DEMANDAS E SOLUÇÕES
Representantes da Agência Nacional de Telecomunicações visitam Procon Assembleia

Representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) visitaram na tarde desta terça-feira (29) a sede do Procon Assembleia com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as instituições e estreitar as relações visando à satisfação dos consumidores.

Entre os assuntos tratados, o constante rompimento de cabo de fibra ótica, ligações indesejadas de telemarketing, cobrança indevida, propaganda enganosa e internet 5G. Atualmente, as reclamações relacionadas à telefonia correspondem a aproximadamente 13% dos atendimentos do órgão de defesa do consumidor.

A diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, disse que o encontro possibilita buscar mecanismos que proporcionem uma melhor prestação de serviço.

“Nessa visita institucional, eles vieram conhecer as principais demandas com o intuito de encontrar soluções. Isso é importante não só para o gerenciamento de novas ações, mas também a oferta de cursos que melhorem esses serviços a fim de que o consumidor tenha uma visão melhor de como eles são prestados e porque o são de tal maneira”, afirmou.

O gerente regional da Anatel, Ricardo Itonaga, explicou que depois de um longo período de pandemia é hora de retomar essa aproximação com os órgãos de defesa do consumidor.

“Viemos conhecer as maiores demandas e oferecer treinamento sobre o regulamento geral do consumidor do serviço de telecomunicações”, destacou. Sobre ligações indesejadas, ele informou que a Anatel estabeleceu que todas as ações de telemarketing devem ter o prefixo 0303 como identificação, o que possibilita ao consumidor bloquear o número. Já o 0304, está relacionado às chamadas para cobranças.

Itonaga assegurou que, com relação à qualidade do serviço, a Anatel acompanha sistematicamente e as dificuldades operacionais das empresas que prestam serviço estão relacionadas às distâncias e infraestrutura. De acordo com ele, a previsão é que futuramente Roraima seja atendido por mais dois cabos de fibra ótica, sendo um aéreo e outro fluvial.

“Hoje, infelizmente, só tem um cabo de fibra ótica que interliga Boa Vista a Manaus. Mas está prevista no Programa Norte Conectado, que utiliza recursos oriundos do edital 5G, a implantação de uma rede que vai interligar o município de Novo Airão, no Amazonas, a Caracaraí até Boa Vista. Os cabos vão passar por dentro do Rio Branco. Além disso, existe outra rede de fibra ótica que chegará via Linhão de Tucuruí, mas essa vai demorar um pouco mais. Com isso, conseguiremos ter um anel ótico, e os problemas de rompimento com o cabo da Oi, que passa pela BR-174, poderão ser minimizados”, detalhou.

O gerente regional da Anatel esclareceu ainda que o rompimento do cabo terrestre ocorre devido à falta de “sensibilidade” daqueles que realizam trabalhos na rodovia. “O que infelizmente acaba acontecendo é que, algumas vezes, há uma escavação feita na área onde passa o cabo, sem a devida comunicação ao Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura] e à prestadora, que deveria acompanhar o trabalho. Escavam, o rompimento acontece e somente neste momento é que a empresa fica sabendo”, afirmou.

O gerente da Unidade Operacional da Anatel em Roraima, Augusto César de Queiroz, disse que após essa retomada de contato a expectativa é que a parceria entre órgãos seja fortalecida.

“Já éramos parceiros do Procon Assembleia bem antes da pandemia, quando participamos de ações itinerantes nos bairros e municípios, explicando os direitos do consumidor com relação aos serviços de telecomunicações. O que pretendemos agora é reavivar esse relacionamento e orientar os atendentes sobre as novas regulamentações.”

O Procon Assembleia está localizado na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, e o atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As equipes também atendem pelo WhatsApp (98401-9465) e no endereço al.rr.leg.br/procon.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade