A proposta reforça a importância do aleitamento materno, principalmente nos seis primeiros meses de vida do bebê
Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR
Salas de amamentação já são realidade na iniciativa privada, como é o caso do Roraima Garden Shopping
Uma lei promulgada pela Assembleia Legislativa autoriza a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos do Estado. De autoria da deputada Aurelina Medeiros (Pode), a proposta é criar um ambiente propício para o aleitamento materno, beneficiando tanto as mulheres que precisam amamentar durante o expediente, quanto o público externo.
Conforme a parlamentar, a primeira fase da vida merece todo o cuidado necessário. “A amamentação é recomendada pelos médicos, principalmente nos primeiros meses, pois gera uma série de benefícios para mães e bebês. É comum vermos mulheres nas filas dentro das instituições procurando se esconder em algum lugar para amamentar os filhos”, disse a parlamentar.
Mãe da pequena Liz, de sete meses, a influenciadora digital Sonja Chacon relata já ter presenciado olhares de reprovação ao amamentar a filha em público. “Há pessoas que pedem para que a gente se cubra, mas quem é mãe sabe a dificuldade de encontrar roupa apropriada para a amamentação. Isso não deveria ser algo constrangedor, mas a necessidade acaba gerando a necessidade de um ambiente que nos deixe mais à vontade para alimentar nossos filhos”.
O projeto já está em vigor. Os órgãos devem instalar as salas com equipamentos necessários, com assistência adequada, inclusive para extração e armazenamento de leite materno durante o horário de expediente.
Para Aurelina Medeiros, a lei não gera despesas. “Não precisa de muita coisa. Um espaço higienizado, reservado, com uma cadeira é o suficiente para este momento tão especial para as mães”.
SupCom ALE-RR