Projeto que torna obrigatória a presença de profissionais de Odontologia em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e demais unidades hospitalares de internações prolongadas do Estado, foi aprovado por 17 votos favoráveis nessa quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Roraima. O deputado Neto Loureiro (PMB), autor da proposição, explicou que outros estados da federação já adotaram essa medida.
A presença dos cirurgiões dentistas no local assegura a higiene bucal e evita complicações no quadro de saúde como ressaltou o parlamentar. “Tem muitos pacientes acamados e em coma há muito tempo em leitos de UTI’s e acabam não tendo tratamento referente à saúde bucal. Foi comprovado por estudos que as infecções bucais levam a infecções generalizadas que afetam o estado de saúde do paciente.”
Na justificativa, o deputado salientou que é raro encontrar profissionais desta área integrando a equipe multiprofissional que atua nas unidades de terapia intensiva. “Os pacientes devem receber cuidados especiais constantes, não só para tratar o problema que o levou a internação”.
Após a aprovação em plenário, o texto segue para a análise do Poder Executivo, que pode sancionar ou vetar o projeto.
Texto: Bárbara Araújo
Foto: Alex Paiva
SupCom ALE-RR