Escola do Legislativo abre inscrições para cursos no interior

A Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Escola do Legislativo, irá ofertar cursos e aulões nos municípios de Iracema, Rorainópolis, Mucajaí e Caracaraí, a partir desta segunda-feira, 7. Estão sendo oferecidas mais de 300 vagas. A coordenadora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, disse que essa programação foi definida a partir de demanda dos moradores dessas cidades.

“Gradativamente estamos intensificando as ações nos municípios onde possuem Núcleos da Assembleia Legislativa e de acordo com a necessidade da população. Nossa proposta é sempre proporcionar a comunidade local qualificação e serviço a partir dos cursos e aulões preparatórios para concursos públicos”, detalhou Cristina.

Para quem busca qualificação na área empreendedora e mora no município de Iracema, poderá participar do curso de Empreendedores do Futuro, entre os dias 7, 8 e 9 de maio. A carga horária é de 12 horas e as aulas ocorrerão das 18h as 22h na sede da escola localizada na rua Bernardo Saião, 1.050, Centro.

Em Rorainópolis no Sul do Estado, a população também terá acesso ao treinamento para Empreendedores do Futuro. Lá, as aulas igualmente irão ocorrer nos dias 7, 8 e 9, com a carga horária de 12 horas. As aulas serão ministradas na sede da Escola do Legislativo no município, situada na rua Maranhão, 2.314, bairro Cidade Nova.

E para aqueles candidatos que estão na corrida por uma vaga no serviço público, a Escola do Legislativo em Mucajaí vai promover nos dias 7, 8 e 9 aulas sobre a Lei Complementar 053/2001. A disciplina será ministrada de 18h as 22h, no prédio da Escola, que fica na rua Padre Ricardo Silvestre sem número, Centro de Mucajaí.

Em Caracaraí a população vai poder se inscrever para a aula sobre Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Roraima. As aulas serão no prédio da instituição, com endereço na avenida Presidente Kenedy,156, Centro. O conteúdo é direcionado para aqueles que irão fazer o concurso do Poder Legislativo, que terá a prova aplicada em duas etapas: no dia 24/06 serão realizadas as provas para Procurador, das 8h às 13h; e para os demais cargos de nível superior das 8h às 12h, e nível médio das 14h às 18h. A segunda etapa consiste na prova discursiva somente para o cargo de Procurador, no dia 05/08.

Inscrições – Para se inscrever o interessado deve se dirigir a Escola do Legislativo em um desses municípios, e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

 

 

Escola Ayrton Senna receberá projeto Educar é Prevenir

Para as crianças, adolescentes e jovens a educação protege e aponta caminhos para uma vida sem violação dos direitos básicos. E com a proposta de reforçar o processo de aprendizado tanto na vida escolar quanto na familiar, o Educar é Prevenir’, desenvolvido pelo Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, desenvolve trabalho educativo dentro das escolas públicas de Roraima.

Segundo a coordenadora do projeto, Socorro Santos, já foram atendidas 17 instituições, sendo que a 18ª, a Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, localizada no Centro de Boa Vista, será a primeira das três unidades que receberá o projeto neste mês de maio, nos dias 07 e 11 de maio. O projeto tem como finalidade o efetivo empoderamento da comunidade escolar (gestores, corpo discente e docente, servidores efetivos e terceirizados, bem com toda comunidade escolar em geral).

Socorro explica ainda que todos, desde o porteiro ao aluno recebem orientações durante o período do projeto da escola. “O conhecimento repassado é necessário para que eles possam realmente fazer um atendimento de referência com um olhar diferenciado, sobre a violação de direitos. Eles aprendem a identificar as diferentes formas de violência”, reafirmou.

A coordenadora fez ainda uma revelação triste e alarmante. Segundo ela, por todas as escolas pelas quais o Educar é Prevenir passou, “sem exceção”, foram relatadas situações de violência sexual. “Infelizmente na totalidade das instituições visitadas, tivemos depoimentos sobre violação de direitos dentro da violência sexual. Com o projeto todos aprenderam a se proteger e ficam mais espertos. Informação é poder e proteção”, explicou Socorro.

Além da escola Ayrton Senna, o Educar é Prevenir vai atender no mês de maio as unidades de ensino Major Alcides Rodrigues da Silva, localizada na avenida dos Imigrantes, bairro Asa Branca, e a Escola Estadual Senador Hélio Campos, situada na rua Francisco Anacleto da Silva, 567, bairro Silvio Botelho, ambas na zona Oeste de Boa Vista.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Escola do Legislativo oferta curso sobre Lei 053

Formas de provimento como nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução são uns dos conteúdos que serão abordados durante o curso sobre a Lei Complementar 053/2001, que trata sobre o regime único dos servidores públicos do Estado de Roraima. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 7, das 8h30 às 12h, na Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho, a rua Solón Rodrigues Pessoa, 1313.

Serão três aulas, sendo as duas últimas na sexta-feira, 11, e na segunda-feira, 14. As inscrições podem ser feitas até no dia do início do curso. Para isso o aluno precisa apresentar no ato da inscrição cópia do comprovante de residência e dos documentos de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

“Será um curso rápido, mas que vai abordar toda essa legislação que se refere aos servidores públicos do Estado, pois rege a vida do servidor em todos os aspectos. Não é a primeira vez que acontece esse curso, mas como tivemos uma procura e a demanda vem sendo grande, dentro deste período, novamente o curso será ministrado. A maioria dos concursos públicos do Estado pede essa legislação”, disse a coordenadora da Escola do Legislativo, Cristina Mello.

A legislação 053/2001 deveria ser considerada uma ‘Bíblia’ para os servidores do Estado, sendo indispensável conhecê-la e praticá-la, independentemente de ser do quadro de servidores efetivo ou cargo comissionado, pois todos são regidos por essa lei. Além disso, ela é cobrada em todos os concursos públicos na esfera estadual.

“Por isso a Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Escola do Legislativo vem preparando todos os alunos, não somente os concurseiros de plantão, mas os outros alunos que procuram se preparar melhor nessa área de conhecimento gerais”, complementou.

As aulas serão ministradas pela professora Hayza Melo, que já é tarimbada na matéria. “Essa lei é de grande importância para aqueles que pretendem fazer concursos estaduais e assumir um cargo público, pois regula a relação entre os servidores e a administração pública, assim como os direitos e deveres desses servidores. As minhas aulas abordam toda a lei, mas como o que mais vem sendo cobrada nas provas são as formas de provimento, a responsabilidade civil, penal e administrativa dos servidores, além do processo administrativo disciplinar, conhecido como PAD. Daremos ênfase a esses assuntos”, explicou.

A metodologia utilizada pela professora Hayza inclui resolução de questões inerentes a Lei 053/2001. “Durante a aula serão resolvidos muitos exercícios de diferentes bancas de concurso público, para que o aluno aprenda com o tema que é cobrado nessas provas. Ao se familiarizar com os artigos por meio do exercício, ficará mais fácil, durante uma prova, acertar as questões”, justificou.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul discute educação no Ensino Médio


Atletas do jiu-jítsu em Alto Alegre trocam de faixas e recebem graduação

Aproximadamente 40 atletas da modalidade de Jiu-Jítsu do programa Abrindo Caminhos de Alto Alegre participaram na noite de quinta-feira (3), de um evento de graduação e troca de faixa, no Núcleo da Assembleia Legislativa daquele município.

Com 14 campeonatos, todos com medalhas, sendo quatro pelo Abrindo Caminhos, a atleta Gabriela Brito, 15 anos, passou para faixa amarela. Essa troca, segundo ela, tem um significado importante e representa que daqui pra frente terá que se esforçar mais. “É uma nova fase, são novos treinamentos e a mudança traz mais dificuldades”, complementou.

Matriculada no Abrindo Caminhos há um ano, a garota revelou que o programa trouxe resultados positivos para comunidade. Antes, treinava em uma academia particular, mas com o aumento do valor das mensalidades, foi preciso buscar alternativas para continuar com os treinos.

Cauã de Souza, 10 anos, saiu da faixa branca para a amarela. Dentre as atividades esportivas oferecidas pelo programa, a que mais chamou a atenção do menino foi justamente o Jiu-Jítsu. “Não me dei bem com nenhuma outra”, revelou. Com três medalhas no currículo esportivo, contou que não pretende largar o esporte ‘tão cedo’. Além das técnicas aprendidas no tatame, Cauã destacou outros pontos em que evoluiu. “O respeito e meu comportamento que levo para o dia a dia”, pontuou.

O instrutor da modalidade em Alto Alegre, Leandro Pacheco, informou que a graduação e troca de faixa acontece a cada seis meses, conforme define a CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu). “Muitos vão mudar da branca para amarelo, da amarela para laranja, da laranja para verde e da verde para azul”, disse ao ressaltar que muitos ficaram ansiosos com a mudança. “Vários aqui nunca foram graduados e tem criança graduadas pela primeira vez”, comentou.

A ida do esporte resultou em vários outros fatores positivos para a comunidade. “Aqui a gente treina e isso gera curiosidade nas outras crianças, cada vez mais as crianças estão procurando para treinar o jiu-jítsu que é uma arte suave e isso é bom para disciplina da criança”, frisou Pacheco.

Em abril deste ano, o Jiu-Jítsu do programa Abrindo Caminhos em Alto Alegre conquistou 10 medalhas de ouro no Campeonato Open Roraima de Jiu-Jitsu, na categoria Kids, para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

 

Idosos do Coral do Abrindo Caminhos em Alto Alegre participam de Baile Retrô

Ao som de clássicas como ‘Biquíni de Bolinha Amarelinha’, ‘Banho de Lua’, e ‘Cupido’, sucessos das pistas de dança na década de 1960, os idosos do Coral do programa Abrindo Caminhos em Alto Alegre participaram na noite dessa quinta-feira (3), do I Baile Retrô Anos 60, ocorrido no Núcleo da Assembleia Legislativa naquele município.

Juntamente com as amigas, a dona de casa Luísa Tavares de Oliveira, 63 anos, vestida de branco com bolinhas pretas, dançava empolgada com a festa, com direito a uma discoteca e apresentação de coreografias. “Ensaiamos e foram ensaios ótimos”, contou.

Ela participa do Coral desde o início do projeto em abril de 2017. Para ela, além de soltar a voz, a modalidade contribui para socialização entre os idosos. “Nos ajudou a fazer novas amizades”, disse ela, sorridente. E na pista, Luísa não economizou energia e soltou toda a vontade de dançar.

O mesmo fez a servidora pública Francisca Gomes, de 54 anos. Vestida em uma saia rodada de bolinhas verdes, confeccionada especialmente para a ocasião, ela contou que gosta de participar de atividades como essa. “A gente se sente mais alegre, nos encontramos com os amigos e é muito bom”, falou.

Francisca lembra com muito carinho da época da juventude, em que canções como essas marcaram a vida de muitas pessoas. “Uma lembrança muito boa pra gente. Todos comentaram que essas músicas eram ouvidas muito na juventude”, citou.

E para alegrar ainda mais o evento, houve apresentação das crianças do Coral Kids. Segundo o coordenador do Núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre, Francisco Kléber Alves, esse baile retrô foi uma forma de agradecer aos idosos pela participação e compromisso diário com a instituição. “São aproximadamente 45 idosos que estão no dia a dia com a gente aqui, que fazem o Coral, se apresentam junto com o Abrindo Caminhos”.

Ele destacou ainda o avanço do Poder Legislativo em Alto Alegre. O município foi o primeiro a receber um Núcleo no interior do estado e, com ele, a oferta de cursos de Inglês e Espanhol, além de Informática pela Escola do Legislativo e atividades como Balé, Ginástica Rítmica, Jiu-Jitsu, Coral, Música, Zumba e Futebol pelo programa Abrindo Caminhos. “Nós começamos, há um ano, com aproximadamente 1,8 mil alunos. Hoje nós temos, incluindo os Núcleos nas Comunidades Indígenas do Raimundão e Sucuba, quase três mil pessoas participando”, resumiu o coordenador.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR