CARTEIRA DO AUTISTA
Teamarr realiza primeira ação de emissão de documento específico para pessoas com TEA

primeira ação de emissão da Carteira de Identificação do autista, foi neste sábado (27), no Teamarr – Marley Lima/SupCom ALE-RR

O Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR) do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em parceria com o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou neste sábado (27), a primeira ação de emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIPTEA).

Conforme a deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário do parlamento, a legislação assegura ao autista direito ao atendimento prioritário em determinadas situações, entretanto, como o autismo não demonstra características sindrômicas, há questionamentos.

ação irá continuar ao longo do ano, informou a deputada Angela Águida Portella, idealizadora do Teamarr – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“O cordão de girassol e a carteirinha são símbolos e uma mensagem para as pessoas entenderem o motivo das prioridades e, também, de exercitar a compreensão, de saber que aquela pessoa precisa de atendimento inclusivo, diferenciado. Então, ambos servem para comunicar que aquela pessoa é autista e que ela tem necessidades próprias”, ressaltou Portella.

Ainda de acordo com a idealizadora do Teamarr, a ação é uma continuidade do cronograma estabelecido durante o mês de abril, mas irá continuar ao longo do ano, ofertando tanto a emissão do registro de identidade do autista quanto a carteirinha de identificação.

“É uma parceria com a Setrabes e a Casa do Cidadão, e nós permaneceremos com ela durante o ano. Então, quem não teve a oportunidade de tirar agora, divulgaremos em breve nas redes sociais as próximas datas”, informou.

‘Essa ação faz com que a gente acredite que a cada dia vai melhorar e que estamos sendo apoiados’, disse a professora Simone Refkalefsky – Marley Lima/SupCom ALE-RR

A professora Simone Refkalefsky é mãe do Eduardo, de 12 anos, que há cerca de 2 meses foi diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Porém, a investigação durou mais de 4 anos. Para ela, esse tipo de atendimento prestado é de grande importância, pois ajuda a sensibilizar e conscientizar a população a apoiar as mães solos e famílias de crianças autistas.

“A investigação do meu filho tem quase cinco anos. Começou com ele sendo diagnosticado com TDAH [Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade], e, hoje, sabemos que ele é autista. Nós passamos por muitas situações difíceis e os relatos de outras mães são os mesmos. O que falta é informação para psicólogos, e até para médicos. As escolas também não sabem como identificar, como tratar, não sabem o que fazer com o aluno autista ou com TDAH. Então, essa ação faz com que a gente acredite que vai, sim, melhorar a cada dia e que estamos sendo apoiados”, salientou.

Teamarr está localizado na avenida Santos Dumont, 1193, bairro São Francisco – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

Os atendimentos no Teamarr são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, 1193, bairro São Francisco.

CIPTEA

O órgão responsável pela emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIPTEA) é o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, que fica localizado na Avenida São Sebastião, 1195, bairro Santa Tereza. Para solicitar a emissão o interessado pode emitir a ficha cadastral disponível no link: https://setrabes.rr.gov.br/carteira-do-autista/, imprimir, preencher e levá-la até o local com a documentação necessária ou realizar o cadastro pessoalmente. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

‘Essa parceria vai facilitar a vida dos pais que já trazem suas crianças ao Teamarr para atendimento’, informou Sulamita Bento, diretora do Centro da Pessoa com Deficiência – Marley Lima/SupCom ALE-RR

De acordo com a diretora do órgão, Sulamita Bento, a parceria com o tema vai possibilitar um aumento do número de emissão, além da facilidade ao acesso do documento específico.

“Vai facilitar a vida dos pais que já trazem suas crianças aqui para atendimento, orientações e informações. Muitos ainda não sabem dessa emissão, como funciona e para quê serve. Essa carteirinha é emitida para ele ser identificado no serviço público, no particular, em uma fila de aeroporto, de supermercado, por exemplo. Então, é necessária essa mobilização que o Teamarr está fazendo, através dessa parceria com o Setrabes. Lembrando que o centro, além desse público, também trabalha com pessoas que têm outras deficiências”, explicou.

O atendimento é realizado presencialmente, pois a criança ou adulto precisa tirar foto e a digital. O prazo de entrega das carteiras é de 15 a 20 dias, e deve ser retirada no local em que foi feita.

Saiba o que é preciso para solicitar a CIPTEA:

• ficha de cadastro com os dados preenchidos;
  • relatório médico com indicação da CID;
  • documento de identificação que tenha nome completo, filiação, local e data de nascimento;
    ● RG e CPF;
  • comprovante de residência;
  • o responsável legal deve levar documento de identificação, endereço residencial, e informar número de telefone e e-mail.;
  • caso o solicitante seja migrante com visto temporário ou autorização de residência, residente fronteiriço ou solicitante de refúgio, deverá ser apresentada a Cédula de Identidade de Estrangeiro, a Carteira de Registro Nacional Migratório ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima⁩