Pular para o conteúdo

PRAZOS E PARALISAÇÕES
Comissões de Saúde e de Obras vistoriam processo de ampliação e reforma de maternidade

Deputados membros das Comissões Permanentes de Saúde e Saneamento e de Viação, Transportes e Obras, da Assembleia Legislativa de Roraima, percorreram corredores e as instalações do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Francisco, nesta sexta-feira (24).

 

Eles foram recepcionados pelo vice-governador e secretário estadual de Obras e Infraestrutura, Edilson Damião, acompanhado de técnicos responsáveis pela reforma. Aos parlamentares, apresentaram a planta da obra, as mudanças e reformulações estruturais da maternidade. 

 

Em seguida, foram levados até a parte onde funcionará a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, cuja obra está 80% concluída. Enquanto percorriam as estruturas, os deputados aproveitaram para sanar dúvidas sobre o uso de recursos de emendas federais destinados por parlamentares federais, prazos e paralisações das obras em parte da unidade.  

Depois, seguiram para o bloco das azaleias, que está concluído e hoje abriga provisoriamente o Centro de Atendimento e Referência do Trabalhador. A estrutura foi toda revitalizada, com adaptação de piso antiderrapante e barras de apoio em toda a extensão dos corredores para auxiliar grávidas com alguma dificuldade de locomoção. 

 

Além disso, os parlamentares seguiram para a área do Centro Cirúrgico. A estrutura está com a obra paralisada devido a problemas nos projetos, mas segundo as informações repassadas aos deputados, em até 60 dias haverá a contratação de uma nova empresa para seguimento dos serviços. 

 

A visita faz parte do cronograma discutido e aprovado na Comissão de Saúde da ALE-RR. Para o presidente da comissão, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), é necessário conhecer de perto a situação da obra.  

“Verificamos que precisa ser resolvida o mais rapidamente possível. O prazo para entrega já se exauriu e, conforme o secretário de Obras e Infraestrutura, que é vice-governador, daqui a um ano a população terá à disposição atendimento básico aqui na maternidade”, explicou Cirurgião. “Em três anos, a maternidade estará pronta. “Precisamos cobrar celeridade do Poder Executivo”, acrescentou.  

 

Pela complexidade, parte da estrutura será entregue em até um ano. Com as ampliações e readequações, a outra, em até três anos. “A UTI Neonatal já está em andamento, quase pronta. O Centro Cirúrgico realmente vai demorar um pouco e a maternidade não pode funcionar parcialmente, ela tem que estar 100%”, constatou o deputado e presidente da Comissão de Viação, Transporte e Obras, Renato Silva (Pros). O parlamentar garantiu que está será uma pauta constante da comissão. “Vamos acompanhar os atendimentos nas tendas, na maternidade provisória”, destacou.  

Além dos presidentes das comissões, estiveram presentes os deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Neto Loureiro (PMB), Jorge Everton (União), Catarina Guerra (União) e Angela Águida Portella (PP).  

Preocupada com prazos, Angela Águida vai reforçar junto ao Poder Executivo a entrega, mas garante que logo as futuras mães terão um ambiente novo e seguro. “Temos de fazer justiça, pois o trabalho é de qualidade. É uma obra complexa, mas quando for entregue à população, será bem-feito de forma a atender 100%”, disse.  

 

 

 

 

Há proposta para construção de uma maternidade na zona Oeste de Boa Vista. Segundo Edilson Damião, esta unidade terá mais 30 leitos, além dos 300 previstos na maternidade do bairro São Francisco. “Em seis meses, no máximo, a gente já entrega o projeto para o Ministério da Saúde para tentar aprovar e licitar a obra ainda este ano”, adiantou. Ele reforçou que todos os prazos foram esclarecidos aos deputados.  

Texto: Yasmin Guedes 

Foto: Marley Lima  

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas