Para Jorge Everton, Estado precisa fortalecer o agronegócio local

Em seu segundo mandato, parlamentar afirma que focará na geração de emprego e renda

Foto: SupCom ALE-RR

Reeleito para o segundo mandato, o deputado Jorge Everton (MDB) afirma que continuará os trabalhos no Poder Legislativo para fortalecer políticas em prol da geração de emprego e renda e melhorias na Educação e Saúde pública.

Durante o primeiro mandato, foi autor do requerimento que deu origem à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Prisional, que investigou irregularidades em contratos feitos pelo Governo do Estado e evidenciou problemas nas unidades prisionais da Capital e do Interior.

“Atuei de forma combatível, defendendo o interesse da população, denunciando as irregularidades que ocorreram no Sistema Prisional, na Educação e na Saúde, e busquei, todos os dias, fazer algo que melhorasse a vida da população.”

Em relação ao crescimento do Estado, Jorge Everton afirma que o agronegócio necessita de mais investimento. Como meta de trabalho, ela afirma que pretende, nos próximos quatro anos, atuar na melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), na geração de emprego e melhoria da qualidade da Educação e Segurança.

Jorge Everton Barreto é casado, nascido em Aracaju (SE), delegado de Polícia Civil em Roraima e recebeu 5.033 votos no pleito de 2018. De 2015 a 2018, compôs as Comissões permanentes de: Administração, Serviços Públicos e Previdência; presidiu a de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário; de Defesa do Consumidor e do Contribuinte; foi membro das Relações Fronteiriças, Mercosul, de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; e de Constituição, Justiça e Redação Final.

YASMIN GUEDES

Legislativo se compromete a ajustar Orçamento para garantir continuidade do concurso da PM

Conforme anúncio do presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, o Poder Legislativo vai diminuir despesas para contribuir com recursos para o certame

Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR

Em entrevista coletiva convocada pelo Governo do Estado para falar sobre a situação de concursos antes cancelados, o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), afirmou que a Casa se compromete a repactuar o Orçamento 2019, incluindo a revisão de repasses do duodécimo, para garantir que o Governo do Estado tenha condições de manter o concurso da Polícia Militar e regularizar parte dos repasses atrasados junto às empresas terceirizadas.

Segundo Jalser Renier, com apoio dos demais deputados, o Poder Legislativo votará, ainda em fevereiro, a peça orçamentária com estes ajustes. “A Assembleia Legislativa vai ajudar o Governo a fazer com que esse sonho se torne uma realidade. Com apoio dos meus colegas deputados, estamos providenciando o levantamento do impacto, com a diminuição de despesas do Poder Legislativo, para que a gente possa aferir valores para equacionar o concurso da Polícia Militar”.

Jalser deixou claro que o problema não é culpa nem do atual governo, nem da Assembleia Legislativa, mas que, no entanto, as instituições resolveram realizar uma força-tarefa institucional pelo desenvolvimento do Estado. “Não vai faltar recurso para que possamos, em peça orçamentária, garantir que o governo possa resolver um impasse que não foi da gestão que está aqui. A Assembleia herda um problema que não é dela, mas temos que dar as mãos, pois aquele que estuda tem direito à sua dignidade e um espaço no mercado de trabalho”.

O governador do Estado, Antonio Denarium (PSL), agradeceu ao chefe do Poder Legislativo pelo apoio.  “Agradeço ao deputado Jalser Renier que se solidarizou, e com empenho dos outros deputados, apoiou nossa iniciativa para que possamos ter dinheiro para pagar essa conta”.

Terceirizadas

Jalser Renier afirmou que a Casa está trabalhando ainda para garantir no Orçamento o repasse de parte do pagamento devido pelo Governo do Estado às empresas terceirizadas, com a destinação de emendas parlamentares exclusivas para essa finalidade. Do valor restante, as prioridades serão os investimentos em Saúde e Educação.

YANA LIMA

CHAME – Professores da comunidade Canauani recebem orientações sobre violência doméstica

Solicitação partiu da escola, devido ao crescimento da violência doméstica na região

Foto: Divulgação/Chame

Nesta quinta-feira (7), o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Assembleia Legislativa, realizou palestras sobre violência doméstica direcionada a professores da comunidade indígena do Canauani, no município do Cantá, a 36 quilômetros da Capital.

O encontro ocorreu na escola Municipal Indígena Professora Leomar Cruz Cadete. A equipe multidisciplinar do Chame, composta por advogada, psicóloga e assistente social, levou informações sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), os tipos de violência, relacionamento abusivo, o ciclo da violência e as consequências para as crianças.

Segundo a coordenadora do Chame, Elizabete Brito, a solicitação partiu da própria escola devido ao crescimento da violência doméstica na região. “A palestra foi produtiva, pois muitos participaram e tiraram dúvidas”, disse, ao citar que a equipe ouviu relatos como o de uma mulher que após quase 20 anos de relacionamento, sofreu tentativa de homicídio por parte do ex-companheiro.

Os homens tiveram participação ativa durante a palestra. De acordo com Elizabete, entre as principais dúvidas do público masculino, estava a abrangência da Lei Maria da Penha, e em quais situações os homens podem ser aparados em caso de violência doméstica cometida pela mulher. “Todas as perguntas foram respondidas pela advogada”, esclareceu.

Na busca por esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre violência doméstica e familiar, o Chame está à disposição para ministrar palestras como esta. Os interessados devem oficializar o pedido na sede do centro, localizada na rua Coronel Pinto, nº 524, no Centro. Outras informações pelo 98801-0522.

YASMIN GUEDES