Alunos da Escola do Legislativo aprendem inglês em aula temática com tema Halloween

Os 200 alunos que estudam inglês na Escola do Legislativo tiveram na tarde desta quinta-feira, 26, uma aula diferente. A professora da turma, Fernanda Viana, aproveitou as festividades do Halloween, que tradicionalmente é comemorado no dia 31 de outubro, e realizou uma aula temática, com direito a um cenário que começava na entrada do prédio e seguia pelos corredores da instituição, além de todos os alunos vestidos a caráter.

“A aula de hoje é uma imersão à cultura americana para despertar a necessidade do inglês na vida dos alunos. Essa é forma divertida de ensinar e avaliar. Eles estão aprendendo inglês e sendo também avaliados na pronúncia, na construção das frases que foram elaboradas. Então no final, as atividades lúdicas em grupo vão servir para avaliação e para entender o porquê do inglês”, explicou a professora.

Ela usou diversas brincadeiras infantis para ensinar a disciplina. “São brincadeiras infantis tradicionais nos Estados Unidos e na Europa como a verruga no nariz da bruxa, o boliche assustador, bacia de maçãs, teatro e dança”, detalhou a professora, que estava vestida de noiva do vampiro. Os alunos se fantasiaram de bruxa, fantasmas, noiva, caveira e etc.

O trabalho envolveu alunos de outras disciplinas, isso porque a turma de inglês estava se apresentando em todas as demais salas de aula. “Todo mundo brinca de Halloween, mas não sabe o motivo. Então nesta atividade a gente avalia os alunos e acaba despertando interesse nos alunos de outras turmas”, disse.

O amazonense Valter Santos, 44 anos, disse que é a primeira vez que estuda inglês, e que essa atividade específica ajudou ainda mais a compreender a disciplina. “Estou achando ótima a interação com os colegas. Estamos aprendendo muito o inglês através dessas brincadeiras. Eu sempre quis aprender inglês, mas o curso é muito caro, então quando surgiu essa oportunidade, logo me matriculei”, contou.

Aprender a falar outro idioma tem sido uma felicidade para a aluna Dalcilene dos Santos, 47 anos. “Está sendo maravilhoso, porque a forma de ensinar da professora torna fácil o aprendizado. Antes, achava que não tinha condições de aprender um idioma porque tudo se tornava difícil, mas com as brincadeiras, confesso que estou amando. Estou aprendendo”, contou.

Dalcirene fazia parte da lista das pessoas que não faziam inglês por falta de condições financeiras. “É um curso de valor alto para minhas condições. Então quando essa oportunidade apareceu, eu peguei. Sinceramente, a Assembleia Legislativa está de parabéns. Sou de Manaus e moro aqui há dez anos e nunca tinha visto algo tão maravilhoso”, avaliou.

 

Marilena Freitas

Cine ALE Cidadania leva alunos da escola Mário David Andreazza para assistir Thor  

O Cine ALE Cidadania também sai na frente e exibe o filme Thor – Ragnarok, lançado mundialmente nesta quinta-feira, 26, para alunos da escola estadual Mário David Andreazza, localizada no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista. A sessão de cinema acontece nesta sexta-feira, 27, a partir das 14h, no Cine Super K, mas antes os alunos irão assistir a um vídeo educativo que aborda o assunto gravidez na adolescência.

São mais de 200 alunos que terão o privilégio de participar dessa sessão. Entre eles, a estudante Ester Ruth Alves Guerra, de 17 anos, do 3º ano do ensino médio. “É interessante, inovador e até uma forma de incrementar o ensino na nossa escola, pois é algo que incentiva a redação. Com essa nova experiência, além da diversão que é ir ao cinema, os alunos irão elaborar uma redação, se preparando para o vestibular”, disse.

O gestor da Escola, Antônio de Souza Magalhães, afirma que a expectativa é a melhor possível, pois para alguns alunos da Mario David Andreazza será o primeiro contato com a sétima arte. “Temos alunos que nunca foram a uma sessão de cinema, e com certeza será algo positivo e que ficará na memória desses adolescentes, pois cinema é educação”, completou.

Para o presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), além de ser um momento de integração para os estudantes, é também a oportunidade de crescimento cultural. “É uma alegria ver esses jovens tão animados e interessados, pois hoje [quinta-feira, 26], tivemos a oportunidade de conhecer novos talentos aqui na escola, uma vez que eles realizaram uma linda apresentação musical. Com o Cine ALE Cidadania, a Assembleia Legislativa está fazendo o seu papel que é proporcionar oportunidade a todos”, enfatizou o presidente da Casa Legislativa.

Programa – O Cine ALE Cidadania é um programa da Assembleia de Roraima (ALERR), que leva cultura por meio de entretenimento aos estudantes da rede pública de ensino.

 

Tarsira Rodrigues

Assembleia Legislativa encerra programação com exibição de filme e entrega de lenços

Como parte da campanha Outubro Rosa, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima promove ações neste final de semana. As atividades encerram a programação deste mês dedicado a prevenção do câncer de mama.

Na sexta-feira, 27, será exibido o filme “Já Estou Com Saudades”, a partir das 9h no plenário Valério Magalhães, na Assembleia. No domingo, 29, será realizada uma blitz educativa na Feira do Garimpeiro, bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista, das 8h às 12h.

Sobre o filme que será exibido nesta sexta-feira, a procuradora especial da mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), explicou que se trata de uma história, em que duas mulheres com uma forte amizade recebem notícias que mudarão suas vidas para sempre, pois enquanto uma é diagnosticada com câncer de mama, a outra descobre que está grávida. “Mas elas terão uma a outra para se apoiarem e enfrentarem as situações juntas”, detalhou.

“Estaremos na Feira do Garimpeiro no último domingo do mês, com uma equipe de profissionais, levando orientações às pessoas sobre os alimentos que são necessários e que combatem o câncer na questão da prevenção”, afirmou a deputada Lenir Rodrigues.

Também na feira, disse Lenir, serão entregues os lenços recolhidos durante todo o mês de outubro pelo o Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), para a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), que vai fazer a doação para aquelas pessoas que precisam e não tem condições de comprar o adereço.  “Não se trata de luxo, mas de uma necessidade para aquelas mulheres que lutam contra a doença”, destacou a procuradora especial da mulher.

Dados – Segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

Tarsira Rodrigues

Procon Assembleia ministra palestra para funcionários de supermercado

O Procon Assembleia, instituição ligada ao Poder Legislativo Estadual, promoveu na tarde desta quinta-feira (26), no supermercado Goiânia, da Ville Roy, uma palestra sobre os direitos do consumidor e a obrigatoriedade do fornecedor. O público alvo foi gerentes, fiscais e o pessoal do administrativo.

Cerca de 20 pessoas participaram do evento, realizado na sala de recrutamento da empresa. Segundo a recrutadora de pessoal, Marina Albuquerque, esse tipo de ação agrega mais valor e conhecimento para o corpo de funcionários do estabelecimento. “A gente trabalha com todos os tipos de pessoas, de indústrias, fornecedores, área operacional, todos que lidam com o cliente precisam ter conhecimento sobre o direito do consumidor e atender bem o nosso cliente”, enfatizou.

Marina sabe que é importante que consumidor e empresa estejam cientes dos direitos e deveres, e que conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é fundamental para uma relação saudável entre ambos. “Deixamos as portas abertas para que o Procon Assembleia participe da área do comércio, trabalhe com a gente e venha aplicar essas palestras com os demais funcionários”, disse.

Durante a capacitação, todos os participantes receberam um exemplar do Manual de Defesa do Consumidor, elaborado pela Assembleia Legislativa de Roraima, bem como um adesivo com o número de contato da instituição para dúvidas ou reclamações.

A palestra foi ministrada pelo advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, que em um bate papo descontraído, falou sobre a sintonia com o Código. “O Procon Assembleia, por meio da Mesa Diretora, vem ofertando aos fornecedores de serviços treinamentos para atender bem esses consumidores e saber de seus direitos também”, explicou a diretora do órgão, Eumária Aguiar.

Capacitados, disse Eumária, os fornecedores prestarão um atendimento mais especializado e humanizado. A diretora colocou a instituição a disposição para que outras empresas recebam a equipe e materiais específicos sobre a legislação vigente. Para isso, os interessados podem encaminhar ofício para a sede do Procon Assembleia, localizada na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro. Outras informações pelos telefones 4009-4820/4822/4823/4824/4827, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Yasmin Guedes

Emoção marca professores em homenagens na Assembleia Legislativa

Da Comunidade Indígena Lilás, no município de Uiramutã, ao Norte 320 quilômetros de Boa Vista, Rosilda da Silva veio até a Capital para receber a comenda Orgulho de Roraima, na manhã desta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Ela foi um dos 139 professores homenageados em sessão solene no plenário Noemia Bastos Amazonas.

Dedicada há 18 anos na alfabetização das crianças daquela região, viu nessa homenagem o reconhecimento da profissão que forma tantos cidadãos mundo a fora. “Estou muito grata de estar aqui sendo homenageada, em nome dos meus professores do município de Uiramutã. Para mim é muito importante, assim como para eles também”, disse ela, emocionada com o momento.

Para ser professor no interior, disse ela, é enfrentar inúmeras dificuldades todos os dias, desde aquisição de material até o atendimento adequado para os alunos, mas mesmo assim sente muita gratidão em lecionar para as crianças. “Pra mim é gratificante trabalhar com as crianças na alfabetização, preparando elas para a vida. Estou muito feliz”, ressaltou, comentando que é preciso amor e carinho em tudo que faz.

Da mesma paixão segue a professora aposentada Lindalva Melo da Silva, que há 28 se dedicou a Educação no Estado. Nem mesmo a aposentadoria por tempo de serviço a afastou das salas de aula. Durante esse tempo, ela ministrou cursos em empresas, instituições públicas e privadas. “Agora me sinto muito realizada, pois gosto da área de educação e hoje estou feliz em ser lembrada como professora. Muitas vezes, nós professores somos esquecidos, deixados de lado. Esse é um momento de reflexão”, enfatizou.

O amor pela área está na veia de Lindalva. Disse que desde pequena o sonho era se tornar professora e até nas brincadeiras com outras crianças gostava de ensinar, com a visão para Educação.

A sessão solene aconteceu às 9h, com a presença quase integral de todos os convidados. A cada nome chamado, comenda entregue, a emoção tomava conta de todos. Muitos riram, outros choraram de felicidade.

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), um dos autores do projeto de decreto legislativo que deu origem a essa comenda Orgulho de Roraima, reconheceu o trabalho árduo destes profissionais em formar pessoas para a vida. “Pra nós é uma alegria, uma satisfação para o Poder Legislativo, é um mérito entregar comendas a eles que fazem a história da Educação de Roraima”, apontou o parlamentar.

Essa homenagem, segundo Jalser Renier, é uma maneira de valorizar a dedicação, o trabalho e a estrutura de desenvolvimento elaborada por cada um deles. “Se não fosse esse trabalho, não haveria uma educação boa nem no Estado, nem no País e muito menos no mundo”, complementou o presidente.

Para a deputada Lenir Rodrigues (PPS), essa foi uma representação de todos os profissionais atuantes em Roraima, seja em Boa Vista, no interior ou dentro das comunidades indígenas. “Tivemos pessoas de vários municípios, de várias localidades, o mínimo que podemos fazer é dar os nossos agradecimentos. Os deputados estão de parabéns, por reconhecer o valor desses profissionais da educação”, frisou.

 

Deputados parabenizam professores durante homenagem

Fotos: SupCom ALERR

Durante as homenagens aos professores na Assembleia Legislativa de Roraima vários deputados subiram a tribuna para expressar palavras de gratidão e ressaltar a importância da profissão para as pessoas.

A deputada Aurelina Medeiros (PTN), por exemplo, lembrou que em casa os filhos aprendem os modos da boa convivência, a cuidar de si, mas é na escola que eles aprenderão sobre matemática, português, história. Porém, os papéis têm se invertido com o passar do tempo e agora os professores tem recebido missões comparadas a de uma mãe. “Onde escutares alguma coisa, é o professor o responsável pela boa formação moral dos nossos filhos”, disse.

Flamarion Portela (PDT) usou a tribuna para lembrar que o professor ‘é o pai e a mãe’ de todas as profissões, pois se consolidam pelas mãos deste profissional. Disse ainda que em países mais desenvolvidos, como o Japão, a figura do professor é uma das mais respeitosas.

Para o líder da base governista da Assembleia Legislativa, deputado Brito Bezerra (PP), o Poder Legislativo estendeu estas homenagens a todos os professores do Estado. Recordou que na infância, uma das frases dita pelo pai é que a educação é o único presente que um pai pode deixar ao filho. “Educação é tudo, forma, informa, insere e essa homenagem é muito mais que justa”, pronunciou.

O deputado Joaquim Ruiz (PTN), em discurso, recordou que a Assembleia Legislativa aprovou projetos importantes para os professores e que hoje são leis, como a nº 892/13, relacionado ao enquadramento destes profissionais, concurso para professor indígena e horas aulas; alteração na Lei nº 053/01, com extensão de benefícios a categoria; e, por fim, com o recente projeto de lei, de própria autoria, que estabelece porcentagem de cota no vestibular da UERR (Universidade Estadual de Roraima).

Por fim, a deputada Angela Aguida Portella (PSC) parabenizou todos os profissionais pelas conquistas. Falou da trajetória profissional, por ser professora de carreira, e entender que quem escolhe este caminho é forte e pode transformar o mundo.

Yasmin Guedes