Alunos do IFRR visitam Assembleia e assistem palestra sobre Constituição Estadual

Mais de 70 alunos do ensino médio integrado ao curso Técnico de Serviços Públicos, ofertado IFRR (pelo Instituto Federal de Educação), estiveram nesta quinta-feira, 12, na Assembleia Legislativa. Eles conheceram de perto e na prática, como funciona o Poder Legislativo, e na oportunidade conversaram com alguns parlamentares, e assistiram a palestras sobre a Constituição do Estado e a elaboração do orçamento público, as quais foram ministradas por servidores técnicos da Casa.

A visita, conforme explicou o professor da IFRR responsável pela turma, Cícero Thiago Dantas, é uma atividade complementar à disciplina de Orçamento Público. “Propusemos a visita por ser importante eles terem a visão do orçamento público sendo explicado pelos seus principais autores, no caso, os deputados e os técnicos do legislativo”, explicou.

Dantas frisou que no IFRR os docentes não estão preocupados apenas com a formação teórica. “Mas principalmente com a formação ética, política e social. Uma dos assuntos mais discutidos nas aulas é o orçamento público e o orçamento participativo, que é quando os parlamentares escutam a população. Com essa visita pretendemos criar esse senso crítico, de cidadania e participação desses alunos na política, na vida em sociedade. Que eles possam ter a sensibilidade e percebam que o Parlamento foi feito para a sociedade, e que eles precisam participar fiscalizando os seus futuros candidatos”, reforçou.

A deputada Lenir Rodrigues (PPS) foi uma das parlamentares que recepcionou os alunos. “Procurei mostrar aos alunos que nós, além da dupla função de fiscalizar a execução do orçamento público e de legislar, nessa gestão do deputado Jalser Renier (SD) está sendo diferente por estar prestando políticas públicas para a sociedade por meio de ações sociais, com os programas e projetos que contribuem diretamente para a população, Agradecemos a presença desses alunos, e o mais importante é que eles entendam que a nossa missão na Assembleia não é somente a que está definida no Manual do Regimento Interno, mas também de estar próximo dos cidadãos”, disse. Além dela, recepcionaram os alunos os deputados Coronel Chagas (PRTB); Izaias Maia (sem partido); Chico Mozart (PRP); Oleno Matos (PCdoB); George Melo (PSDC); e Evangelista Siqueira (PT).

O superintendente adjunto da Superintendência Legislativa, João de Carvalho, explanou sobre a Constituição do Estado. “Na organização do Estado a Constituição é o primeiro documento, e como esses alunos são do curso técnico em serviços públicos é preciso que eles conheçam a Constituição do Estado a partir da sua criação, uma vez que a lei é o princípio básico e ninguém está superior a ela. A gente sente nos dias de sessão uma ausência enorme da sociedade presente nas galerias do plenário. E essa juventude que, em breve serão adultos, aprendendo hoje sobre a importância do Parlamento, poderá no futuro ocupar esses espaços de representação da sociedade”, explicou.

Por ser um assunto complexo, o contador Jonas Guilherme Carvalho, e o economista João de Oliveira, servidores da Assembleia que trabalha no setor de Orçamento, usou slides para melhor explicar aos alunos os passos para elaboração de um orçamento. “Mostramos a importância da Assembleia Legislativa na elaboração do orçamento público, como ocorre às discussões, as emendas e o controle da execução orçamentária por meio do Poder Legislativo, fiscalizando o Poder Executivo”, disse.

A aluna Lisandra Carvalho Souza, 17 anos, aluna do 3º ano, disse que a visita foi interessante para entender melhor como funciona o Poder Legislativo. “Como já aprendi como funciona a Câmara Federal, a nossa vinda a Assembleia vai dinamizar a minha visão entre dois e facilitar meu aprendizado”, disse, ao ressaltar que se fosse legisladora iria propor uma lei que punisse a homofobia. “Com a lei o crime não acabaria, mas com certeza iria amenizar muito”, afirmou.

O aluno Matheus Oliveira, 17 anos, é um jovem que já escolheu a carreira que quer seguir, por isso escolheu esse curso no IFRR. “Quando o curso surgiu vi que era uma oportunidade de ter mais contato com a área pública. Além disso, há muitas disciplinas técnicas que vão me ajudar em concurso público no futuro, pois quero seguir carreira na área militar. Nunca havia vindo a Assembleia, mas quando tenho tempo assisto ao vivo pela televisão, ou no facebook, mas claro que estando aqui a experiência é diferente. Quem sabe um dia estarei aqui como representante do povo, principalmente dos trabalhadores em segurança pública, que nas circunstâncias atuais tem sido uma classe muito desvalorizada”, disse o estudante.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR