Pular para o conteúdo

Projeto que garante isonomia salarial entre homens e mulheres é vetado pelo Executivo

Fotos: SupCom ALERR

O projeto de lei, de autoria do deputado Jalser Renier (SD), presidente da Assembleia Legislativa, que dispõe sobre a exigência de garantia de isonomia salarial entre homens e mulheres nas empresas que contratarem com o Poder Público em Roraima, recebeu veto total do Executivo. A mensagem governamental deu entrada na Assembleia Legislativa de Roraima nessa terça-feira, 22, e terá 30 dias para ser deliberada em plenário.

O superintendente Legislativo da Assembleia, Júnior Vieira, explicou que, o que o deputado Jalser Renier pretendia ao apresentar o projeto de lei é que as empresas que contratarem com o Poder Público de Roraima ‘respeitassem o princípio da isonomia, o da igualdade, que é resguardado pela própria Constituição Federal’. “Ou seja, não é possível contratar apenas homens para desenvolver funções que as mulheres também podem ocupar, pois são extremamente capazes e eficazes no desenvolvimento de suas funções. Historicamente, a mulher sempre exerceu as mesmas atribuições de um homem, mas ganhando bem menos do que eles. O que o projeto de lei quer é acabar com essa prática”, afirmou.

Júnior Vieira comentou ainda que, mesmo a matéria tendo sido vetada pelo Governo do Estado, a palavra final ficará com os membros do Poder Legislativo, que podem concordar ou discordar do veto. “O Governo vetou total, apontando inconstitucionalidade formal no que diz respeito ao procedimento e material no que se refere ao conteúdo”, ressaltou, destacando que a Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa irá de forma técnica e responsável analisar cada um desses pontos. “O veto será deliberado pela Casa e o plenário é soberano na decisão dessas manifestações”, pontuou.

“Se o veto não for deliberado em tempo hábil, num prazo de 30 dias a contar da data que a mensagem governamental deu entrada na Casa, sabemos que esse veto trancará a pauta, não sendo possível avançar em outras matérias que estão constando na Ordem do Dia”, finalizou Júnior Vieira.

Edilson Rodrigues

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas