Funrio acata recomendação do MPRR sobre concurso público da Assembleia Legislativa

Instituição retificou o edital e abriu prazo para recurso de candidatos contra supostas irregularidades no dia das provas

Foto: SupCom ALERR

 

A Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa e Ensino da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), responsável pela aplicação do concurso público da Assembleia Legislativa de Roraima, acatou recomendação do Ministério Público de Roraima e, nesta terça-feira (3), retificou o edital do certame para abrir prazo para recurso de candidatos contra supostas irregularidades apresentadas no dia das provas. 

O ajuste está registrado no diário do Poder Legislativo, que pode ser acessado pelo link http://diarios.al.rr.leg.br/diarios-2018/2018-jul/summary/328-julho/5243-ed-2788-a-03-07. O formulário para ingresso de recurso estará disponível no site da Funrio (www.funrio.org.br) nos dias 4, 5 e 6 de julho, conforme indicado no anexo I do edital. Será admitido um pedido de recurso por candidato.

O superintendente geral da Assembleia Legislativa, Andreive Ribeiro, explicou que a Funrio resolveu acatar a recomendação do MPRR para modificar o edital nº 001/18 e permitir que, no prazo de recurso que começa amanhã, sejam trazidas as questões relacionadas a essas supostas irregularidades noticiadas, que teriam ocorrido no dia da prova. “Cada candidato que se sentiu prejudicado pode apresentar recursos, que ele será julgado”, explicou. 

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

ALTO ALEGRE – Mais 155 pessoas concluem cursos ofertados pela Assembleia Legislativa

Capacitações desenvolveram habilidades pessoais, além de orientar sobre assuntos úteis para concursos públicos e para a vida profissional

 

Fotos: SupCom ALERR

 

Mais 155 certificados foram entregues pelo Núcleo da Assembleia Legislativa de Alto Alegre aos concludentes de quatro cursos ofertados pela instituição. Estas pessoas agora estão orientadas sobre como falar em público, sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos de Roraima, defesa pessoal e empreendedorismo no ambiente de trabalho.

A cerimônia de entrega, realizada na tarde desta segunda-feira (02) contou com a presença do presidente do Poder Legislativo, deputado Jalser Renier (Solidariedade). Entusiasta da educação como caminho para o desenvolvimento social e pessoal, o deputado estadual afirmou acreditar que de fato, a educação é a base de tudo.

“Hoje o que apresentamos é apenas uma parte, mas reconhecemos a importância de se fazer e de se construir ainda mais coisas tendo como base a educação, porque educar é um desafio para aqueles que acreditam na capacidade de mudar esse Brasil”, ressaltou.

A professora Maria Santíssima da Silva, de 47 anos, moradora da comunidade de Sucuba, concluiu o curso de Defesa Pessoal. “A mulher precisa aprender a se defender porque está vulnerável à violência dentro e fora de casa”, observou.

O curso Empreendedorismo no Ambiente de Trabalho foi reservado para os servidores do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre. A servidora Jéssica de Jesus Santos contou que as dicas dadas durante o curso aperfeiçoaram as atividades desenvolvidas por cada funcionário.

“O curso nos ensinou como trabalhar em equipe para fortalecer as nossas relações profissionais, bem como tratar bem o nosso público. Os projetos desenvolvidos pelo Núcleo estão fazendo a diferença”, enfatizou.

No total foram entregues 155 certificados, sendo 57 do curso de Defesa Pessoal ministrado na comunidade de Sucuba e na sede do município; 42 de Empreendedorismo Ambiente de Trabalhou; 30 para o curso da Lei 053/01 e 26 certificados para quem fez o curso A Arte de Falar em Público.

 

Marilena Freitas

150 atletas de Alto Alegre participam de torneio interno de jiu-jitsu

Competição contou com participantes da sede e de comunidades vizinhas que integram o projeto Abrindo Caminhos

 

Fotos: SupCom ALERR

 

Olhos atentos, concentração e muita adrenalina. Foi neste ritmo o 4º Torneio Interno de Jiu-Jitsu promovido na tarde desta segunda-feira, 02, pelo Núcleo da Assembleia Legislativa no município de Alto Alegre, para 150 atletas do Programa Abrindo Caminhos.

O torneio contou com a participação dos atletas da sede do município, a 78 quilômetros de Boa Vista, e das comunidades indígenas Recrear, Sucuba e Raimundão, entre 20 a 40 quilômetros no entorno do município.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (Solidariedade), prestigiou o evento e pontuou que o torneio é o reconhecimento do esforço da equipe da Assembleia.

 “Quando se está determinado, as coisas conspiram a favor daqueles que confiam na sua responsabilidade. Aqui em Alto Alegre tudo está fluindo de forma natural, com resultados positivos, graças ao empenho de todos”, ressaltou.

Segundo o coordenador do Núcleo, Francisco Valões, o torneio integrou as comunidades e motivou os alunos. “Essa é a prova viva de que a Assembleia Legislativa se aproximou da população, resgatando essa criançada, dando o retorno que a sociedade alto-alegrense esperava”, avaliou.

A atleta Viviane Jofre, de 10 anos, treina jiu-jitsu há um mês, mas já conquistou a primeira medalha. “O jiu-jitsu é ótimo, porque evita que as crianças entrem no mundo das drogas. Depois desse projeto, o município melhorou muito”, disse.

Antes do Núcleo, o professor de jiu-jitsu Leandro Pacheco já desenvolvia um trabalho social junto às crianças. “Tínhamos apenas 70 crianças, mas depois que do projeto Abrindo Caminhos, atendemos mais de 600 crianças, que encontraram um novo caminho para transformar suas vidas”, contou.

A dona de casa Roberta Fabiana Rodolfo da Silva, da comunidade indígena Raimundão, estava muito feliz pela participação da filha de 8 anos, Larissa Mirela Oliveira, na competição.

“Minha filha ficou com o primeiro lugar e eu estou muito orgulhosa. Antes do jiu-jitsu ela só tinha como atividade a escola. Agora tudo mudou, e até na escola ela melhorou”, contou.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Cursos de capacitação estão com inscrições abertas na Escola do Legislativo

Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios tem oferta de vagas em cursos de idiomas, preparatórios e profissionalizantes

Foto: SupCom ALERR

Os interessados em aperfeiçoamento pessoal e profissional podem se inscrever nos cursos sobre como falar em público, autoestima, informática básica e inglês intermediário na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, das 8h às 22h, na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, na zona Oeste de Boa Vista.

Conforme a programação, serão 160 vagas para o curso Arte de Falar em Público, das 18h às 22h, a partir do dia 16 de julho. Já o curso sobre autoestima será das 8h às 12h, a partir do dia 4 deste mês. “Trabalhará essa parte pessoal de cada um e também como a autoestima faz a diferença para conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora da Unidade Silvio Botelho, Cristina de Mello.

Para informática básica, as aulas serão no período noturno, das 18h às 20h e das 20h às 22h, com 24 vagas disponíveis por turma a partir do dia 6 de julho. Já o curso de inglês intermediário, com carga de 30 horas, será das 8h às 10h, às segundas e quartas-feiras.

A inscrição pode ser feita diretamente no prédio da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios. O aluno deve apresentar originais e cópias de documentos pessoais como RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho;  CPF (Cadastro de Pessoa Física), Comprovante de Residência e um número de telefone para contato. Todos receberão certificados ao final dos cursos.

MATEMÁTICA – Inicia nesta terça-feira (3), na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios Unidade Silvio Botelho, o curso de matemática Nível Fundamental, voltado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em preparação para processos seletivos como do IFRR (Instituto Federal de Roraima) e da UFRR (Universidade Federal de Roraima). Os encontros serão todas as terças, das 10h às 12h, com o professor Abel Mangabeira.

E para comunidade que pretende aprender matemática básica, para concursos ou exames como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, as aulas iniciam das 14h às 16h e das 18h às 20h.

Mais informações pelo telefone 0800 095 0047.

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Atleta de Rorainópolis conquista pódio em campeonato mundial de luta livre

Aluno teve rotina de treinos intensivos para representar o projeto Abrindo Caminhos no Amazonas

 

Foto: Arquivo Pessoal

Com apenas dois meses de treino, o pequeno atleta Ytalo Bryan Emiliano, de dez anos, conquistou o terceiro lugar no 1º Campeonato Mundial Kids de Luta Livre, realizado neste domingo (1º) em Manaus (AM). Ele pratica jiu-jitsu no núcleo em Rorainópolis do projeto Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima.

O evento fez parte do Campeonato Mundial de Luta Livre Esportiva que, pela primeira vez, contou com a versão kids, com a participação de lutadores de 02 a 15 anos de idade.

O pai de Ytalo, o autônomo Hélio Coelho de Sousa, de 46 anos, ficou surpreso e satisfeito com o resultado, considerando o pouco tempo de treino do pequeno atleta. “Por ser uma competição de nível mundial, com outros atletas com mais tempo de treino, foi um ótimo resultado. Vamos nos preparar para o próximo campeonato em setembro, e vamos contar com o apoio do projeto Abrindo Caminhos”.

Hélio conta que soube do evento por meio de um sobrinho, professor de jiu-jitsu em Boa Vista, que chamou Ytalo para participar. Ao receber o convite, o pai do aluno pediu do professor em Rorainópolis um treinamento específico para a competição.

“O treino foi fundamental para que ele estivesse bem preparado para este campeonato”, salientou. Antes do campeonato, mesmo em poucas palavras, o menino falou da sua expectativa para o grande dia. “Quero ganhar medalha e conseguir imobilizar todo mundo”.

RORAINÓPOLIS – O Núcleo da Assembleia Legislativa em Rorainópolis funciona na rua Maranhão, sem número, no centro da cidade, localizada a 321 quilômetros de Boa Vista. Atualmente, 100 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos participam das aulas de jiu-jitsu.

Para a coordenadora da unidade, Waleria Souza, ter um aluno como Ytalo é motivo de alegria e inspiração para outros participantes. “O Abrindo Caminhos dá a esperança de um futuro promissor para muitas crianças aqui em Rorainópolis”.

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR