Oleno Matos propõe avaliações periódicas na estrutura de escolas públicas

Fotos: SupCom ALERR

Sendo aprovado, um projeto de lei de autoria do deputado Oleno Matos (PCdoB), vai obrigar o Governo do Estado a realizar avaliações periódicas na estrutura predial de escolas públicas de Roraima. A proposta, segundo o parlamentar, servirá para evitar que essas instituições cheguem a situações de completo abandono, onde são necessárias reformas e manutenções urgentes e que acabam prejudicando o ano letivo e, por consequência, também os alunos e funcionários que dependem da estrutura.

“Durante o tempo que estive a frente da Casa Civil, pude perceber que as escolas ficaram muito tempo sem consertos e reparações e isso pela falta de fiscalização efetiva. A nossa proposta vai fazer com que o Estado fique obrigado a fazer avaliações periódicas e assim contornar problemas mais graves”, explicou Oleno Matos.

O deputado detalhou ainda que a proposta vai evitar que inúmeras escolas sofram com a falta de manutenção. “Não teremos esse acúmulo de unidades escolares precisando de manutenção ou revisão como estamos vendo atualmente. Para ter uma ideia, o Governo já reparou mais de 150 escolas da rede pública de ensino e ainda tem muitas para serem arrumadas. Com a aprovação desta proposição, a medida que estas instituições de ensino tiverem a necessidade de reparação, elas já serão feitas”, disse.

O projeto de lei já foi lido no expediente da sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Roraima. Agora o próximo passo é encaminhar a proposta para as comissões permanentes da Casa. Ao final da tramitação o texto segue para votação em plenário e se aprovado será enviado para sanção governamental.

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

VI Sabadão Concurseiro acontece neste final de semana na Escola do Legislativo

Fotos: SupCom ALERR

As provas dos concursos públicos em andamento estão se aproximando e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima intensifica as ações, ofertando quatro disciplinas com conteúdos específicos dos editais, durante o VI Sabadão Concurseiro, que acontecerá neste sábado, dia 26. Será na sede da instituição, unidade do Sílvio Botelho, localizada na avenida Solón Rodrigues Pessoa, 1.313. As aulas são gratuitas e os interessados podem se inscrever até no dia do evento.

A primeira aula será de Raciocínio Lógico, com o professor Abel Mangabeira, das 14h30 às 15h30. A segunda disciplina será Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Roraima, com professor Luís Fernando Lima, das 15h30 às 16h30.

Das 16h30 às 17h30 será a disciplina Informática para Concurso, com o professor Josimael Silva de Oliveira. A última aula do sábado, Direito Tributário, será ministrada pelo professor Lausson Magalhães, no horário das 17h30 às 18h30.

Sobre Informática para Concurso, professor Josimael Oliveira disse que o aluno precisa focar em determinados assuntos. “Analisando as principais bancas como Cespe [Centro de Seleção e de Promoção de Eventos], FCC [Fundação Carlos Chagas], Funrio [Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência], FGV [Fundação Getúlio Vargas], entre outras, os conteúdos como planilhas eletrônicas, que são utilizadas nas operações básicas, fórmulas e funções, editor de texto – que também é usado nas operações básicas e combinações de teclas, e a internet, de preferência focando o tema protocolo, são assuntos que o candidato precisa dar prioridade, pois são comuns nas provas de concursos públicos tanto em nível médio quanto superior”, disse, ao salientar que esses assuntos devem receber uma atenção maior, porém, todo o conteúdo do edital deve ser visto.

A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, afirmou não ter dúvida que o evento será um sucesso, assim como foram as demais edições do Sabadão Concurseiro. “Esse é um evento já consagrado com a participação da população, que tem aceitado de forma muito positiva todas as atividades da Escola do Legislativo. E o Sabadão Concurseiro, que tem o foco de avaliar questões de provas que já foram aplicadas em diversos concursos, além de questões elaboradas pelos nossos professores com experiência em concursos público, não foge à regra, pois tem sido um sucesso total”, disse.

Ela reforçou que as áreas contempladas no evento de sábado são voltadas também para o concurso da Assembleia Legislativa, cujas provas serão aplicadas no dia 24 de junho. “Todas essas aulas vão colaborar, servir para os candidatos nos próximos concursos, porque são conteúdos trabalhados de forma dinâmica e exemplificada, e que são recorrentes em vários editais de concurso público, tanto em Roraima quanto em outros estados da Federação. A intenção da Assembleia Legislativa é colaborar e democratizar os espaços informativos, para que a população possa se inserir a melhorar a formação, os conhecimentos e sanar as dificuldades para que tenham bons resultados”, complementou, ao lembrar que as aulas são gratuitas, portanto com acessibilidade para todos.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

ESPANHOL BÁSICO – Apresentações culturais marcam encerramento de curso na Escola do Legislativo

Foto: SupCom ALERR

Cerca de 80 alunos que frequentaram as aulas de Espanhol Básico da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, na zona Oeste de Boa Vista, encerraram o curso na manhã desta quinta-feira (24) com um ciclo com apresentações culturais para mostrar o que aprenderam durante os quatros meses de capacitação.

Em espanhol, a cabeleira Sandra Maria Silva declamou um poema na frente dos colegas de classe e de convidados. Para ela, buscar esta qualificação facilitará a comunicação, principalmente com os imigrantes que estão em Roraima. “Na dificuldade das pessoas que chegam ao nosso País, tive a oportunidade na Escola do Legislativo e aproveitei e estou amando”, afirmou, dizendo que irá se inscrever para o módulo intermediário.

Outros alunos cantaram e arriscaram frases livres. Em seguida, um coral formado por todos os discentes, regidos pela professora Aimara Allen, soltou a voz com três canções internacionais, adaptadas ao espanhol, a exemplo de ‘We Are The World’, de Michael Jackson.

A professora Aimara Allen destacou que durante os quatro meses de curso percebeu o crescente interesse de cada estudante em aprender o idioma. “Eles querem aprender porque eles têm aquela interação com as músicas, com os textos e querem se comunicar”, pontuou. “É um idioma atraente, da moda e todos querem falar espanhol e nós temos muito trabalho por aqui”, frisou.

Aimara disse que a apresentação cultura foi uma iniciativa dos próprios participantes, para externarem tudo o que foi absorvido durante os encontros, duas vezes, por semana na Unidade Silvio Botelho. “Essa turma, especialmente, é muito musical, eles adoram cantar e, com apoio da Escola do Legislativo organizaram tudo isso”, disse.

No curso básico, os participantes conheceram um pouco da gramática, conjunção de verbos e pronúncia. O próximo desafio complementou Aimara, será o aprofundamento na estrutura gramatical do idioma, no nível Intermediário.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), a população ganha com estas chances ofertadas pelo Poder Legislativo. “Estamos em quase todos os municípios para que as pessoas possam ter a oportunidade em aprender novos idiomas, principalmente por estarmos nas fronteiras do Brasil com a Venezuela e com a Guiana”, finalizou.

Em espanhol – Desde a inauguração e a oferta de cursos preparatórios em Espanhol, a Escola do Legislativo, Unidade Silvio Botelho, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, zona Oeste de Boa Vista, já capacitou cerca de 300 pessoas.

Em média, as aulas acontecem duas vezes por semana, no período de quatro meses. De acordo com a coordenadora da Unidade, Maria Cristina de Melo, os interessados buscam melhorias e qualificações com foco no mercado de trabalho. “Essa capacitação na área de Espanhol trará muitas oportunidades para eles. É fazer a diferença para que a formação seja de excelência”, comentou.

A formação continua. Continuam abertas as inscrições para outras turmas em Espanhol Básico e Intermediário na Escola do Legislativo. Para efetuar a matrícula, o interessado deve procurar o prédio com documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, original e cópia. “Alunos de outras instituições que procurarem o curso intermediário, deverão apresentar ainda o certificado do curso básico”, acrescentou a coordenadora. As próximas turmas iniciarão em 29 de maio.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem intervalo para almoço. A idade mínima para ingresso nos cursos é de 16 anos. Mais informações pelos telefones 0800 095 0047 ou 98402 3402.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Jorge Everton pede apoio para aprovar convocação do secretário de Saúde

Foto: SupCom ALERR

Depois de visitar o Hospital Geral de Roraima (HGR), no domingo passado, e de constatar um quadro agravante que vai da falta de higiene a medicamentos básicos, o deputado Jorge Everton (MDB) usou a tribuna na sessão Legislativa desta quinta-feira, 24, para tornar pública a mensagem de um acompanhante de paciente, que denunciou a falta de contraste para a realização do exame de cateterismo do pai, um idoso de 73 anos, diabético, que teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral), e está há mais de um mês internado naquela unidade de saúde à espera do procedimento. Ele reforçou o pedido de apoio aos colegas para votar o requerimento de convocação do secretário de Saúde, Ricardo de Queiroz.

“Isso é inaceitável. Esse senhor de idade está correndo risco ainda maior pelo fato da situação do HGR, que é de conhecimento público, pois durante a inspeção feita junto com a promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, vimos uma realidade onde os pacientes têm a vida colocada em risco, de pegar uma infecção e agravar o quadro, que inicialmente é algo simples de resolver”, relatou Jorge Everton.

“Nossa população está desassistida por falta de organização da Secretaria de Saúde. Precisamos aprovar o requerimento para que o atual secretário da pasta venha a essa Casa prestar esclarecimentos, dizer o que será feito para resolver o problema. Após a visita de domingo, já foi providenciada a limpeza dos ares condicionados. O secretário já cobrou a limpeza do hospital, mas precisamos de mais. Fui informado que a Sesau vai funcionar só um expediente. Se com dois expedientes não está conseguindo resolver os problemas da saúde, imagina com um expediente”, criticou.

O tema também recebeu duras críticas dos demais parlamentares, os quais asseguraram que o Estado enfrenta essas dificuldades por falta de governança. “Há mais de dez anos a saúde de Roraima clama por melhoras, por um gestor de responsabilidade. A população sente saudade do velho Ottomar Pinto (ex-governador de Roraima), que sempre cuidou da saúde e não deixava que as aves de rapina sugassem a vida das pessoas. O Estado precisa de mudanças, não de promessas, mas de plano de governo”, afirmou.

O deputado Valdenir Ferreira (PV) também não poupou críticas. “Hoje o desabastecimento da Secretaria de Saúde é extremamente grande. Tenho certeza que o que falta, de fato, dentro da Secretaria de Saúde são pessoas comprometidas com o nosso Estado. Lá existem diversos setores que trabalham coligados, e tenho certeza, absoluta, que tem pessoas escolhidas por nível político, e não pelo caráter. Na Saúde temos que escolher pela capacidade de gestão, porque essa é uma pasta muito complexa. Temos que cobrar do secretário que coloque nos departamentos pessoas comprometidas com quase 600 mil habitantes do Estado”, reforçou, ao salientar que é preciso juntar forças para aliviar as dificuldades da saúde.

O deputado Diego Coelho foi contundente nas críticas. “Recentemente foi inaugurado o Hospital das Clínicas, mas hoje ele funciona como ‘Hotel das Clínicas’ porque recebe apenas os pacientes estabilizados, mas todo procedimento que tem que ser feito, a equipe técnica, que é muito grande, coloca o paciente em uma ambulância e leva para o HGR. Para que se montou se não pode fazer os procedimentos dentro do Hospital das clínicas”, questionou.

Coelho denunciou que uma jovem morreu nesta quarta-feira, 23, no HGR, vítima desse sistema. Ele acusa a governadora pela má gestão. “A governadora é culpada! Acompanhei da internação ao falecimento dessa jovem, por negligência, por falta de compromisso, de material. Até a declaração de óbito foi forjada dentro do hospital, para encobrir certos médicos, para que não venham ser prejudicados lá na frente. Fica aqui meu repúdio, a esse governo que não tem compromisso com a saúde pública”, denunciou, ao dizer que o atual governo “é referência na inauguração de pontes de madeira e na maquiagem de escolas”.

Combustível – Diante dos costumeiros aumentos de combustíveis, o deputado Jorge Everton disse que vai propor uma indicação ao Executivo estadual para a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis, assim o como reduziu esse imposto para o combustível usado nas aeronaves, evitando dessa forma, que as empresas aéreas retirassem parte dos voos para o Estado de Roraima.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Alunos da Escola Adventista de Boa Vista visitam Assembleia Legislativa

Fotos: SupCom ALERR

A aula hoje foi diferente para quase 40 alunos da Escola Adventista de Boa Vista, que saíram do ambiente escolar para aprender na prática como funciona o Poder Legislativo. Na manhã desta quinta-feira, 24, essa turma ocupou as galerias do Plenário Noêmia Bastos Amazonas na Assembleia Legislativa de Roraima e participou da palestra ‘A Constituição e a Construção dos Poderes’. Os estudantes foram recebidos pelo diretor de Acompanhamento e Controle do Processo Legislativo, Daniel José dos Anjos.

Ele explicou que na palestra eles aprenderam principalmente sobre as atribuições do Poder Legislativo e qual a importância dele para a democracia. “De forma simples, eles tomaram conhecimento sobre como os poderes [Legislativo, Judiciário e Executivo] são constituídos. Quanto mais cedo eles aprenderem sobre o que é democracia, mas fácil será para eles participarem do processo”, disse o palestrante.

Todo esse conhecimento adquirido durante esta manhã será transformado em questões que serão cobradas em um simulado que será aplicado na Escola. Quem explica como se deu a ideia de transformar o conteúdo teórico em aula prática, foi a professora dessa turma, Taíse Nunes. “Pelos conteúdos trabalhados em sala, o nosso objetivo é aproximar esses alunos da realidade dos Poderes, para que eles entendam o funcionamento. É também é uma lição de cidadania, pois muitas decisões tomadas aqui influenciam na nossa vida. Essa conexão e dinâmica são fundamentais para que eles possam fazer a conexão com o que está sendo estudado na sala de aula”, afirmou a professora.

A estudante Camile Cristine, 13, do 8º ano da Escola Adventista de Boa Vista, considerou produtiva a palestra. “Aprendi muito sobre a função da Assembleia Legislativa, como ela nos ajuda e também nas decisões que são benéficas para o estado de Roraima”, afirmou.

Marcelly de Aquino, 13, é da mesma turma de Camile e para ela as decisões tomadas no Poder Legislativo influenciam diretamente no nosso dia a dia. “São discutidas e tomadas decisões que transformam nossas vidas, respeitando a democracia do nosso País”, comentou.

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR