre chegou em um bom momento, pois está dando a oportunidade aos alunos adquirirem conhecimento, por meio da Educação. “Estou feliz por fazer parte desse projeto e mais feliz ainda por perceber o interesse dos meus alunos pelas aulas e o rendimento deles tem sido excelente”, contou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), disse que sempre acreditou que a Educação é um dos meios para que as pessoas busquem melhores condições de vida. “Que bom que em Alto Alegre o Núcleo Avançado da Assembleia está dando resultados positivos, não só para o Poder Legislativo, mas em especial para a população desse município, que é nosso público alvo com esses programas. E em breve serão implantados em outros municípios”, afirmou.

Atualmente, a Escola do Legislativo possui 906 inscritos sendo: 106 em espanhol, 420 em informática e 380 em inglês. Para a coordenadora, Marcele Neves, este é um momento único e que a comunidade precisa aproveitar. “Em geral, está sendo bem aceita pela população”, contou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Chame promove projeto Capacitação Legal na Comunidade do Truaru, nesta sexta

Essa é a primeira comunidade a ser capacitada e ao final do curso todos receberão certificados de participação.

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), por meio do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), vai realizar nesta sexta-feira, 14, na comunidade do Truaru, localizada na área rural do município de Boa Vista, mais uma etapa do projeto Capacitação Legal. Participam ainda moradores das comunidades da Barata e do Raimundão, do município de Alto Alegre.

A procuradora especial da mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), explicou que a ideia com essa ação é levar conhecimento aos indígenas sobre a legislação brasileira vigente. Essa é a primeira comunidade a ser capacitada e ao final do curso todos receberão certificados de participação. “O Capacitação Legal é um projeto permanente, em que abordamos diversos temas como as constituições Estadual e Federal, direitos dos indígenas, Lei Maria da Penha, ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], mas, em cada encontro, abordamos apenas um tema”.

Lenir disse que a capacitação compõe um conteúdo de 80 horas, e que os indígenas participantes fazem parte do grupo de segurança comunitária, que, por meio do projeto, são auxiliados nas ações desenvolvidas dentro da comunidade. “Esse conhecimento básico sobre as leis brasileiras será utilizado para embasar e respaldar as ações que necessitem a interferência do grupo. “Apesar da atuação deles não ser legitimada, eles querem seguir a lei, aplicar os conhecimentos que recebem da equipe de especialistas do Chame. Nesta sexta-feira, o tema será Direito Penal e vamos explicar como se aplica na prática e fazer a análise de alguns crimes específicos que são recorrentes na comunidade, como o estupro de vulnerável, furto, roubo, homicídio, além de tirar as dúvidas que existirem”, informou a deputada.

A capacitação completa inclui outros temas como Introdução ao Direito Penal, Civil, Crimes e Infrações, Direito de Família, Feminicídio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Relações Interpessoais e Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas e Álcool.

No total serão dez edições do projeto que atenderá diversas comunidades indígenas da Capital e do interior até o mês de novembro deste ano.

 

Por Marilena Roxete

SupCom/ALE-RR

Deputados são contra a criação de Secretaria de Estado de Licitações

Deputados estaduais são contra a criação de uma nova secretaria de Estado pelo Governo de Roraima. A reação contrária e até de críticas por parte de parlamentares foi imediata, logo após chegar a Assembleia Legislativa uma mensagem governamental, com o projeto de lei que dispõe sobre a criação da Secretaria de Estado de Licitações (Selic).

Continuar lendo