Pular para o conteúdo

Nova estrutura do programa Abrindo Caminhos é entregue à população

A partir da próxima segunda-feira (9), crianças e adolescentes do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, terão um espaço mais amplo e aconchegante para aprender esporte, artes, música e cidadania. A nova sede foi inaugurada na noite desta quarta-feira (4) na presença de pais de alunos, autoridades e do ator e artista circense Marcos Frota, convidado especial para o momento.

Sala de música da estrutura inaugurada

A estrutura foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD). “Fizemos tudo isso com muito carinho, dedicação, o maior projeto social de Roraima, para atender a quase 5 mil crianças e adolescentes beneficiados com este projeto”, destacou o presidente do Poder Legislativo, Jalser Renier.

O parlamentar foi acompanhado pelos deputados Yonny Pedroso (SD), Betânia Almeida (PV), Coronel Chagas (PRTB), Lenir Rodrigues (Cidadania), Odilon Filho (Patri), Neto Loureiro (PMB), Renato Silva (Republicanos), Marcelo Cabral (MDB), Nilton SindPol (Patri), Tayla Peres (PRTB), Renan Filho (Republicanos), além de vereadores e representantes de instituições públicas.

O presidente anunciou ainda a efetivação do Espaço Azul, um ambiente desenvolvido para atender crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista, em parceria com a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social).

Personagens de desenhos infantis e apresentações culturais feitas pelos próprios alunos do programa Abrindo Caminhos marcaram a inauguração. O novo prédio do programa Abrindo Caminhos atenderá crianças e adolescentes, com idade entre 5 a 17 anos, com aulas gratuitas pela manhã e tarde nas modalidades de informática, balé, coral, teatro, jiu-jítsu, karatê, violão, ginástica rítmica e jazz.

Quem gostou da mudança foi a autônoma Eudenilde Moraes, mãe da pequena Maria Clara Moraes, aluna do balé desde o início do programa, em 2016. “O balé sempre foi um sonho, pois sabemos que as aulas são muito caras”. Contente, Maria Clara aguarda para começar a frequentar o novo ambiente e fazer novos amigos. “É bem pertinho da minha casa, um espaço muito maior confortável”.

Esta será a primeira experiência no programa para Karlevia Souza de Menezes e para os filhos Marcos Vinícius e Agda Vitória, 9 e 7, respectivamente. Ele fará karatê e a menina, violão. “Felicidade muito grande em ver que eles vão praticar um esporte e aprender a tocar violão”. Moradora do bairro Alvorada, ela garante que fará todo esforço para manter os dois assíduos nas aulas. “Minha mãe vai me ajudar, não podemos perder está oportunidade”, disse Karlevia, com sorriso largo e ansiosa para o início das aulas.

Estrutura

Nova estrutura possui ambiente para atender crianças com Transtorno Espectro Autista

O prédio tem 1.363,15 metros quadrados, e está localizado na avenida Ataíde Teive, nº 3510, no bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista. São 22 salas distribuídas em administração, três dedicadas a dança, como o balé e o jazz, equipadas com barras de apoio e espelhos. Uma sala de informática com divisões individuais. Outra para as artes marciais, como o jiu-jítsu e karatê. Há ainda a sala de música, uma para o coral e teatro. Seis banheiros e uma para serviços gerais.

A estrutura abriga ainda o Espaço Azul, com dois consultórios, brinquedoteca, sala de musicalização e arteterapia e cantinho do relaxamento.

Marcos Frota anuncia parcerias com o Poder Legislativo

Convidado especial para esta solenidade, o ator, trapezista e empresário cultural Marcos Frota participou da inauguração do prédio do Abrindo Caminhos, conversou com a população e assistiu as apresentações culturais.

Ator e artista circense Marcos Frota e o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD)

Em abril, ele pretende trazer a Boa Vista o Circo Mirage e, assim, integrar os projetos sociais, incluindo o Abrindo Caminhos, na participação. Marcos Frota ressaltou que neste primeiro momento a parceria com o programa é afetiva.

“Fiquei admirado com o entusiasmo dele [Jalser Renier] e eu acho que um projeto como esse faz a diferença, eu quero ser porta-voz para todo o Brasil”, disse.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: H. Emiliano

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas