Pular para o conteúdo

Alunos de informática do programa Abrindo Caminhos fazem pesquisa sobre jogos violentos

Estudantes avaliarão os impactos da utilização de games inadequados para crianças e adolescentes

 

Alunos do curso de Informática do programa Abrindo Caminhos estão elaborando uma pesquisa para avaliar a influência de jogos violentos para o público infantojuvenil. A intenção é alertar crianças e adolescentes sobre os riscos de não se respeitar a faixa etária indicativa destes jogos.

O projeto está na primeira etapa, que consiste em coletar dados junto aos alunos do programa Abrindo Caminhos, além de pais e servidores. Nesta semana já foram entrevistadas 45 pessoas. Na segunda etapa, os alunos entrevistarão seus membros da família e amigos da escola.

A ideia da pesquisa surgiu após o professor Eubert Botelho notar que alunos estavam acessando jogos violentos, não indicados para a idade deles. O professor adiantou que os jogos podem influenciar positivamente ou negativamente, e que por isso, é importante a atenção para a classificação, para garantir que este público não tenha acesso a conteúdo inadequado para sua idade.

A pesquisa foi produzida utilizando o programa Excel, pela turma avançada. Além de ser uma forma de sensibilizar os alunos, eles colocam em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. “Aqui a gente vê muita teoria, só que muita teoria às vezes não ajuda a desenvolver a criança, A gente pegou a teoria e foi pro campo prático, usando a informática que a gente apreendeu, no dia a dia”, disse o professor.

A maior parte dos jovens acessa jogos que envolvem lutas, guerras, acidentes e outras formas de violência, mas o adolescente Rychardson Araújo, de 13 anos, é uma exceção. Ele cursa Informática no Abrindo Caminhos desde o nível básico e já está no avançado. Durante a pesquisa, ele percebeu que muitos jovens deixam de estudar para ficar no video game. “Eu gosto das aulas de informática, e o que aprendo aqui, pratico em casa, e até ajudo os meus pais”, disse.

Antes da pesquisa, Maria Isabela Lobato, de 11 anos, teve seu primeiro contato com o curso de Informática no Abrindo Caminhos.  Ela tinha o hábito de baixar jogos no celular sem olhar a classificação e hoje, afirma que presta mais atenção nisso. “Percebi que os jogos influenciam sim em nosso comportamento”, disse.

Pais devem ficar atentos ao que os filhos acessam, afirma psicóloga

A psicológa do programa Abrindo Caminhos, Lauany Leal, alerta que uma criança com menos de 10 anos, exposta a jogos violentos contraindicados para a faixa etária, pode ser estimulada a ter um comportamento agressivo.

Ela orienta que os pais devem ficar atentos ao que os filhos acessam, principalmente no que diz respeito à classificação, tempo de exposição e conteúdo do aplicativo. A atenção deve ser redobrada nos jogos com bate-papo, pois são lugares suscetíveis a “predadores on-line”, ou seja, jogadores mais velhos que usam videogames para atrair e envolver vítimas mais jovens.

Quem tiver interesse sobre as atividades ofertadas pelo programa Abrindo Caminhos pode procurar a sede da ação, localizada na avenida São Sebastião, nº 883, bairro Cambará. Informações pelo 98402 5014.

Texto: Vanessa Brito

Foto: SupCom ALE-RR

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas