Procon Assembleia busca melhoraria em atendimentos bancários

Parceria entre o serviço de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa com a instituição bancária busca melhorias como a redução no tempo de espera nas filas

O Procon Assembleia realizou na manhã desta quarta-feira (16) uma ação educativa na agência do Banco do Brasil (BB), no bairro Liberdade, para alertar os clientes sobre seus direitos. A ação faz parte de uma parceria com a instituição financeira, que tem o intuito de melhorar a prestação de serviço aos consumidores.

Conforme o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, a ação conjunta é resultado de uma reunião com a Superintendência-Geral do BB, que tratou das demandas recebidas pelo Procon Assembleia com relação ao atendimento. “O banco abriu as portas para o Procon Assembleia orientar os clientes, porque entende que a parceria vai melhorar o atendimento e o consumidor vai se sentir mais seguro”, explicou o advogado.

Essa parceria permitirá desmistificar a ideia errônea de que o Procon Assembleia está apenas para  penalizar os fornecedores. A meta do órgão, que busca o cumprimento dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), é divulgar os que amparam tanto quem recebe quanto quem presta serviços.

“Queremos orientar consumidores e fornecedores. Começamos pela agência da Ataíde Teive, mas vamos visitar todas as agências do Banco do Brasil, para ver o que podemos melhorar em termos de parceria”, detalhou o advogado.

Demandas

Segundo o advogado, a Superintendência do Banco do Brasil já sabe onde tem que melhorar. “Uma das maiores reclamações é a demora na fila, apesar de existir uma lei municipal, infelizmente os bancos ainda não conseguem otimizar esse tempo. A outra demanda está relacionada à questão da segurança nos caixas eletrônicos”, informou.

O advogado adiantou que a instituição informou que já existe um programa em andamento para melhorar o atendimento nestes aspectos. “Esse programa vai otimizar o tempo, para que o consumidor não espere tanto na fila. No caso da segurança, o banco entendeu também que é preciso ter um olhar atento para essa demanda”.

Consumidores

A presença do Procon Assembleia dentro da agência chamou a atenção dos consumidores, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas com relação a outras demandas. Esse foi o caso do autônomo Mailton Soares de Moura, que pediu orientação para resolver um impasse junto a uma empresa de telefonia móvel.

“Foi bom encontrar o Procon aqui, para que resolvam esse problema para mim, de forma que eu não tenha que buscar a Justiça”, disse.

A dona de casa Lúcia da Silva ressaltou que a ação do Procon ajuda as pessoas a resolverem problemas com mais rapidez. “Nunca precisei do Procon, mas acho que o órgão faz uma ação maravilhosa. E quanto ao atendimento do Banco do Brasil, não tenho nada a reclamar”, afirmou.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

BRASIL X VENEZUELA – TV Assembleia estreia documentário sobre crise na fronteira

A equipe acompanhou de perto o conflito ocorrido no dia 23 de fevereiro, e os desdobramentos da decisão de Nicolás Maduro

A TV Assembleia estreia nesta quarta-feira (17) o documentário Fronteira Fechada, que retrata conflitos na divisa entre o Brasil e a Venezuela, e os desdobramentos após determinação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de impedir o trânsito entre os dois países. A produção será exibida às 13h, 18h30 e 21h03, pelo sinal aberto no canal 57.3, e pela Sky, no canal 357.3, e posteriormente será disponibilizada no canal da Assembleia Legislativa de Roraima no Youtube (www.youtube.com/user/ALERR1991).

A equipe acompanhou de perto o primeiro dia de conflito, ocorrido no dia 23 de fevereiro. Neste dia, a tensão se intensificou e resultou até mesmo em bombas de gás lacrimogêneo atiradas pela Guarda Venezuelana contra manifestantes que pediam a liberação de entrada de caminhões com ajuda humanitária.

O documentário exibirá ainda os desdobramentos e a mobilização dos deputados estaduais de Roraima, membros das Comissões de Direitos Humanos e de Relações Fronteiriças, além de representantes da Bancada Federal, que buscam junto ao Governo Federal, condições para reestruturar o Estado, penalizado pelos impactos da imigração em massa de venezuelanos para Roraima.

Documentários

A coordenadora da TV Assembleia, Sônia Lúcia Nunes, relata que a produção audiovisual é uma forma de abordar assuntos relevantes de forma mais aprofundada, já que nos jornais diários o tempo é reduzido.  “Além de ser uma emissora pública do parlamento, a TV busca sempre levar informações de interesse da população. Os documentários vêm justamente para trazer de forma mais detalhada, temas atuais para a nossa sociedade”, explicou.

A população pode sugerir assuntos para a produção de documentários. Para isso, basta entrar em contato com a produção da emissora pelo telefone (95) 98402-2774 ou pelo email tvassembleia57.3@gmail.com.

 

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Instituições em Bonfim recebem orientação sobre violência doméstica

Representantes de instituições que atuam no combate e acolhimento às vítimas de violência doméstica no município de Bonfim, cidade fronteiriça com a Guiana, a 124 quilômetro da Capital, participaram da segunda edição do projeto “Momento Chame” em 2019. A palestra foi ministrada pela equipe do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), na sede da Defensoria Pública na região, nesta terça-feira (16).

A equipe técnica do Chame é composta por advogada, psicóloga e assistente social. Elas repassaram aos participantes informações sobre os cinco tipos de violências praticadas contra as mulheres (sexual, física, moral, patrimonial e psicológica), Lei Maria da Penha (11.340/06), e orientaram sobre onde a vítima pode pedir ajuda, bem como as consequências destes crimes para crianças e adolescentes.

Participaram do encontro servidores da Defensoria Pública em Bonfim, Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e conselheiros tutelares de Bonfim e Normandia, instituições que formam a chamada Rede de Proteção à mulher. A próxima edição do projeto “Momento Chame” será em maio, na cidade de Alto Alegre (95km de Boa Vista).

O “Momento Chame” é um dos projetos educativos desenvolvidos pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, para informar os cidadãos sobre os serviços prestados pela instituição. “Nossa ideia é trazer para o Interior essa informação, não deixar só na Capital. Informar as pessoas sobre a importância da prevenção à violência doméstica, de romper esse círculo e sair desse relacionamento abusivo”, frisou a coordenadora do Chame, Elizabete Brito.

Violência em Bonfim e Normandia

Cerca de 24% dos processos criminais na Defensoria Pública de Bonfim estão relacionados a violência contra a mulher e ao estupro de vulnerável, como informou o defensor público Januário Lacerda. Ele destacou a importância da parceria com a Rede de Proteção. “Ela encurta essa distância das vítimas com a justiça”.

O conselheiro tutelar Francisco Vaz de Souza, do município de Normandia, atendeu ao convite do Chame e acompanhou as explicações. Para ele, a novidade foi conhecer mais sobre violência patrimonial. “Agora estou por dentro do assunto e ciente de que é um crime. É importante conhecer pra gente melhorar o atendimento no município de Normandia”.

Ele explicou que o Conselho Tutelar em Normandia recebe denúncias praticamente todos os dias. No geral, 60% dos casos envolvem situações de violência doméstica familiar. A participação na palestra auxiliará a equipe a desenvolver um trabalho mais humanizado e a detectar outros casos. “É bom conhecermos os direitos das mulheres e como autoridade, aprendemos mais sobre esse público”.

Texto: Yasmin Guedes 

Foto: Eduardo Andrade 

SupCom ALE-RR

MUCAJAÍ E RORAINÓPOLIS – Núcleos da ALE-RR estão com vagas abertas para atividades educacionais

Cursos de capacitação pela Escola do Legislativo e educacionais pelo programa Abrindo Caminhos são ofertados de forma gratuita à comunidade

Os núcleos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em Mucajaí e Rorainópolis estão com inscrições abertas para cursos ofertados pela Escola do Legislativo e programa Abrindo Caminhos. As inscrições são gratuitas.

Em Mucajaí, o programa Abrindo Caminhos está com vagas disponíveis para as aulas de coral e jiu-jítsu. No coral, podem participar crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e no jiu-jitsu, de 5 a 17 anos. As inscrições seguem até o próximo dia 25 e as aulas iniciam ainda esse mês.

Pela Escola do Legislativo, o Núcleo da Assembleia Legislativa em Mucajaí está com inscrições abertas para os cursos de inglês kids e básico, às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 10h às 12h; espanhol kids, básico e intermediário, todas as segundas-feiras das 8h às 10h e das 10h às 12h e às sextas-feiras, das 14h às 16h e das 16h às 18h. As aulas já iniciaram, mas as inscrições seguem até o final dessa semana.

O Núcleo do Poder Legislativo em Mucajaí fica na rua padre Ricardo Silvestre, s/n.

Rorainópolis

No município de Rorainópolis, o programa Abrindo Caminhos está com vagas disponíveis para as aulas de balé, jiu-jítsu e coral. Podem participar crianças a partir de sete anos para esta última modalidade, e de cinco anos para as demais.

Os cursos de capacitação na unidade de Rorainópolis, ofertados pela Escola do Legislativo, estão com inscrições abertas para os cursos de informática kids e básica, inglês kids e básico e espanhol kids e intermediário.

Em Rorainópolis o Núcleo da Assembleia Legislativa está localizado na rua Ulisses Guimarães, esquina com a Maranhão, no centro do município.

Inscrições

No ato da inscrição, os interessados devem levar originais e cópias de documentos pessoas dos pais e alunos, comprovante de residência, declaração escolar e uma foto 3×4, além de disponibilizar números de telefone para contato.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: SupCom ALE-RR

EVENTOS ESPORTIVOS – Comissão aprova projeto que isenta idosos de taxas de inscrição

Iniciativa busca incentivar a participação de pessoas com mais de 60 anos em eventos ligados ao esporte

Os membros da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que isenta idosos com mais de 60 anos do pagamento de taxas em eventos esportivos.

O deputado Marcelo Cabral (MDB) é autor da proposta e, segundo ele, o objetivo é incentivar a terceira idade a participar dos eventos esportivos no Estado. “Vemos o interesse dessas pessoas com mais de 60 anos de participar desses eventos, e que, às vezes, não têm dinheiro para se inscrever”, ressaltou.

Conforme a presidente da comissão, deputada Tayla Peres (PRTB), o projeto é importante para promover a saúde. “Isso vai incentivar os idosos a participarem do esporte, e participando do esporte, você tem mais saúde”, frisou.

Com a aprovação na comissão, o projeto de lei seguirá para votação em plenário e, caso aprovado, segue para análise do Poder Executivo, que poderá sancionar ou vetar a proposição.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva 

SupCom ALE-RR