Os parlamentares aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Projeto de Lei (PL) nº 386/2022, apresentado pela deputada Catarina Guerra (União), que propõe a criação em Roraima da política estadual de prevenção, detecção precoce e início de tratamento do câncer de mama. A matéria recebeu 21 votos favoráveis, nenhum contrário, e seguirá para apreciação do Poder Executivo.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se o registro de 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil por ano. Em Roraima, em 2022, foram 60 registros. Caso sancionada, a lei fortalecerá as ações existentes com a promoção de medidas de prevenção e de conscientização da população e isso englobará informações sobre fatores de riso para desenvolvimento da doença, tratamento adequado e mudança nos hábitos de vida, e assim detectar possíveis casos de forma precoce.
A autora da matéria, deputada Catarina Guerra, sensibilizou os colegas de Parlamento pela importância e necessidade para Roraima ter essa política em prol de resultados positivos nos tratamentos de câncer.
“Quanto mais cedo perceber, detectar a doença, a possibilidade de êxito é maior”. Ainda de acordo com ela, isso ocorrerá com avanço e ampliação das informações.
Para execução, o Poder Público poderá firmar convênio com instituições públicas e privadas para ampliação de campanhas, palestras, capacitações de profissionais da Saúde e elaboração de material gráfico com informações sobre prevenção, detecção precoce e caminhos para o início do tratamento do câncer de mama.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Alfredo Maia / Jader Souza
SupCom ALERR