PARLAMENTO AMAZÔNICO Gabriel Picanço fala sobre expectativas à frente da vice-presidência

Fotos: SupCom ALERR

O deputado Gabriel Picanço (PRB) foi eleito primeiro vice-presidente do Parlamento Amazônico, durante a 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), que ocorreu em Gramado no Rio Grande do Sul (RS). Ele atuará no biênio 2018/2019. Picanço adiantou que uma das pautas principais será destravar o processo da construção referente às obras da linha de transmissão de energia elétrica entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR), o Linhão de Tucuruí.

“O Parlamento Amazônico é uma associação muito importante e irá nos ajudar a conseguir avanços fundamentais para Roraima, pois nossos interesses são diferentes das demais regiões do País. Aqui temos outras prioridades e a união com os demais parlamentares de outros estados da região Norte é essencial para chegarmos ao nosso objetivo, como a regularização das terras e construção do Linhão de Tucuruí, que trará a segurança energética para o Estado de Roraima. Vamos conseguir, tenho certeza”, afirmou o 1º vice-presidente. E a primeira reunião do Parlamento Amazônico, no que diz respeito a nova gestão, já está agendada segundo Picanço. “Já marcamos para junho o primeiro encontrodo Parlamento Amazônico, porém a data ainda será confirmada. Na ocasião os 252 deputados da Amazônia irão se reunir e colocar na mesa de discussões as principais demandas dos Estados que compõem o grupo”, confirmou.

Do Estado – O novo presidente do Parlamento Amazônico, para o biênio 2018/2019, é o deputado Wellington do Curso (PP), do Maranhão. De Roraima foram eleitos, além do deputado Gabriel Picanço (PRB), 1º vice-presidente; Lenir Rodrigues (PPS), primeira-secretária; Coronel Chagas (PRTB), secretário de Minas e Energia; Zé Galeto do (SD), secretaria de Agricultura; e o deputado Joaquim Ruiz (PDT), membro do Conselho Fiscal da Unale. O Parlamento Amazônico é formado por 252 deputados estaduais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O objetivo é buscar alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico para os desafios vivenciados na Amazônia.

Tesoureiro – Gabriel Picanço foi eleito ainda tesoureiro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale). “A Unale é muito forte, somos 1.059 deputados e para mim é um orgulho, pois trata-se de uma instituição gigante onde poderemos também trabalhar em defesa dos direitos do nosso Estado”, enfatizou o parlamentar de Roraima.

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

Escola do Legislativo abre inscrições para curso de Informática Básica

Fotos: SupCom ALERR

Os interessados em conhecimentos na área de informática não podem ficar de fora de mais uma turma do curso de Informática Básica, oferecido pela Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho. As inscrições iniciam na próxima sexta-feira, 18, e mais de 50 vagas estão sendo ofertadas, no turno da manhã, das 8h às 10h e das 10h às 12h.

O início das aulas está previsto para o dia 28 de maio e quem deseja fazer a inscrição deve se dirigir até a Escola do Legislativo, localizada da rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1.313, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista. Inaugurada em agosto de 2017, a unidade educacional do Poder Legislativo na zona Oeste, já formou 15 turmas de Informática Básica e com isso mais 350 alunos já estão com os certificados no currículo.

Uma dessas histórias de qualificação por meio das aulas gratuitas oferecidas pela Escola do Legislativo é do autônomo Francisco Pinheiro, 32. Ele conta que fez o curso de Informática Básica no final do ano passado e que antes de participar do curso, nunca tinha tido contato com a disciplina. “Eu aprendi coisas que nem imaginava, todo esse conhecimento está servindo tanto para o meu dia a dia, quanto para abrir portas na área profissional, pois com este curso fica mais fácil conseguir emprego. Estou pensando ainda, tão logo estiver de volta ao mercado de trabalho, em comprar um computador para praticar tudo o que aprendi”, explicou.

E quem ainda está concluindo o curso também acredita que é uma oportunidade que vai abrir portas no futuro. É o caso de Eidiane Nunes dos Santos, 17 anos, que iniciou recentemente o curso de Informática Básica e espera que os conhecimentos adquiridos sejam a base para o mundo profissional. Ela é moradora do bairro Nova Esperança, localizado há aproximadamente 5 quilômetros do bairro Silvio Botelho e que vai às aulas de bicicleta. “Aqui temos professores qualificados e além do curso inteiro gratuito, temos ainda o material didático. Todo esforço vale a pena. Assim que terminar este, vou fazer outro”, relatou satisfeita a jovem.

A coordenadora da Escola, Cristina Mello, disse que essa é a proposta da instituição de ensino: proporcionar ensino de qualidade e acessível para as pessoas. “São mais de 350 alunos formados na Informática Básica e isso é gratificante e com mais esta turma, esperamos contribuir mais ainda por meio da educação”, comentou.

Para se inscrever os interessados devem se dirigir a sede da Escola e levar os documentos pessoais. Outras informações pelos telefones: 95-4009-4834, 98402-3402 e 0800-095-0047. Contatos podem ser feitos ainda pelos e-mails: escoladolegislativo@al.rr.leg.br e escoladolegislativocursos@al.rr.leg.br. A Escola funciona das 8h da manhã às 22h.

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

Lenir é eleita para Conselho Deliberativo da Unale e secretária do Parlamento Amazônico

Fotos: SupCom/ALERR

 

A deputada Lenir Rodrigues (PPS) foi eleita membro do Conselho Deliberativo da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos) durante a 22ª Conferência, realizada na semana passada, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Na ocasião ela também escolhida por meio de primeira-secretária do Parlamento Amazônico.

“Foi com muita alegria que recebi essa notícia de ter si eleita para o Conselho Deliberativo da Unale, que é uma entidade importantíssima, e que poderemos contribuir efetivamente para o desenvolvimento das atividades da nossa instituição, principalmente no aspecto legislativo no país”, disse a parlamentar.

Como a Unale trabalha diretamente às demandas legislativas junto ao Congresso Nacional, Lenir explicou que haverá a necessidade de se deslocar, sempre que necessário até Brasília para tratar das questões inerentes ao Legislativo. Para a deputada, ser eleita como primeira-secretária do Parlamento Amazônico também é muito representativo para Roraima.

“Desde o primeiro ano de mandato temos trabalhado efetivamente no Parlamento Amazônico e agora fui eleita a primeira secretária, o que muito nos honra. Mas Roraima sempre tem se apresentado com um grupo de parlamentares nas discussões dos assuntos pertinentes à Amazônia”, afirmou.

Lenir ressaltou que o Parlamento Amazônico, que reúne os noves estados da Amazônia Legal, de forma integrada tem buscado discutir os assuntos e resolver os problemas que aflige cada Estado. “Nós, de Roraima, por exemplo, temos lutado para solucionar a questão do Linhão de Tucuruí para que Roraima passe a ser integrado ao SIN (Sistema Interligado Nacional). Somos 251 parlamentares e essa união faz com que tenhamos a capacidade de articular políticas públicas para a Amazônia Legal”, concluiu.

 

Marilena Freitas

SupCom ALERR

“Assembleia ao Seu Alcance” acontecerá em Mucajaí na quinta-feira, 17

Fotos: SupCom ALERR

A Assembleia Legislativa de Roraima realiza na próxima quinta-feira (17), na cidade de Mucajaí, 55 quilômetros de Boa Vista, a quinta edição de 2018 do programa ‘Assembleia ao Seu Alcance’. São esperadas aproximadamente cinco mil pessoas, no Complexo Cenográfico e Cultural ‘Estevão dos Santos’, a partir das 16h, local onde acontecerá o evento.

Os moradores da região terão a disposição atendimentos médicos gratuitos e lazer para as crianças. Terão ainda os programas permanentes do Poder Legislativo como o Cine Ale Cidadania, o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Abrindo Caminhos, Procon Assembleia, Escola do Legislativo e o Fiscaliza Roraima.

Às 17h, os moradores de Mucajaí e adjacências irão acompanhar uma sessão plenária, com a participação dos deputados estaduais, momento em que a população poderá apresentar as demandas mais urgentes do município. “O Assembleia ao Seu Alcance é um programa que está dando certo. A população participa ativamente em todos os lugares que percorremos. Temos o trabalho durante e depois da passagem desta ação, ou seja, é um trabalho sério e comprometido com a população”, frisou o presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD).

O ‘Assembleia ao Seu Alcance’, conforme explicou o parlamentar, tem a proposta de aproximar mais a população ao Poder Legislativo, para conhecer a atuação do parlamentar e no que a Assembleia Legislativa pode atuar em prol das pessoas. Em 2018 foram atendidos cidadãos dos bairros Cidade Satélite, Residencial Vila Jardim, Nova Cidade e São Bento, todos na zona Oeste, e Caroebe, região Sul do Estado.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

BLITZ EDUCATIVA Núcleo promoverá evento sobre exploração sexual contra crianças e adolescentes

Fotos: SupCom ALERR

A Assembleia Legislativa de Roraima, por intermédio do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, da Procuradoria Especial da Mulher, realizará uma blitz educativa no dia 17, das 17h às 21h, na Rodoviária Internacional de Boa Vista. O evento faz parte da programação referente a Semana Estadual do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação consiste em sensibilizar as pessoas que utilizam o local, como viajantes e comerciantes, sobre os riscos do tráfico humano para diversos fins, entre eles a exploração sexual. O local, conforme a organização é considerado de risco, devido a movimentação de cidadãos que se deslocam para outros municípios, Estados e até mesmo para fora do País.

Um dos parceiros do Núcleo e membro da Rede de Enfrentamento, o presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Flávio Corsini Lírio, explicou que durante toda a semana, as entidades envolvidas na temática realizarão uma programação voltada à conscientização e prevenção, com a realização de palestras em escolas, rodas de conversa e as blitze educativas.

“Na quinta-feira, na Rodoviária Internacional vamos ter uma panfletagem sobre o tema, sobretudo nesse momento de imigração com a presença dos nossos ‘hermanos’ venezuelanos e que isso aumenta a vulnerabilidade das nossas crianças”, disse Corsini ao ressaltar a importância de se transmitir a informação a todos os cidadãos.

O Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima levará para a rodoviária, materiais informativos como panfletos, exposição de banners com explicação sobre os vários tipos de tráfico humano, seja para exploração sexual, trabalho escravo ou tráfico de órgãos, por exemplo.

Data – 18 de Maio foi escolhido para mobilizar a sociedade brasileira sobre a violência sexual, cometida contra crianças e adolescentes, em referência a um crime bárbaro ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), contra Araceli, uma menina de oito anos, sequestrada, estuprada e assassinada.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Desfibrilador Cardíaco é instalado na Assembleia Legislativa

Fotos: SupCom ALERR

O Estado de Roraima ocupa o último lugar no ranking da pesquisa do Ministério da Saúde, com taxa de 0,88 de óbitos, a cada 100 mil habitantes, por infarto agudo do miocárdio, popularmente conhecido como parada cardíaca ou infarto, que é a segunda causa de morte mais comum no mundo. Como prevenir é melhor que remediar, a Assembleia Legislativa de Roraima instalou na Guarda Militar, um Desfibrilador Cardíaco Externo Automático. O local é de fácil acesso e sempre tem a presença de um policial de plantão e treinado, que poderá auxiliar qualquer pessoa na hora de uma eventual emergência.

O Poder Legislativo de Roraima sai na frente com essa iniciativa, haja vista que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família um projeto de lei que visa tornar obrigatória a manutenção e disponibilização de desfibrilador cardíaco em locais de grande movimento. “A Assembleia Legislativa é a Casa do povo e, como tal, recebe diariamente expressiva quantidade de pessoas, além dos nossos servidores. Então adquirimos o Desfibrilador Automático para que, diante de uma eventual emergência, possamos reverter uma parada cardíaca e salvar uma vida”, disse o presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD).

O aparelho pode ser operado por qualquer pessoa, conforme explica a enfermeira Luciana Gomides. “Desde que a pessoa se mantenha calma na hora de operar, o próprio aparelho dá todos os passos que devem ser seguidos na hora de operá-lo. A nossa orientação é que em caso de uma pessoa desmaiar dentro da instituição, que chamem de imediato um policial da Guarda Militar da Assembleia, para que seja executado o atendimento, e mesmo que não tenha servidores do ambulatório, os policiais já foram treinados para essa situação”, explicou.

Conforme detalhou Luciana, na hora da emergência, o primeiro atendimento é verificar se a pessoa está respirando e se tem pulso. “Em seguida, vamos fazer as massagens cardíacas com o desfibrilador, enquanto outra pessoa aciona o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). É importante na hora do atendimento manter a calma”, ressaltou.

O chefe da Guarda Militar, coronel Natanael Felipe, disse que todos os policiais fizeram o treinamento para aprender a manusear o desfibrilador em casos de urgência. “É um treinamento simples, e não é complicado utilizar o equipamento. Todos os policiais da Guarda Militar da Assembleia estão treinados para, se for o caso, usar o aparelho”, afirmou.

Desfibrilador – É um gerador de energia elétrica de tensão regulável, capaz de estimular o coração com dificuldades de contração. Ele traz as instruções que são repassadas por meio de um dispositivo de som.

 

Marilena Freitas

SupCom ALERR