EM CAROEBE – ‘Assembleia ao Seu Alcance’ movimenta economia no Sul do Estado


ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE – Moradores de Caroebe apresentam demandas durante sessão plenária

A realização da sessão plenária durante o ‘Assembleia ao Seu Alcance’ em Caroebe, nesta quinta-feira, 26, foi importante não somente para os deputados, mas também para os moradores daquele município que apresentaram inúmeros problemas que a população vem enfrentando. As dificuldades enumeradas se referem a estradas e vicinais intrafegáveis, constante falta de energia, falta de medicamentos, falta de merenda nas escolas, entre outras questões.

A proposta da Assembleia Legislativa de Roraima com a realização da sessão plenária dentro da programação do ‘Assembleia ao Seu Alcance’ é dar voz à população e captar as principais sugestões e denúncias dos moradores e apresentá-las, posteriormente, na Assembleia Legislativa, durante a discussão da peça orçamentária, quando apresentam emendas parlamentares ou fazem indicações ao Executivo para que atenda determinada demanda.

Entre os quase 250 moradores que assistiram à sessão plenária, estava a aposentada e agricultora Maria Lindete Silva Dionizio, 76 anos, moradora da vicinal 010 no KM 05, em Entre Rios. Ela foi uma das pessoas que pediu uso da palavra para apresentar problemas que a população vem enfrentando, principalmente com a chegada do período de chuvas. “O Governo deveria ter se antecipado a chuvarada que começou forte por aqui e ter arrumado a vicinal 010, que agora está para ser cortada por conta da água. Na vicinal 08 não passa mais carros e o ônibus inclusive quebrou na buraqueira”, disse.

Dona Lindete também reclamou da estrada que liga Caroebe a Entre Rios. “Todo ano tem sido a mesma coisa. Começou a chuva e essa estrada fica sem condições de ser trafegada, e olha que precisamos ir para São João da Baliza fazer as compras de casa, os funcionários e aposentados precisam receber pagamento, pois aqui em Caroebe não temos agência do Banco do Brasil”, contou a agricultora, dizendo ainda que no hospital do Estado, onde há dois médicos que se revezam no atendimento, não medicamentos básicos para os moradores.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), comentou que o objetivo é percorrer o Estado, dando voz à população, bem como fortalecer o mandato popular com cara e as necessidades do povo. “A ideia é que os problemas apresentados sejam solucionados e para nós, a participação popular é muito importante e isso nos motiva cada vez mais a não desistir por um Estado melhor”, afirmou.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR

EDUCAR É PREVENIR – Alunos são capacitados para identificar tráfico de pessoas em Roraima


ORGULHO DE RORAIMA – Assembleia concede honraria para moradores de Caroebe

E no Assembleia ao Seu Alcance realizado nessa quinta-feira, 26, no município de Caroebe, Sul do Estado de Roraima, teve momentos de emoção. Durante a sessão plenária com a participação dos moradores, 86 pessoas entre autoridades e membros da comunidade do município, foram homenageadas com a comenda ‘Orgulho de Roraima’ da Assembleia Legislativa.

Uma das homenageadas, a agricultora Maria Rodrigues das Silva, 77, é natural do estado do Ceará, mas adotou Roraima como Estado do coração e foi aonde ela escolheu para viver, produzir e constituir família. Ela conta que foi uma felicidade ser homenageada pelo Poder Legislativo.

“Sou agricultora desde que nasci e não saberia fazer outra coisa em minha vida. Nunca tinha recebido nenhuma homenagem, e receber esta comenda da Assembleia está sendo um momento de muita felicidade. Viver neste Estado que acolheu a mim e a minha família é motivo de orgulho para todos nós”, disse emocionada.

A mesma emoção é compartilhada também pelo agricultor Edvaldo Alves, 52. “Trabalho com plantação de banana aqui nesta região e em meio a tanto sacrifício, receber este título para mim é um ‘prêmio’”, disse.

A comenda foi entregue aos agraciados pelas mãos de todos os deputados e do presidente da Assembleia, Jalser Renier (SD). Segundo Jalser, as comendas são uma forma de reconhecimento aos moradores de Caroebe, que atuam principalmente na agricultura. “Essas pessoas fazem parte da história deste município, uns nasceram aqui, outros vieram de fora e fizeram desta terra um lugar produtivo e valioso para se viver. É uma honra poder participar deste momento com eles”, comentou o presidente do Poder Legislativo.

Orgulho de Roraima – A honraria é concedida pelo Poder Legislativo Estadual àquelas pessoas físicas ou jurídicas que por sua atuação se tornaram símbolo e referência para população roraimense.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

 

Programa permite aproximação da população com Poder Legislativo, diz Jalser

A realização do ‘Assembleia ao Seu Alcance’ nos municípios do interior do Estado é uma forma mais rápida da população apresentar as necessidades enfrentadas no dia a dia pela localidade. A afirmação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), durante sessão plenária em Caroebe, a 377 quilômetros da capital, durante mais uma edição do programa do Poder Legislativo.
“A Assembleia Legislativa se preocupa, enquanto instituição, de ir ao encontro da população, de encontrar meios de tentar solucionar os seus problemas. Sabemos que não é fácil em um Estado pobre como o nosso, diante das dificuldades que nós estamos vivendo, mas as demandas apresentadas aqui serão transformadas em indicações, emendas individuais ou de bancada, em prol de quem precisa”, disse.
Ele também ressaltou que tudo o que foi apresentado pela comunidade, que teve direito à fala durante o evento, relacionado a estradas, vicinais, saúde, entre outros, são de conhecimento dos deputados estaduais que, conforme Jalser, “têm o dever, em discussão orçamentária, de tentar buscar as soluções”.
O presidente aproveitou para fazer um balanço dos trabalhos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa relacionando alguns resultados dos programas Abrindo Caminhos, Escola do Legislativo nos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Iracema, Rorainópolis, São João da Baliza, Mucajaí, Bonfim e Caracaraí. “Sabemos que não é nossa obrigação atender projetos sociais, mas por respeito à sociedade e por ausência do poder público, o Poder Legislativo tem que fazer”, ponderou ao destacar que diante das possibilidades de qualificação oferecidas pelos programas “as pessoas passaram a ter a chance a um futuro mais promissor”.
Ele salientou parcerias com instituições de Ensino Superior particulares de Boa Vista com objetivo de ampliar o leque dessas possibilidades de capacitação da população, além do apoio do Exército Brasileiro em disponibilizar médicos para atendimento gratuito durante as realizações do programa Assembleia ao Seu Alcance.
O presidente anunciou que a Assembleia Legislativa apresentará, em breve, um projeto de lei em favor do homem do campo, para que a Agência de Fomento tenha mais recursos para emprestar aos agricultores familiares. “O Estado tem a obrigação de fazer isso sim, ter o comprometimento através de políticas voltadas para a agricultura familiar. É aqui que nasce o produto que nós comemos, é aqui que nasce o futuro que nós queremos”, concluiu.
 
Por Yasmin Guedes
SupCom/ALE-RR
 

 

ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE Fiscaliza Roraima visita hidrelétrica de Jatapu após reclamação sobre falta de energia em Caroebe

Fotos: SupCom ALERR

Técnicos do Fiscaliza Roraima, da Assembleia Legislativa de Roraima, farão uma visita in loco a Hidrelétrica de Jatapu, localizada em Entre Rios, de Caroebe, ao Sul do Estado, nesta sexta-feira, 27, às 9h. A ida a empresa é resultado de várias reclamações de moradores, que denunciaram as constantes faltas de energia elétrica no município, durante o Assembleia ao Seu Alcance. Além dos quase 400 moradores que receberam atendimento médico, nesta quinta-feira, 27, os programas Procon Assembleia, Chame (Centro Humanitário de Apoio a Mulher) e o Fiscaliza atenderam quase 50 pessoas que buscaram orientação jurídica, reclamaram sobre qualidade de pontes, de estradas, entre outras questões.

A coordenadora do Fiscaliza Roraima, Odalene Dantas, explicou que a maioria dos atendimentos realizados durante o Assembleia ao Seu Alcance são referentes a questão da falta de energia elétrica. Diante dessa demanda, técnicos do programa procuraram representantes da CER (Companhia Energética de Roraima), que autorizou a visita in loco a hidrelétrica. “Iremos saber o que está acontecendo e por quais razões não foi feita a interligação da hidrelétrica para os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá. Atualmente, só os moradores de Entre Rios são contemplados com essa interligação”, ressaltou, dizendo que após a visita irão emitir um relatório técnico e dar um retorno a população dessas cidades.

No Procon Assembleia, a diretora Eumária Aguiar disse que entre as demandas recebidas durante o Assembleia ao Seus Alcance está a falta de uma agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). “Estamos fazendo atendimentos aos consumidores, e a maior demanda aqui é a questão da aposentadoria. Constatamos que ainda não existe agência do INSS aqui em Caroebe e com isso estamos orientando e reunindo a documentação dessas pessoas para que possamos prestar o melhor atendimento possível para auxiliar esses moradores. Daremos um retorno a cada demanda recebida”, explicou.

O agricultor Hélio Siqueira, 51, é morador da vicinal 08 de Caroebe e confirma a dificuldade. “Sem agência do INSS aqui nossa vida fica muito difícil. Quando precisamos dos serviços temos que ir até Caracaraí, Boa Vista ou Rorainópolis e muitas vezes não temos nem o dinheiro da passagem”, disse.

Erciane Barros, 25 anos, disse que acompanha o trabalho da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio das redes sociais e conhece principalmente o trabalho do Procon. “Meu pai precisou do Procon para resolver uma pendência sobre contas de telefone e conseguimos resolver. Ter esses serviços disponíveis para nós, aqui de Caroebe, é uma oportunidade”, revelou.

Edilson Rodrigues

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR