VALORIZAÇÃO
Projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa cria Dia do Profissional de Gastronomia

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, com 14 votos, o Projeto de Lei (PL) 184/2021, de autoria do deputado Jorge Everton (sem partido), que institui o Dia do Profissional de Gastronomia, a ser inserido no calendário oficial de eventos do Estado para ser comemorado anualmente em 11 de agosto.

Conforme a propositura, estão inclusos os cozinheiros e auxiliares, chefes de cozinha e de confeitaria, bem como os churrasqueiros, pizzaiolos, sushiman, padeiros, salgadeiros, saladeiros, lancheiros, doceiras, boleiras, quituteiras e supervisor de banquetes.

Entram ainda na lista os sommeliers (profissional responsável pelo serviço de bebida), enólogo, bartender, mestre-cervejeiro, chefes de bar, além de comercializadores de alimentos em trailers, vans, carrinhos e veículos similares.

O deputado justificou a proposta mostrando que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de um terço da população faz refeições fora de casa, pelo menos uma vez ao dia.

“Na cidade de Boa Vista, são mais de 350 profissionais, sendo em Roraima 12 mil trabalhadores. Então, há a necessidade de se reconhecer os profissionais da gastronomia que são de uma importância ímpar no nosso Estado, dedicando a eles o seu dia para reflexão e luta pela classe”, argumentou o parlamentar na justificativa do projeto.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Souza/ Nonato Sousa