Representante da OEA propõe parceria com o CHAME

Para conhecer o trabalho que a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima realiza por meio do CHAME (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), a Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento, órgão ligado a Organização dos Estados Americanos (OEA), enviou um representante que esteve hoje no Centro. A proposta inclui principalmente apoiar as ações do Chame no atendimento às mulheres imigrantes, na maioria venezuelana que está refugiada em Roraima e que se encontra em situação de vulnerabilidade.

Para mediar às ações, está em Roraima o gerente de projetos Christopher Wooley, que participou de uma reunião nesta segunda-feira, 9, na sede do Chame com a procuradora-adjunta Especial da Mulher, Sara Patrícia Farias. Segundo Wooley, a Fundação já conhecia o trabalho desenvolvido pelo Chame, por meio da mídia internacional e afirma que a parceria pode ser produtiva e resultar em muitos benefícios para essas mulheres que estão necessitando de amparo.

“Queremos ajudar a dar uma resposta à crise imigratória em Roraima, principalmente no caso das mulheres que vivem em situações de vulnerabilidade. Estamos nos unindo ao Chame para aprender e entender como nossa Fundação pode fazer mais por essas mulheres. Já vimos que o Centro Humanitário de Apoio a Mulher tem muitas informações e ações que serão úteis para nós e por isso estamos conhecendo essa organização ativa no que tange os direitos das mulheres”, disse o representa da OEA.

Sara Patrícia afirma que a Fundação veio justamente para verificar as ações que são desenvolvidas em proteção da mulher e isso é positivo, uma vez que o Chame torna-se referência de atuação. “A Procuradoria Especial da Mulher cumpre o seu papel de zelar pelos direitos das mulheres e combater toda e qualquer forma de discriminação. Hoje as venezuelanas se encontram em estado de vulnerabilidade, e sabemos que o mundo está com os olhos voltados para o Estado e direcionados a ajuda humanitária. Acredito que poderemos fazer um excelente trabalho e juntos melhorar a vida dessas mulheres”, disse.

Sobre os trabalhos que serão feitos, Sara adiantou que em princípio serão levados conhecimentos sobre as leis nacionais e onde e como as mulheres venezuelanas podem buscar ajuda. “Levar informações sobre a Lei Maria da Penha e nossos serviços de acolhimento, para que elas possam entender como funciona a Rede Estadual de Proteção a Mulher. Elas precisam saber como buscar ajuda e que o Chame está aberto para atendê-las, porque proteção é um direito universal e não pode ser negado”, enfatizou a Sara Patrícia.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher, é necessário procurar a unidade e explicar qual o problema está enfrentando. O Chame funciona na rua Coronel Pinto, 524, Centro e contatos podem ser feitos por meio do Zap Chame: 98402-0502. Mais informações podem ser obtidas por meio do 0800 095 0047. Saiba mais informações sobre a Rede Estadual que atua em proteção das mulheres neste endereço: https://al.rr.leg.br/chame/.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

 

Voluntários selecionados seguem para segunda fase do seletivo do CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) selecionou neste final de semana, mais de 10 pessoas interessadas em serem voluntárias na organização não-governamental que atua dando apoio emocional e prevenindo contra o suicídio.

Os selecionados devem passar por mais duas etapas. “Esta primeira etapa foi para explicar como é que funciona o CVV, como surgiu e como acontecem os atendimentos. Na segunda etapa vamos fazer uma entrevista com os selecionados. Enquanto que na terceira etapa ocorrem os estágios, que é quando eles aprendem mais um pouco sobre a filosofia do CVV e como fazer o atendimento pelo 188”, explicou a coordenadora do Centro, Adriana dos Prazeres.

Ainda não existe data definida para as próximas etapas. Adriana considerou a seleção positiva. Para ser voluntário do CVV o primeiro requisito básico é ter boa vontade, querer ser útil na vida de outras pessoas, bem como ter disponibilidade de tempo para dar o plantão de quatro horas. “Precisa também participar das reuniões e das comissões, assim como ministrar palestras nas escolas para divulgar e fortalecer o CVV. O voluntário do Centro não precisa ter formação científica, apenas ser maior de 18 anos e ter vontade e tempo para ser voluntário”, reforçou.

A próxima seleção deve acontecer no mês de agosto, porque é o mês que antecede o Setembro Amarelo, quando acontecem muitas ações de prevenção ao suicídio. Adriana ressaltou se tiver alguém interessado deve ligar para o 188 e falar que quer voluntário, que atendente vai orientar como deve ser o procedimento. “A pessoa também pode entrar no site www.cvv.org.br, acessar a aba ‘voluntário’, para fazer a inscrição. E quando tiver a próxima seleção a gente manda uma mensagem via whatsapp ou e-mail informando o dia de seleção”, explicou, ao salientar que a coordenação vai se concentrar agora em fechar essa primeira turma.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

Assembleia oferta curso ‘Regimento do Poder Legislativo’ para concurso público

O Regimento Interno da Assembleia Legislativa é um dos conteúdos comum a todos os cargos oferecidos no concurso público da instituição. As inscrições podem ser feitas na Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – unidade Silvio Botelho, localizada na avenida Solon Rodrigues Pessoa, 1.313. Este curso é específico para o concurso público da Assembleia, que está com inscrições abertas no site da Funrio (www.funrio.org.br).

Iniciando nesta segunda-feira, 09, no horário de 18h as 22h, o curso será ministrado pelo professor Daniel Anjos, terá carga horária 16 horas e as demais aulas acontecerão nos dias 11, 13 e 16 deste mês. Até as 12h de hoje já haviam inscritos 150 pessoas. Daniel é diretor de Assistência e Controle do Processo Legislativo, setor que trabalha diretamente com o Regimento Interno.

“A pessoa que vai concorrer ao cargo de Técnico Legislativo tem que entender sobre o Regimento Interno porque é a alma da Assembleia Legislativa, pois tudo que se faz na Casa é com base neste manual, seja o processo legislativo em si, como a tramitação e a aprovação de leis, tudo é embasado no regimento”, explicou Daniel Anjos, ao falar da importância da disciplina para o concurso público.

A necessidade de conhecimento nesta área pode ser fundamental na aprovação do concurso. “A questão administrativa e de pessoal, as funções do legislativo, como a de fiscalizar, também está descrito no Regimento. Você já se perguntou como é que os deputados fazem para fiscalizar o Executivo? Como trata com o pessoal da Casa? E como se fazem as leis? Todas essas indagações têm respostas no Regimento Interno”, reforçou Daniel Anjos.

E como o edital, que é soberano, deixa claro que o conteúdo da prova é o Regimento, sem especificar que seria apensa determina parte, Daniel ressalta que é preciso compreender o conjunto do Regimento. “Nesses quatro dias vou falar sobre todo o Regimento, que inclui 296 artigos. Vou dá ênfase para os artigos que mais utilizamos no plenário, nos dias de sessão, e nas atividades parlamentares. Mas vou falar de todos os artigos porque não sabemos o que efetivamente vai cair no concurso”, enfatizou.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

Escola do Legislativo promoverá evento científico e cultural com nove aulões

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios vai promover o 1º Evento Científico e Cultural da Escola do Legislativo (ECCEL), no próximo sábado, 14, das 8h às 21h, na unidade do Silvio Botelho, localizada na avenida Solon Rodrigues Pessoa,1.313. As inscrições estão abertas. No dia haverá uma vasta programação que incluiu nove aulões gratuitos, com cinco diferentes disciplinas, as quais serão ministradas nos três turnos: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Português, Raciocínio Lógico e Informática para Concurso. É uma oportunidade ímpar para quem está estudando para concurso público.

“Esse é o primeiro evento com este formato, integrando aulões, trabalhando conhecimentos de diferentes áreas científicas e com conteúdos importantes para os concursos públicos que estão abertos. Pensando nesta atividade científica, a coordenação da unidade está organizando uma série de atividades culturais”, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo.

Conforme detalhou, as atividades culturais organizadas em parceria com os professores da instituição contarão com a participação dos alunos de informática, inglês e de espanhol. “Além da participação de convidados externos, o que será uma surpresa. A programação elaborada terá a finalidade de socializar os conhecimentos e os aulões serão ministrados por professores renomados no Estado, que têm uma dinâmica proativa e metodologia atraente”, ressaltou Leila.

As atividades culturais, segundo a diretora, serão desenvolvidas no decorrer e no intervalo dos aulões. “Haverá apresentações de música e demonstrações de conhecimentos feitos pelos alunos das turmas de inglês, informática e espanhol”, disse.

Na busca de atender com excelência, a equipe da Escola do Legislativo está sempre planejando para atingir essa finalidade. “Estamos cada vez mais reorganizando e reprogramando as atividades para melhor atender a comunidade tanto na Capital quanto nos municípios. Em razão disso a gente organizou em 2017, somente na Escola do Legislativo no Silvio Botelho, oito aulões que ocorreram nos finais de semana, geralmente no sábado, assim como fizemos nos municípios. Além de ser gratuito, em todas as aulas são disponibilizados materiais de apoio. O papel da Escola do Legislativo, que é um projeto idealizado pelo deputado Jalser Renier (SD) é, de fato, levar mais conhecimentos para a comunidade, ampliar as oportunidades, os espaços informativos tanto na Capital quanto nos municípios. Então é importante a participação de todos”, afirmou.

Confira abaixo a programação dos aulões:

AULÃO DO DIA 14 DE ABRIL DE 2018

 

PERÍODO MATUTINO

ITEM

ATIVIDADE

HORÁRIO

PROFESSOR

01

Aulão de Português

08h30 às 10h30

Cleyton Bonfim

02

Aulão de Informática para Concurso

09h30 às 11h

Jozimael Oliveira

03

Aulão de Direito Constitucional

10h30 às 12h

Dr. Júnior Vieira

PERÍODO VESPERTINO

ITEM

ATIVIDADE

HORÁRIO

PROFESSOR

04

Aulão de Informática para Concurso

14h ás 16h

Jozimael Oliveira

05

Aulão de Direito Administrativo

15h às 17h

Dr. Andreive Ribeiro

06

Aulão de Português

16h30 às 18h30

Willer Lira

PERÍODO NOTURNO

ITEM

ATIVIDADE

HORÁRIO

PROFESSOR

07

Aulão de Raciocínio Lógico

18h às 20h30

Abel Mangabeira

08

Aulão de Direito Constitucional

18h às 20h30

Dr. Júnior Vieira

09

Aulão de Português

19h às 21h

Willer Lira

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR