Pular para o conteúdo

Procon  orienta moradores durante Assembleia ao Seu Alcance  

Uma ida a um hospital particular de Boa Vista revelou ao assistente de aluno Jarlisson Sarmento de Melo, morador da comunidade Barauana, em Caracaraí, que o nome dele estava na lista de negativados da Serasa [Centralização de Serviços Bancários], órgão nacional de proteção ao crédito. Ele é assistido por um plano de saúde que identificou um débito indevido, o que causou transtornos e prejuízos. Segundo contou, alguém usou dados particulares para aquisição de dinheiro junto a uma financeira e agora precisa reparar essa situação.

Jarlisson aproveitou a manhã desta quinta-feira (19), para buscar orientações junto ao Procon Assembleia, durante a realização do programa ‘Assembleia ao Seu Alcance’, no município de Caracaraí, cidade ao Centro-Sul do Estado. “Vim aqui porque meu nome está ‘sujo’ e eu procurei meu direito porque as pessoas usaram meu documento, e agora meu nome está na Serasa”, contou.

No atendimento do Procon Assembleia, Jarlisson foi orientado a buscar a Serasa para mais detalhamento da dívida e, posteriormente, retornar ao Procon para outras providências. “Quando eu soube, fiquei triste e vim atrás do meu direito”, contou o servidor público, com a esperança de ter a situação resolvida.  “Espero um dia provar de quem realmente é o processo”, complementou.

O Procon Assembleia trouxe a Caracaraí os serviços de orientação e informação ao sobre os direitos e deveres do consumidor. A tarde, uma equipe técnica do órgão ligado ao Poder Legislativo  percorreu o comércio da região com a entrega de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A proprietária de um restaurante, Kaity Ellen de Souza, foi uma das primeiras a receber um exemplar do CDC no decorrer da visita. Para ela, essa ação é importante, pois auxilia lojista e consumidor na hora das garantias de direito. “A gente conhece melhor a lei e mostra aos nossos clientes que nós temos um Código”, explicou.

Segundo a diretora do Procon Assembleia, Eumaria Aguiar, foi um dia produtivo, pois vários consumidores aproveitaram a estrutura para pedir informações e orientações de como proceder em caso de problemas na hora de comprar produtos ou adquirir serviços. “O Procon está aqui com o intuito orientativo. Esta foi a função desse trabalho em Caracaraí”, frisou.

Sobre a ação nas ruas da cidade, o intuito era de instruir os lojistas para a necessidade de estarem adequados a legislação. “Existe uma lei que o CDC deve está exposto em qualquer estabelecimento. Fizemos um levantamento aqui em Caracaraí e notamos a necessidade de ter um Procon e essa é uma intenção da Assembleia Legislativa, instalar um núcleo aqui na cidade.

A atendente do Procon Assembleia, Cithia Albuquerque, destacou a importância da instituição em Caracaraí, bem como em outras cidades do interior do Estado, e que o programa ‘Assembleia ao Seu Alcance’ oportuniza o acesso sobre direitos dos consumidores a todos do Estado. “Tiramos as dúvidas do consumidor, orientamos para que eles possam ter um atendimento mais satisfatório”, reforçou.

Yasmin Guedes

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas