Representantes de instituições pedem o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência

O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima recebeu na tarde desta quarta-feira (13), a audiência “Todos Juntos: Educação e Saúde em respeito às diferenças”. O evento foi marcado por depoimentos emocionantes e pedido para o cumprimento da legislação para pessoas com deficiência. Estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, Executivo Estadual, instituições de ensino superior, associações, Ordem dos Advogados do Brasil (OABRR) e entidades. A audiência é resultado da parceria do Coed (Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência) com a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Assembleia Legislativa.

Entre os discursos proferidos pelos convidados, a da presidente do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), desembargadora Elaine Bianchi, causou emoção em todos os presentes. Mãe de um adolescente de 17 anos, com paralisia cerebral, ela retratou os desafios encontrados desde o início da maternidade. “Eu sei o que passam as pessoas com deficiência”, afirmou, entre lágrimas.

Para ela, não importa como chamam as pessoas com deficiência. “Quero que ele seja tratado com dignidade e respeito. O nome que se queira usar talvez nunca seja o ideal, o que importa é o respeito”, frisou Elaine. Ela aproveitou para mostrar dois vídeos de pessoas com deficiência na prática esportiva.

Ao falar sobre o filho, Elaine recordou os momentos de aflição e da falta de estrutura encontrada nos lugares por onde percorreu. “Meu filho transformou a minha vida. Tenho certeza que sem a visão do mundo que ele me mostrou, eu não seria quem sou hoje. Não teria condições de julgar como eu julgo”, disse, emocionada.

Destacou que mesmo com legislações vigentes, os deficientes não têm muitos direitos respeitados e efetivados pelo próprio poder público e privado. “Mesmo com estatuto em vigor, com a Constituição Federal em vigor, ainda temos que implorar por uma calçada sem limitação, por uma cadeira com mais espaço em um avião, para que a equoterapia saia da Educação e vá para Saúde, porque isso é necessidade”, completou Elaine.

A presidente do Grupo de Mães Anjos de Luz, Maria das Dores, parabenizou a Assembleia Legislativa de Roraima pela transmissão, por meio da TV Assembleia, com acessibilidade para os surdos que acompanharam a programação do evento. “Há várias pessoas com deficiência acamadas e muitas delas não têm como vir acompanhar e saber que estão falando de leis específicas para melhorar, isso é maravilhoso”, disse.

Ela contou a história da Associação e dos inúmeros pedidos de ajuda que recebe de famílias com deficientes em casa e que não tem assistência necessária pelo Poder Público. Falou ainda sobre a ausência de estrutura em prédios públicos e do número insuficiente de Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) em todo estado.

O vice-conselheiro do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Jean Martins, ressaltou a importância de momentos como esse para discussão de políticas públicas para este público específico. “É um momento aonde a sociedade vem aqui e participa e começa a ver com outros olhos, começa a ver a política das pessoas com deficiência com outros olhos”, contou. Pediu para que a Assembleia represente os anseios das pessoas com deficiência faça valer os compromissos apresentados em audiência.

A presidente da ADVIRR (Associação dos Deficientes Visuais de Roraima), Vera Sábio, apontou a necessidade de um intérprete plantonista nas unidades de saúde, como o hospital geral e na maternidade para evitar possíveis problemas e transtornos aos pacientes surdos, por exemplo. Citou ainda a ausência de esporte adaptado e que o Estado não tem condições de formar paratletas.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, deputado Valdenir Ferreira (PV), destacou que há 21 anos a categoria está desassistida e que as ações existentes ainda não são suficientes para atender as demandas. “O Coed solicitou essa audiência para que possamos discutir políticas para cobrar do poder público com mais eficiência, para que eles tenham mais oportunidade com geração de emprego, para melhorar a saúde, acessibilidade e melhorar a vida dessas pessoas que tanto sofrem”, disse.

Ao final da audiência, um documento foi elaborado e será encaminhado para os órgãos competentes. “Eu, enquanto presidente dessa comissão, lutarei diuturnamente para que eles sejam reconhecidos de tal forma. Esse foi o verdadeiro interesse dessa audiência”, se comprometeu o parlamentar.

A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e traduzida na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) pelas intérpretes Neires Vidal e Iolanda Viana. Houve ainda a apresentação do coral ‘Visão da Arte’, da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima (ADVIRR) e do balé infantil da Rede Cidadania Atenção Especial, da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

Yasmin Guedes

Zé Galeto faz indicação para que seja feita reforma da Casa do Estudante

A Casa do Estudante, localizada no bairro Asa Branca, zona Oeste da cidade, foi mais uma vez pauta para indicação de deputados na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Desta vez a iniciativa foi do deputado Zé Galeto (PRP) que, além de solicitar a reforma por meio da indicação, pediu ainda que a chefe do Executivo visite o local e veja de perto a situação dos estudantes que ocupam atualmente aquele espaço.

“A Casa está realmente precisando de uma reforma urgente. Peço a governadora [Suely Campos] que visite aquele local, pois lá tem muitos jovens que precisam de apoio”, destacou o parlamentar.

Em maio deste ano, a Comissão de Cultura e Juventude da Assembleia visitou a Casa do Estudante e enviou um relatório, com informações sobre os problemas e necessidades dos estudantes, para Secretaria de Educação, mas a situação nada foi feito. “O mato está tomando conta do local e os estudantes não têm segurança nenhuma, pois os portões foram todos arrancados e com isso os jovens ficam a mercê da maldade de bandidos. Esses estudantes precisam de um ambiente adequado para ter um melhor rendimento escolar”, ressaltou Zé Galeto.

Conforme dados coletados a época da primeira visita a Casa do Estudante, hoje vivem aproximadamente 30 estudantes que cursam ensino técnico e superior em instituições educacionais de Roraima. Os jovens estão divididos em dois blocos, e pagam uma mensalidade de 15 reais por mês para a associação criada pelos próprios estudantes que, segundo eles, para manutenção da limpeza do prédio.

 

Tarsira Rodrigues

Projeto Sou Mais acontece em Caracaraí nesta quinta-feira, 14

Nesta quinta-feira (14), nas escolas estaduais José Vieira de Sales Guerra e João Rogério Schuertz, no município de Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista, acontecerá a segunda edição do projeto Sou Mais, da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

Alunos do 8º ano do ensino fundamental das duas institucionais de ensino participarão de uma roda de conversa e de dinâmicas promovidas pela equipe técnica do projeto. A presidente da Comissão, deputada Angela Águida Portella (PSC), explicou que o Sou Mais é um projeto permanente da Assembleia Legislativa e tem a intenção de percorrer escolas e comunidades. “A ideia é fazer com que as pessoas possam encontrar aqui um apoio as suas indignações, frustrações, elas possam também falar sobre as suas dificuldades, seja nas questões pessoais”, contou.

Nesta quinta-feira, 14, a primeira instituição de ensino a receber o projeto em Caracaraí será a João Rogério Schuertz, das 14h às 16h. Em seguida, os estudantes da José Vieira de Sales Guerra, das 16h às 18h. Com o projeto, as crianças e adolescentes envolvidos na dinâmica serão empoderadas a fazer a diferença, em cuidar mais do Meio Ambiente, em ajudar o próximo.

Ainda de acordo com a presidente da Comissão, a intenção é registrar todos os encontros em forma de documentário e deixar o material na escola. “Essa equipe leva dinâmicas, rodas de conversa, atividades lúdicas e produzir um documentário para que eles tenham na escola, para que eles possam fazer reflexões, reavaliar”, complementou.

Positivo – A parlamentar avaliou como positiva a primeira edição do Sou Mais feito em Rorainópolis, no dia 30 de agosto. “Eu, como educadora, acredito que não há mudança que não seja através dos espaços educacionais. É lá que estão as pessoas, as crianças e adolescentes. É lá que estão as pessoas que fazem a transformação e dentro de um espaço onde a coisa acontece com seriedade”, concluiu.

Yasmin Guedes

Eletrobras apresenta alternativas para o sistema energético de Roraima

O presidente da Eletrobras Distribuição Roraima, Anselmo Brasil, apresentou durante a audiência pública sobre o sistema energético, realizada na manhã desta quarta-feira, 13, no plenário Noêmia Bastos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), a atual situação da empresa, e mostrou para os parlamentares os projetos que estão sendo executados para que a população roraimense tenha uma energia elétrica confiável e com baixo custo.

A audiência que teve como finalidade discutir alternativas para o setor foi proposta pelo deputado estadual Izaias Maia (PTdoB), e contou com a participação do desembargador Mauro Campelo, que na ocasião representava o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), o deputado Naldo da Loteria (PSB), a deputada Lenir Rodrigues (PPS) e a população em geral.

Na busca de saber o que está sendo feito para resolver o problema que afeta todos os usuários de energia elétrica, Izaias Maia abriu os trabalhos levantando algumas questões relacionadas aos problemas enfrentados pela população, como as constantes quedas de energia elétrica e a paralisação das obras do Linhão de Tucuruí, que interligará Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

“Queremos saber como vai ficar o sistema energético, já que o Governo Federal disponibilizou R$ 13 bilhões para o setor, mas Roraima não recebeu um centavo. Além disso, as obras do Linhão estão paralisadas porque os índios não permitem passar a rede por dentro da reserva, e com a crise na Venezuela corremos o risco de a qualquer momento o presidente Nicolas Maduro desligar o botão da energia que vem para Roraima”, disse o parlamentar.

Maia indagou ao desembargador Mauro Campelo se ele acreditava ter uma solução para a problemática energética no Estado. Acredito que exista um planejamento para interligar Roraima ao sistema elétrico nacional. Nada como uma negociação com as comunidades indígenas por onde vão passar as torres. Não acho que o Maduro vai cortar a energia por ser uma fonte de arrecadar recursos para o país”, disse Mauro Campelo, ao sugerir que outra comissão formada por autoridades do Estado faça nova caminhada ao Congresso Nacional no sentido de buscar uma solução junto ao governo federal. Campelo lamentou a ausência de um representante da etnia Waimiri-Atroari.

O presidente da Eletrobras mostrou por meio de slides a situação da empresa e o planejamento para tirar Roraima dessa crise energética. Segundo ele, das 25 quedas de energia registradas este ano, 22 foram em Las Claritas na Venezuela. Quanto a isso, disse que está buscando uma oportunidade para se reunir com representantes da estatal Venezuela Corpoolec. Esse encontro ainda não ocorreu por conta das tensões que existem no país, uma vez que a estatal está localizada ao lado do Palácio de Miraflores, sede governo venezuelano.

Anselmo Brasil apresentou alguns projetos em andamento no Ministério de Minas e Energia (MME), para serem operacionalizados em curto prazo. A ideia, conforme explicou, é inverter a matriz energética do Estado a partir de fontes alternativas de geração de energia de qualidade, confiável e a baixo custo.

“Esses projetos devem estar todos em atividades no ano de 2018. Vamos inverter a matriz energética, que hoje é a diesel, substituindo por fontes alternativas locais, e no futuro, avançando com todas essas fontes alternativas que são abundantes no Estado, e com as linhas de transmissão, a tendência é que o Estado seja um exportador de energia”, visualizou o presidente, ao salientar que a ideia é que Roraima tenha à disposição todas as fontes de energias possíveis, tornando-se assim um Estado privilegiado em relação a outras unidades da Federação.

Os projetos de energia alternativa solar, biomassa e a eólica estão no Ministério de Minas e Energia e, segundo ele, serão liberados no final deste mês. Um deles será aplicado na Capital e atenderá todos os prédios da Prefeitura Municipal de Boa Vista, gerando sobra de energia.

“Boa Vista será a única do mundo a ter uma fonte própria de energia limpa para atender todas as escolas e hospitais por um período de, pelo menos, 20 anos. Com esse sistema de energia solar a prefeitura vai gerar a energia e a Eletrobrás vai operar e supervisionar”, disse, ao acreditar que após liberada, em oito meses começará a operacionalização.

Outro projeto em andamento é a usina da biomassa como geração de energia para atender o município de Rorainópolis. “Temos a grande oportunidade do uso da biomassa por conta das florestas de acácias e de eucalipto, produções de soja e arroz que geram resíduos e que podem ser usados como grande fonte de energia. A parte inteligente é que com todas essas fontes alternativas teremos a possibilidade de usar as que forem mais convenientes”, disse ao ressaltar que poderá desligar as térmicas, gerando boa economia.

Portaria 346 – A deputada Lenir Rodrigues pediu que Anselmo Brasil explicasse a nova Portaria do MME, nº 346, que determina que a Eletrobras rateie com os consumidores os prejuízos relacionados ao consumo de energia clandestina, os chamados ‘gatos’. O presidente explicou que as perdas em Roraima são mínimas se comparada com outros estados.

“Em termos de percentuais nossas perdas chegam a somar 12%, um número pequeno. Deste total 4% são de perdas comercias por conta de desvios de energia, como as ligações clandestinas. Os 8% são perdas técnicas durante o processo de eletrificação”, disse, ao afirmar que esse é o Estado que tem menos ligações clandestinas, e que a Eletrobras está fiscalizando para reduzir ainda mais.

Marilena Freitas

Soldado Sampaio apresenta projeto de lei que institui Dia Estadual do Cristão

Um projeto de lei, de autoria do deputado Soldado Sampaio (PCdoB), pretende instituir em Roraima o ‘Dia Estadual do Cristão’, a ser comemorado anualmente em 30 de novembro. A proposta, conforme a justificativa, visa celebrar e honrar a comunidade cristã no Estado, independente da religião.

“Respeitamos todas as religiões, defendemos um país laico, e toda elas possuem um papel importante na sociedade que é levar mensagens de paz e de boa convivência, por isso nosso projeto tem por objetivo principal fortalecer o cristão, a igreja seja ela qual for”, reforçou o parlamentar.

Sampaio explica ainda que esta é uma oportunidade de reafirmar o papel fundamental que todas as religiões possuem na sociedade, que muitas vezes podem balizar a conduta das pessoas, “no sentido de trazer a mensagem de Cristo, para construir um reconhecimento e fomentar as boas práticas de convivência entre nós seres humanos”, reafirmou o parlamentar.

O texto do projeto deixa claro ainda que ‘cristão’ é todo aquele que crê em Jesus Cristo e professa o Evangelho, independente da religião que integra. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), e tão logo passe por comissões ligadas ao tema, poderá ser colocado na pauta de votação das sessões plenárias.

 

Tarsira Rodrigues

Alunos da escola América Sarmento participam do Cine ALE Cidadania

Alunos do ensino médio da escola estadual América Sarmento Ribeiro, participaram na tarde desta terça-feira (12), no Cine Super K, de uma edição do programa Cine ALE Cidadania, da Assembleia Legislativa. Cerca de 300 estudantes receberam pipoca, refrigerante e informações, por meio de vídeos, sobre os perigos das drogas, gravidez na adolescência, além de assistiram o filme “Valerian e a cidade dos mil planetas”, classificação 12 anos.

Sanderson Souza, de 17 anos, esteve na primeira fileira do cinema, e otimista com a participação no programa Cine ALE Cidadania. “Foi muito bom, muitos queriam vir, mas pouco puderam. É bom porque sair da escola para assistir a um filme é bom demais”, disse ao se reportar aqueles que nunca entraram em uma sala de cinema. Além disso, o estudante do 2º ano do ensino Médio, reforçou a importância de todos buscarem mais conhecimento, em relação ao Monte Caburaí. “É fundamento para nós que estamos começando”, complementou.

O gestor da unidade de ensino, Mário Rosa, acompanhou o processo de embarque, deslocamento e desembarque de todos os alunos da escola. Contente com o resultado, agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), por oportunizar momentos como esse aos estudantes, principalmente de comunidades carentes. “O projeto Cine ALE contempla a comunidade mais carente e para nós da escola América Sarmento é um prazer e alegria ter sido contemplado e os alunos estão contentes”, disse.

O deputado Brito Bezerra (PP) ressaltou sobre a integração do cinema na vida estudantil de milhares de pessoas beneficiadas pelo programa na Capital e no interior de Roraima. “A Assembleia Legislativa ofertou aos alunos da escola América Sarmento uma tarde de cinema para que possam, além de assistir ao filme e ao entretenimento em si, estar próximos ao Poder Legislativo, saber o que é legislar, não ter medo de política e de político, saber que a política é uma ferramenta perfeita para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, resumiu e agradeceu a Mesa Diretora, em nome do presidente Jalser Renier.

Segundo o coordenador do programa, Ademir Barros, todos os participantes entregarão uma redação onde explicarão o que aprenderam com os filmes. A escolha dos longa metragens obedece a faixa etária dos estudantes. “O filme é exibido conforme a faixa etária. Se o filme é para 14 anos, por exemplo, todos que participarão terão acima de 14 anos”, comentou. A próxima escola será Luiz Rittler Brito de Lucena.

Yasmin Guedes

Núcleo da Assembleia em Alto Alegre realizará aulão de matemática na sexta-feira, 15

Por conta da grande demanda, a Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre, município localizado a 95 quilômetros de Boa Vista, oferecerá nesta sexta-feira, 15, o segundo aulão de matemática para os alunos que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontecerá no auditório do Núcleo, a partir das 18h.

As inscrições podem ser feitas no prédio da Escola do Legislativo, localizado na avenida João XXIII, no Centro da cidade, durante o horário comercial. O Aulão de Matemática será ministrado pela professora Maria Waleska Moura, graduada em Estatística.

O coordenador do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre, Francisco Kleber Alves Valoes, disse que os moradores, sendo muitos jovens, estão efetuando as inscrições. “Estamos na expectativa de que até sexta-feira atingiremos 60 pessoas inscritas, porque uma equipe está percorrendo as escolas do município, divulgando o evento”, comentou.

Na próxima sexta-feira, 22, acontecerá o terceiro aulão, sendo que dessa vez a disciplina é biologia. Os aulões estão sendo realizados em virtude da grande demanda que existe no município por cursos preparatórios para vestibular, concursos e Enem.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), afirmou que essa é a intenção do Poder Legislativo, levar educação à população de Roraima. “Já temos três Núcleos implantados, um em Bonfim, outro em Iracema e o de Alto Alegre, onde ofertamos cursos de capacitação e preparatórios para cursos, concursos, vestibular e Enem, e pretendemos instalar em outros municípios”, garantiu, comentando que essa iniciativa do Poder Legislativo vai de encontro com a necessidade dos moradores de Roraima.

Marilena Freitas

Mais de 400 inscritos em cursos no Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema

O Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima no município de Iracema está com inscrições abertas, até sexta-feira, 15, para vários cursos nas áreas de arte, idiomas e modalidades esportivas. O curso de Informática não dispõe mais de vagas para essa primeira etapa, e existem pessoas que aguardam na lista de espera.

Os interessados devem se inscrever no prédio da Escola do Legislativo, localizado na rua Dr. Bernardo Saião, 1030 – Centro. Menores de 18 anos no ato da inscrição devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e apresentar na hora a carteira de identidade ou registro de nascimento e comprovante de residência.

As aulas estão previstas para iniciar na próxima semana, conforme informou a coordenadora da Escola do Legislativo naquele município, Lauciane da Silva Nascimento. “Mais de 400 crianças e adolescentes já se inscreveram, e no momento estamos no período de inscrição e distribuindo os inscritos nas turmas. Para informática não tem mais vagas para esse início de curso, pois já estamos com 144 inscritos que serão divididos em oito turmas. A nossa expectativa, por conta da procura, é atingir o dobro de inscritos, chegando a 800 pessoas”, afirmou.

A instituição está oferecendo cursos e inglês, espanhol, informática, karatê, vôlei, futsal, futebol, atletismo, música, coral, violão, fanfarra, dança, além de uma turma de escoteiros. O curso de Informática está em primeiro lugar em procura, seguido pelo futebol com 93 inscritos e karatê com 47 pessoas.

A dona de casa Rafaela Miranda Galvão, 27 anos, aproveitou a oportunidade e inscreveu a filha dela de 11 anos, Keliane Beatriz de Galvão Coelho, para fazer o curso de informática. O próximo passo, disse a mãe, é fazer a matrícula dela para aprender inglês. A mãe tão quanto a filha está ansiosa para as aulas começarem.

“A minha expectativa é que através destes cursos que estão sendo oferecidos o ensino e o comportamento desses jovens melhorem, porque muitos estão sem atividades extracurriculares e só pensam em fazer coisas erradas. A minha filha escolheu primeiro a informática por conta dos trabalhos de aula que necessita do uso de computadores. Fazia tempo que ela pedia, mas aqui em Iracema até particular era difícil e quanto aparecia era só por um tempo. A mensalidade variava de 50 reais, mais a matrícula no valor de 20 reais. Quer dizer, ficava muito pesado. Então essa oportunidade que os jovens estão tendo é maravilhosa, principalmente por serem cursos gratuitos”, disse Rafaela.

Marilena Freitas

Escola Elza Breves é a quinta escola a receber projeto Educar é Prevenir

O Colégio Militar Estadual Professora Elza Breves de Carvalho, no Conjunto Cidadão, zona Oeste de Boa Vista, recebe esta semana o projeto Educar é Prevenir da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Núcleo de Promoção e Prevenção as Vítimas de Tráfico de Pessoas.

Nesta segunda-feira, 11, para iniciar os trabalhos que seguem até a sexta-feira, 15, os professores e alunos recebem o material informativo que será utilizado durante a capacitação que tem como objetivo levar aos alunos e toda a comunidade escolar, informações sobre tráfico de pessoas e violência doméstica.

Para a coordenadora Elizabete Brito, o projeto que já está no quinto atendimento, sendo quatro escolas na capital e uma no interior, apresenta resultados positivos, uma vez que tanto os professores, quanto os adolescentes, estão cada vez mais conscientes quanto ao tema. “Hoje os professores trabalham junto aos alunos assuntos que antes não eram trabalhados ou abordados em salas de aula, por serem temas difíceis, e com estas capacitações o trabalho gera resultados produtivos. Durante a semana, ouvimos e esclarecemos as dúvidas de alunos e professores e, no encerramento, fazemos todo um trabalho baseado nos resultados do que foi abordado durante a semana”, destacou a coordenadora.

Ela explicou ainda que a capacitação que ocorre durante a semana, reúne toda a comunidade escolar, desde os alunos, até o gestor. “Isso é para que eles estejam prontos para identificar e enfrentar qualquer situação, pois em Roraima existe o tráfico de pessoas e todos precisamos ficar atentos”, reforçou.

Coronel Adelson Filgueira é o gestor do Colégio Militar Estadual Professora Elza Breves, e disse que receber a equipe do Educar e Prevenir é uma contribuição imensurável para os trabalhos da escola. “Será de suma importância, é mais uma ferramenta de prevenção e combate ao tráfico de pessoas, e estamos dispostos a somar e contribuir com esta iniciativa da Assembleia”, afirmou.

A próxima escola a receber o projeto será a Cicero Vieira Neto, no município de Pacaraima, localizado ao Norte do Estado de Roraima, nos dias 27,28 e 29 deste mês.

 

Tarsira Rodrigues

Lenir Rodrigues pede construção de ponte e melhoria de vicinais em Entre Rios

Após ouvir as demandas de moradores da Vila Entre Rios, localizada em Caroebe, município ao Sul de Roraima e 377 quilômetros de distância de Boa Vista, a deputada Lenir Rodrigues (PPS) enviou ao Governo do Estado uma indicação para que seja construída uma ponte na vicinal 20 que dá acesso a BR-210 da região, e também que sejam realizados 13 quilômetros de terraplanagem na mesma vicinal.

Segundo a deputada, Entre Rios é um distrito importante para o desenvolvimento do Estado de Roraima. “Ele faz divisa com o estado do Pará, além de ser uma área bastante produtiva e é uma das regiões que poderá ser beneficiada com o projeto Arco Norte, que, quando for implantado, vai precisar de meios de escoamento da produção local por meio de estradas e vicinais aptas para esta logística”, disse Lenir.

Ela explica ainda que é necessário que os parlamentares estejam ao lado dos produtores, principalmente aqueles da Agricultura Familiar, e valorizar todas as iniciativas produtivas, além de possibilitar melhorias, pois segundo Lenir Rodrigues, é de lá que sai uma porcentagem significativa do que é produzido no Estado.

“Não adianta esperarmos apenas pela Prefeitura de Caroebe, que faz o que pode, mas a responsabilidade é do Executivo Estadual, por isso fizemos a indicação que é uma reinvindicação da população da região”, concluiu a deputada.

Arco Norte – O chamado Arco Norte – região que atualmente compreende os estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e segue até o Maranhão – que se transformou em um grande canteiro de obras portuárias nesses últimos anos. Ao se confirmarem os investimentos em ampliação da BR 210 no trecho que liga o município de Caroebe ao município de Óbidos, no Pará, também Roraima começará a fazer parte dessa nova logística do escoamento da produção agrícola e industrial.

Tarsira Rodrigues