Cine ALE Cidadania receberá alunos do município do Cantá, nesta quarta-feira  

Os alunos da Escola Estadual José Aureliano da Costa, localizada na sede do município do Cantá, a 38 quilômetros de Boa Vista, vão iniciar o mês de novembro envolvidos em uma atmosfera cultural. Eles são os contemplados desta semana com o Cine ALE Cidadania, um programa da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), de autoria do deputado Jalser Renier (SD).

A sessão cinematográfica será no Cine Super K, a partir das 14h30, quando irão assistir ao filme Thor: Ragnarock, e terão direito a refrigerante, água e pipoca. Antes de iniciar o filme, os alunos vão assistir um vídeo informativo sobre gravidez na adolescência.

Uma parcela significativa dos 261 estudantes da escola do Cantá, conforme explicou o coordenador do Cine ALE Cidadania, Ademir Barros, nunca foi ao cinema. Esses alunos na faixa etária de 12 a 17 anos serão presenteados em dose tripla na tarde do dia primeiro de novembro, quarta-feira: lazer e cultura por meio da sétima arte, o cinema, além de irem assistir Thor: Ragnarok, em 3D, um dos filmes mais esperados do ano, cuja bilheteria antecipada iniciou em setembro.

“Muitos deles nunca foram ao cinema por diversos motivos como o difícil acesso e por ser muito caro para as condições financeiras dos pais. Boa parte deles não conhece sequer a capital de Boa Vista. Então nesta quarta-feira será uma grande oportunidade e uma festa para todos”, disse Barros.

A diretora da escola, Neusa Simplício de Andrade, contou que os alunos estão eufóricos ao saber que vão assistir no cinema ao filme Tor: Ragnarok. “Os alunos estão contando os dias e as horas para ver esse filme em 3D, e em um cinema de verdade. Aqui no Cantá muitas crianças e até adultos, principalmente os adultos, nunca foram ao cinema”, disse a diretora.

Essa é a terceira vez que a diretora acompanha alunos de diferentes escolas para participarem do Cine ALE Cidadania, um programa que ela avalia como necessário aos alunos da rede pública de ensino, principalmente pela escassez de projetos voltados para o lazer e a cultura que atendam esse público alvo.

“Conheço esse programa há muito tempo porque fui gestora de outras escolas e acompanhei as turmas, assim como estou tendo a oportunidade de acompanhar mais uma vez nesta quarta-feira. Aqui no Estado, quando falamos em cultura, todos havemos de convir que essa área de lazer e de projetos sociais deixam muito a desejar. Aqui no Cantá não é diferente e os adolescentes ficam ansiosos sem ter o que fazer. Temos esporte, mas ainda é capenga. Sabemos que quando não se ocupa a cabeça com coisas sadias, a tendência é seguir um caminho contrário. Aqui no Cantá a gente remedia, quando há sábados letivos, e faz uma sala de cinema escurinha e passa o filme no data show, mas nunca é como no cinema de verdade”, disse.

Marilena Freitas

Escola do Legislativo promove aulão de História, nesta quarta-feira, 1º

Na próxima quarta-feira, 1º, no Núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre, cidade localizada a 75 quilômetros de Boa Vista, a Escola do Legislativo promoverá um aulão específico sobre História, a partir das 18h30, ministrada pela professora Margarete Almeida. O Núcleo fica na rua João XXIII, nº 1313, no Centro.

Este é o sétimo aulão com foco direcionado para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibular. Conforme a professora Margarete Almeida, os participantes encontrarão muito conhecimento contextualizado, dinamismo e resoluções de questões pertinentes as provas. “Eu gosto de trabalhar com essas pessoas bem interessadas, principalmente com dinamismo”, complementou.

Além do conteúdo, Margarete pretende ainda elevar a confiança e a autoestima de todos que pretendem realizar a prova no próximo final de semana. “O conteúdo trabalhado é bem simples, Brasil-Colônia, contextualizando para que ele [o candidato] possa entender que a história é uma só e que vai dar certo”, frisou a professora.

Para se sair bem, Margarete orienta que os candidatos fiquem atentos ao que pede o edital: observar o horário de abertura e fechamento dos portões, levando em consideração o fuso diferenciado de duas horas em relação a Brasília, levar caneta preta, desligar o celular ou, se possível, deixa-lo em casa.

A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, reforçou que todos os conteúdos proferidos pelos professores possuem embasamento, principalmente relacionado a provas passadas do ENEM. “São dicas, resolução de questões tendo como referência conteúdo de história. Margarete é uma professora renomada no nosso Estado e que participou do Super Aulão no sábado, dia 28, na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios”, disse. As inscrições acontecem no dia do evento.

Yasmin Guedes

Procuradoria Especial da Mulher entrega lenços arrecadados durante campanha

Na manhã dessa segunda-feira (30), na sede do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Procuradoria Especial da Mulher, aconteceu a entrega de dezenas de lenços arrecadados por servidores do Poder Legislativo à Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC).

A entrega fechou a programação alusiva a campanha ‘Outubro Rosa’ e contou ainda com uma palestra sobre cuidados, diagnóstico e diminuição de risco para a doença proferida pela acadêmica de medicina e voluntária na Liga, Beatriz Rangel.

Os lenços foram recebidos pela vice-presidente da LRCC, Jandira Negreiros, que agradeceu o empenho, a participação e a parceria da Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria, e de outros setores da Casa, em contribuir para a autoestima de mulheres acometidas pela doença.

“Essa parceria com a Assembleia é de longos anos, sempre contamos com o Chame e esse ano não poderia ser diferente. É importante que a sociedade se manifeste de todas as formas”, disse Jandira. Ela lembrou ainda da disponibilidade de equipe para atender sobre legislação as mulheres com câncer de mama, acolhidas pela entidade. A Liga Roraimense de Combate ao Câncer atua em Roraima há 25 anos e acompanha cerca de 400 mulheres por ano com serviços de psicossocial.

A diretora administrativa do Chame, Ana Nattrodt, parabenizou os envolvidos na campanha e que contribuíram, de alguma maneira, para fazer do Outubro Rosa um mês especial. “A Procuradoria Especial da Mulher, por meio do Chame, está fazendo a entrega simbólica desses lenços para a Liga. A procuradora [deputada Lenir Rodrigues (PPS)] nos incentivou muito e tivemos uma campanha bem farta e agora podemos ajudar essas mulheres”, colaborou.

Corrida – A vice-presidente da LRCC destacou que no dia 11 de novembro, a partir das 17h, haverá a II Corrida Azul e Rosa de Roraima pela Cura do Câncer, com percurso de 5 quilômetros. Foram disponibilizadas mil vagas e as inscrições são feitas na sede da Liga, localizada na avenida Ville Roy e no Ministério Público de Roraima, no Espaço Cidadania, na mesma avenida.

Para efetivar a inscrição, o interessado deve contribuir com gêneros alimentícios, café, feijão ou óleo, que serão destinadas as mulheres atendidas pelo programa Renascer, desenvolvido pela LRCC. No dia da corrida, pede-se para que o participante compareça de camiseta azul ou rosa.

Yasmin Guedes

Procon Assembleia divulga pesquisa com preços de produtos para o Dia de Finados

O Procon Assembleia disponibiliza a partir desta segunda-feira, 30, a pesquisa de preços sobre flores e arranjos comercializados no Dia de Finados, lembrado em 2 de novembro. Os técnicos do órgão visitaram quatro floriculturas em Boa Vista, nas proximidades dos principais cemitérios da Capital, onde verificaram os preços de itens como buquês, rosas individuais e de coroas grandes, médias e pequenas. Os preços variam entre 10 e 400 reais, dependendo do ítem escolhido.

A diretora do Procon, Eumária Aguiar, informou que esta não é uma pesquisa comparativa, mas ‘informativa’, para que os consumidores tomem conhecimento sobre os preços e os locais onde podem ser encontrados tais produtos. “Nós visitamos quatro floriculturas, onde verificamos preços bem diferentes, pois trouxemos exemplos de flores nacionais e importadas. Com estes dados, os consumidores poderão fazer um comparativo e adquirir os produtos de acordo com o orçamento”, explicou.

Para a pesquisa Clique Aqui foram escolhidos os seguintes itens para averiguação de preços: rosas, buquês e coroas de flores, entre rosas nacionais e importadas, flores do campo e margaridas.

Para quem deixar para última hora, pode contar com os comerciantes que montam estruturas em frente aos Cemitérios de Boa Vista. É o caso da comerciante, Euzanides Reis, 68, que trabalha com flores desde dos sete anos de idade, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, bairro São Vicente.

Ela explica que nesta época do ano o movimento e a renda aumentam em função do Dia de Finados. Euzanides comercializa flores e arranjos artificiais, porém explica que tem clientes fiéis há mais de vinte anos.

“Trabalho neste ramo há 50 anos, grande parte de tudo que eu vendo aqui, é produzido por mim. Minha organização para esta data começa em junho e a cada ano o movimento aumenta e com isso a produção também”, disse a empresária.

A pesquisa pode ser acessada no site da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do endereço eletrônico: https://al.rr.leg.br/.

Tarsira Rodrigues

 

Procon realiza ação no terminal de ônibus em Boa Vista, nesta terça-feira, 31

O Procon Assembleia vai realizar nesta terça-feira, 31, a partir das 8h, uma ação de orientação à população no terminal urbano de ônibus em Boa Vista, José Campanha Wanderley, localizado na rua Barreto Leite, Centro.

Durante toda a manhã os consumidores, segundo a diretora do Procon, Eumária Aguiar, poderão tirar dúvidas sobre os direitos na aquisição de bens e serviços, prazos para reclamação, de garantia e devolução de produtos, publicidade enganosa, entre outras realidades que integram as relações de consumo entre fornecedores e consumidores.

“A finalidade de realizar este evento no terminal será facilitar o atendimento às pessoas. Muitas vezes elas não dispõem de tempo para ir ao Procon por conta da correria do dia a dia. Vamos divulgar ainda aos comerciantes e fornecedores de serviços o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Serão distribuídos também adesivos com os números de atendimentos para que os consumidores possam demandar em casos de reclamações ou denúncias”, enfatizou.

Eumária Aguiar reforçou ainda que esta é mais uma etapa do projeto ‘Procon Mais Perto de Você’, que tem o objetivo de aproximar os cidadãos das ações do Legislativo.

Quem precisar dos atendimentos do Procon Assembleia, pode procurar também a sede do órgão, localizada na rua Agnelo Bittencourt, 216, Centro. Dúvidas e denúncias também podem ser enviadas e registradas por meio dos telefones: 4009-4820/4822/4823/4824/4826, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo endereço eletrônico proconassembleia@al.rr.leg.br, e solicitar o agendamento.

Tarsira Rodrigues

Estudantes se preparam para reta final antes do Exame

Restando poucos dias para a primeira etapa do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), candidatos moradores de Alto Alegre aproveitam as sextas-feiras para tirar dúvidas durante a realização dos aulões para vestibular/ENEM, que acontecem no Núcleo da Assembleia Legislativa.

Nessa sexta-feira (27), o tema foi redação, uma das provas com nota máxima no ENEM. A Débora Mille, de 17 anos, fará o Exame pela primeira vez e tem como meta cursar Nutrição. Antes da prova, confessou, o nervosismo e a expectativa se tornam maiores a cada dia. “Eu nunca fiz o ENEM e a gente fica naquela expectativa de como vai ser”, falou.

Sabrina Silva de Jesus, de 14 anos, assídua em todos os aulões, está no primeiro ano do Ensino Médio e, este ano, fará o ENEM para conhecer o processo da prova como um teste. “Para ter experiência e quando chegar no terceiro (ano), já ter uma base de como funciona”, comentou a adolescente.

Sobre a redação, disse gostar de textos dissertativos, mas receia que ao chegar no dia da prova a ansiedade torne a etapa mais difícil. “Como o aulão de hoje foi redação, já foi uma forma da gente aprender como fazer uma redação”, e contou que a esperança é de uma nota razoável na prova. Os aulões em Alto Alegre, segundo ela, têm sido importante para agregar mais conhecimentos para o pessoal da região.

Para o ENEM, a redação possui o formato de dissertação-argumentativa, o que abre a possibilidade do candidato de defender, em forma de texto, pontos de vista sobre o tema proposto pela banca elaboradora do exame, desde que não fuja do tema e desrespeite condições, culturas ou os direitos humanos.

O professor Cleyton Bonfim ensinou aos candidatos como elaborar uma redação sem falhas, a começar pela introdução. “Quando você faz um texto sem uma boa introdução, sem compreender o tema, com certeza você vai fazer uma introdução ruim e isso vai te levar para um desenvolvimento ruim”, alertou. Para ele, não há segredo na redação. A pessoa precisa colocar no papel as ideias de forma clara e concisa, de uma maneira que não cause embaraços ao avaliador e, ao final, alcance a sonhada nota mil.

Confira algumas dicas do professor Cleyton Bonfim:

– Compreensão do tema: o professor de redação explicou sobre a necessidade de o candidato compreender o tema proposto. “O primeiro ponto a observar é o que está sendo pedido. Toda redação vai trazer uma proposta e você tem que analisar a proposta”.

– Não fuja do tema: O tema da redação é surpresa para o candidato. Apesar das especulações sobre qual assunto vai ser abordado, Cleyton orienta que o candidato não desvie da proposta da prova. “Se fizer algo além da proposta, você já perdeu a sua chance de fazer um bom trabalho escrito.

– Se informe: A informação, segundo explicou, é essencial para não cair nas surpresas do Exame. A dica do professor é leitura, busca por informações sobre o que acontece no Brasil e no Mundo em jornais, sites de notícias, televisão.  “O avaliador espera receber um texto com muita informação. E como se adquire isso? Através da leitura, da observação dos fatos mundo a fora. O ENEM se preocupa com texto informativo”, explicou.

 

Yasmin Guedes

Procon Assembleia promove ação na zona Oeste de Boa Vista

Com o objetivo de conscientizar os fornecedores sobre os direitos assegurados aos consumidores pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), a equipe de técnicos do Procon Assembleia esteve neste sábado, 28, na área comercial localizada no entorno da Feira do Garimpeiro, na avenida Ataíde Teive, zona Oeste da cidade.

Durante a ação os técnicos distribuíram o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e esclareceram dúvidas sobre as relações de consumo entre clientes e empresários. Segundo uma das atendentes do Procon Assembleia, Verinha Paes, tanto consumidores quanto lojistas, possuíam dúvidas sobre os direitos e deveres.

“Hoje tivemos a oportunidade de deixar para eles o Código de Defesa do Consumidor e muitos consumidores já iniciaram a leitura na rua mesmo. Nossa equipe foi muito bem recebida pela população e pelos comerciantes aqui da zona Oeste”, afirmou Verinha.

A gerente de loja Ionaya Vasconcelos avaliou como positiva a ação e disse achar fundamental esse tipo de iniciativa, porque proporciona o consumidor e fornecedor momentos esclarecedores. “Acho importante estarmos sempre bem informados e em parceria com órgãos como o Procon Assembleia, pois tanto o comércio quanto os consumidores precisam estar cientes de seus direitos e deveres”, comentou.

Segundo a diretora do órgão de defesa do Poder Legislativo, Eumária Aguiar, esta é mais uma etapa do projeto ‘Procon Mais Perto de Você’. “Desenvolvemos um trabalho para estar junto do comércio, do comerciante e dos consumidores. Isso fortalece a relação de consumo que precisa ser estabelecida e respeitada por ambos. Hoje na Ataíde Teive distribuímos além do Código de Defesa do Consumidor, adesivos com os contatos do Procon”, disse.

Eumaria destacou ainda que os fornecedores estão cada vez mais atentos e interessados em manter uma relação responsável com o consumidor. Ainda segundo a diretora do Procon, eventos como estes tem despertado o interesse de empresários em treinar os funcionários, para que eles possam estar cada vez mais preparados para lidarem com situações de crise que envolvam os direitos e deveres do consumidor. “Quanto mais informação eles tiverem, mais proveitosa e responsável será relação de consumo”, destacou.

O Procon Assembleia está localizado na rua Agnelo Bittencourt, 216, Centro. Para mais informações há ainda os telefones 4009-4820/4822/4823/4824/4826, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo endereço eletrônico proconassembleia@al.rr.leg.br, e solicitar o agendamento.

 

Tarsira Rodrigues

Programas desenvolvidos pela Assembleia Legislativa são apresentados na exposição da Ala 7

Os projetos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR) foram apresentados durante o evento promovido pela Ala 7, antiga Base Aérea de Boa Vista, que abriu os portões para que a comunidade roraimense conheça às atividades da Força Aérea Brasileira (FAB) em Roraima e na Amazônia, que nesta segunda-feira, 30, completará 33 anos de instalação no Estado.

A Ala 7 além de apresentar à população o trabalho inerente à FAB, com exposições de vários equipamentos, também está realizando as ações sociais voltadas para a saúde, lazer e cidadania. É neste contexto que a Assembleia foi convidada par apresentar os programas executados pelo Poder Legislativo, e orientar as pessoas a como proceder com relação aos casos envolvendo violência doméstica, tráfico de pessoas e violação aos direitos do consumidor. Apresentou ainda as atividades do Abrindo Caminhos, que oferece aulas de jiu-jiutsu, ginástica rítmica, balé, futebol, coral, música e cursos de idiomas.

“Recebemos o convite e estamos aqui com todos os nossos programas como o Abrindo Caminho, o Procon Assembleia, Cine Ale Cidadania, Chame (Centro de Apoio à Mulher) e o Fiscaliza Roraima, com o intuito de mostrar para comunidade o trabalho que desenvolvemos na Assembleia. A Mesa Diretora que está hoje à frente da Assembleia tem o intuito de estar muito junto da comunidade”, explicou Eumaria Aguiar, diretora do Procon Assembleia. O Núcleo de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher levou a caixa small jail box (que ilustra a prisão das mulheres vítimas do tráfico), além de folders.

O coronel aviador da Ala 7, Eric Breviglieri, ressaltou que essa parceria também faz parte do papel social da FAB. “A Força Aérea tem consciência do seu papel social então estamos realizando também diversas ações cívicas-sociais com a parceria de órgãos municipais, estaduais e da Assembleia Legislativa. É um evento para a família para comemorar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, que coincide com os 33 anos da FAB no Estado”, disse o coronel aviador.

O biólogo Anderson Rocha aprovou a ideia do Fiscaliza Roraima, um dos mais jovens projetos da Assembleia que tem como finalidade recepcionar denúncias da comunidade com relação às atividades executadas pelos demais poderes como, por exemplo, mau funcionamento do serviço de saúde, saneamento básico, asfalto e etc.

“É interessante conhecer, por ocasião dos portões abertos da Base Aérea, outras ações desenvolvidas lá fora, por outros órgãos, como o Fiscaliza Roraima. Sempre me perguntei a quem denunciar uma praça que está danificada, uma rodovia ou rua mal conservada, com buracos, para que possa ser providenciado o conserto. Não sabia onde procurar, mas aqui me informaram sobre o Fiscaliza Roraima e achei muito legal”, disse Rocha.

A doceira Elisângela Brandão está em Roraima a dois anos e meio. Depois de conhecer as ações da Assembleia vai aproveitar para matricular os filhos no Abrindo Caminhos. “Já havia visto na TV, mas não sabia como fazia para ter acesso. Hoje eu conheci melhor e como tenho dois filhos, vou ver se eles têm interesse nas atividades, porque eu achei bem interessante”, contou.

A coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, além de apresentar à população como funciona o programa, levou para o evento uma pequena demonstração do trabalho desenvolvido. “Estamos informando onde as pessoas devem nos procurar e quais documentos precisam apresentar na hora da inscrição. Trouxemos também um pouco de brincadeira e nossas palhaças que fazem a alegria das crianças”, disse Viviane.

Marilena Freitas

Alunas da ginástica rítmica do Abrindo Caminhos participam de torneio estadual

As alunas da ginástica rítmica do programa Abrindo Caminho, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR) participaram neste sábado, 28, no Ginásio Senador Hélio Campos, do 1º Torneio de Jovens Promessas da Ginástica Rítmica de 2017, um evento promovido pela Federação de Ginástica de Roraima em parceria com Centro de Excelência Caixa. Esse é o segundo campeonato que elas participam nas categorias pré-infantil e infantil.

A professora Iraima Carvalho Bríglia disse que por ser a segunda competição as meninas estavam mais bem preparadas. “Elas sabem onde foi que erraram na primeira vez, e agora se prepararam melhor. Nossa expectativa é sempre a melhor, mas o que vale é competir e isso elas fizeram muito bem. E todas elas, inclusive as que não estão competindo hoje, a cada dia melhoram o desempenho e estão crescendo com relação à disciplina e à postura”, disse.

Das quatro ginastas que participaram da competição, Letícia Nicole Nascimento Oliveira, 9 anos, representava a ginástica rítmica do Núcleo da Assembleia Legislativa no município de Alto Alegre, localizado a 96 quilômetros de Boa Vista. “Minha família me disse para eu ter coragem, esquecer o medo e ganhar a medalha. Estou muito feliz com a medalha de participação, pelo menos eu competi e ganhei alguma coisa”, comentou.

A mãe da Leticía, a comerciante Lesiana Souza do Nascimento, estava feliz com a participação da filha. “É uma satisfação muito grande, e se ela quiser seguir carreira eu vou apoiar. Desde pequena ela tinha vontade de fazer ginástica rítmica, mas somente agora realizamos o sonho dela com o apoio do Abrindo Caminhos, um programa muito bom, que está orientando e tirando as crianças do mau caminho”, comentou, ao salientar que no interior é comum as crianças não terem oportunidade.

A ginasta Camilly Vitória dos Santos, 11 anos, já havia enfrentado um campeonato este ano, portanto menos ansiosa. “Hoje estou muito emocionada, mas mais tranquila porque me preparei bastante”, disse, ao relatar que depois de entrar no programa Abrindo Caminhos passou a ser mais esforçada na escola, tendo como resultado notas melhores. “Agora eu só tiro 10”, afirmou.

O programa Abrindo Caminhos começou no final de 2016 e foi idealizado pelo presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), e oferece atividade extracurricular voltada para a educação, cultura, esporte e lazer, com aulas de balé, teatro, coral, inglês, espanhol, violão, futebol, jiu-jitsu.

Marilena Freitas

Preparação para Enem lota aulão da Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios Unidade Silvio Botelho, localizada no bairro de mesmo nome, zona Oeste de Boa Vista, promoveu na tarde e noite deste sábado (28), o primeiro ‘Super Aulão’ da instituição, com as disciplinas de História, Raciocínio Lógico e Língua Portuguesa.

O conteúdo das aulas, direcionado para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular, atraiu centenas de pessoas interessadas em atualizar informações sobre as matérias, bem como tirar dúvidas em questões elaboradas pela equipe técnica da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Roraima.

A estudante Elene Marçal Silva aproveitou o ‘Super Aulão’ para revisar conteúdos, pois pretende fazer futuros concursos. “Muito interessante essa iniciativa da Assembleia e o melhor de tudo é gratuito, então os concurseiros têm que aproveitar esses aulões”, disse ela, ao revelar que sonha em se tornar servidora pública do Tribunal de Justiça de Roraima, enquanto esse momento não chega, aproveita as oportunidades que aparecem.

Já o estudante de 17 anos, Jeffersson Soares, fará o vestibular para Medicina, o mais concorrido do Estado. Por isso, precisa aproveitar cada instante para estudar e revisar conteúdo. “A preparação está sendo o máximo possível para aprender muito mais, absorver os conhecimentos e também para que eu possa ter melhor preparação para universidade eliminar alguns concorrentes”, completou.

Emelly Kamila Oliveira, 19 anos, aluna da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios na modalidade pré-vestibular/ENEM, concorrerá a uma vaga em Enfermagem. A estudante garantiu que as aulas foram proveitosas e avaliou de forma positiva a condução dos professores com a proposta do evento.

O super aulão reuniu três renomados professores atuantes em preparatórios para concurso e vestibular, como Margarete Almeida, com História; Abel Mangabeira, com Raciocínio Lógico; e Willer Lira com a disciplina de Língua Portuguesa. Foram mais de seis horas de atividades direcionadas para pessoas de todas as idades.

A professora Margarete Almeida abordou sobre a História do Brasil, principalmente sobre o giro de economia, desde a extração do pau-brasil a mineração. Para se sair bem na prova, disse ela, o candidato precisa observar os detalhes das questões. “E a história é muito complexa, então quando tiver um professor e ele aprender a contextualizar, dá certo e o aluno se dá bem”, contou.

Sobre a aula na tarde deste sábado, muitos alunos interagiram e participaram da atividade. Para ela, é importante essa ação da Assembleia Legislativa em proporcionar mais educação para as pessoas, principalmente na zona Oeste da cidade. “Fiquei entusiasmada. Primeiro, a sala cheia. Eu vi o que é interesse mesmo. O que foi proporcionado pela assembleia está de parabéns”, falou Margarete.

Pela segunda vez, o professor de raciocínio lógico, Abel Mangabeira, participa de um aulão promovido pelo Poder Legislativo. “Os alunos daqui sempre são bastante receptivos, gosto de vir a Roraima, gosto do estado, gosto do calor desse povo”, e ressaltou a participação de todos e com feedback esperado.

E para a semana que antecede o Enem, Abel Mangabeira explicou que o melhor é a revisão. “Se ele [candidato] ainda não se sente seguro, tem que revisar as questões anteriores do Enem porque os tópicos que caem são, basicamente, os mesmos, mudam umas coisas ou outras”, colaborou o professor.

A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, frisou a preocupação da Mesa Diretora da Assembleia em oportunizar momentos como este. “Já fizemos o aulão de rua, aulão na Assembleia, aulão no município de Alto Alegre e na nossa unidade da rua Agnelo Bittencourt”, pontuou.

Yasmin Guedes