Pular para o conteúdo

MUCAJAÍ – Núcleo da Assembleia altera rotina de moradores com programas sociais

Foto: SupCom ALERR

Cerca de mil pessoas são beneficiadas, direta e indiretamente, com as ações do Poder Legislativo em Mucajaí. Após a instalação de núcleos no interior do Estado, a Assembleia Legislativa de Roraima tem modificado a rotina de crianças e adultos por meio de programas como o Abrindo Caminhos e a Escola do Legislativo.

Um exemplo é Nauany Pinheiro, que aos 9 anos viu o sonho de ser bailarina se tornar realidade. Ela é moradora de Mucajaí, Centro-Sul do Estado, a 55 quilômetros de Boa Vista. Inscrita no programa Abrindo Caminhos, a menina pratica aulas de balé clássico duas vezes por semana com a professora Lilian de Paiva. “Eu queria muito, mas meus pais não tinham condições de pagar o balé”, disse a menina que agora aproveita a oportunidade, de forma gratuita.

Aos 19 anos e com 10 anos de experiência na área, Lilian de Paiva acompanha a evolução de cada menina da turma. Duas vezes por semana, ela pega a estrada entre Boa Vista e Mucajaí para ensinar a arte da dança.

São seis turmas divididas entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. “As meninas daqui são dedicadas e para cada idade há uma metodologia diferente. Faço cronogramas, elas acompanham tudo e pegam super bem”, frisou a professora.

Os moradores do município têm acesso a aulas de balé, jiu-Jitsu, futebol, zumba e coral, como parte do programa Abrindo Caminhos. Para quem deseja capacitação, há ainda os cursos de inglês, espanhol e informática, além da oferta de cursos preparatórios para concursos públicos.

Para Helena Alves, de 11 anos, toda ida ao núcleo tem rendido aprendizado e crescimento pessoal, principalmente quando se trata das aulas de informática. A pré-adolescente não sabia ligar um computador e hoje, com dois meses de curso, já consegue formatar documentos, pintar e até mesmo fazer tabelas. “Gostei muito do curso e do nosso instrutor, porque ele ensina a gente bem”, resumiu.

Na modalidade, de acordo com o instrutor Anderson dos Santos, são 192 cursistas divididos em 12 turmas. Para ele, a palavra evolução é a marca destas  crianças, jovens e adultos que procuraram as aulas para conhecerem o mundo virtual. “Em apenas dois meses, crianças que não tinham nenhum conhecimento sobre informática, hoje já sabem digitar textos, fazer formatações, ligar e desligar computador, trabalhar com internet, recursos que antes eram difíceis para ele”, frisou.

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas