Pular para o conteúdo

CPI da Saúde poderá pedir prisão de empresário por não comparecer às oitivas

Na reunião da CPI da Saúde (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa de Roraima desta terça-feira (28), o empresário Érick Barbosa foi citado mais uma vez por negociar suposto favorecimento às empresas Nova Médica e Amazon Medic durante processo licitatório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com o presidente da CPI, deputado Coronel Chagas (PRTB), Érick foi citado em diversos depoimentos por, supostamente, interceder em negociações junto a Sesau como representante de empresas. Por isso, ele foi convocado três vezes para oitivas na Assembleia Legislativa de Roraima e não compareceu a nenhuma delas.

A quarta tentativa será feita na próxima semana, caso não compareça, conforme o parlamentar, medidas legais serão tomadas. “Ele [Erick] tem frustrado as tentativas da CPI em ouvi-lo e foi garantido a ele acesso para saber tudo o que tem nos autos, ou seja, a possibilidade de ampla defesa, no entanto ele tem faltado”, esclareceu Coronel Chagas. “Se ele frustrar mais uma vez a CPI, deveremos adotar medidas para garantir esse depoimento e, se for necessário, o pedido de prisão temporária e enviaremos ao Poder Judiciário a quem cabe decidir sobre isso”, complementou.

O vice-presidente da CPI, Nilton Sindpol (Patri) defendeu o posicionamento de Coronel Chagas com o intuito de esclarecer as possíveis irregularidades apresentadas ao longo dos depoimentos. “Devemos ir ao Judiciário para ele [Érick Barbosa] sofrer logo as sanções legais. O cidadão quer os fatos esclarecidos e ele deve sim ser conduzido coercitivamente a esta CPI e se necessário a CPI deve requerer a prisão dele”.

Depoimentos

Dois depoimentos relacionados a contratos firmados neste período de pandemia pela empresa Nova Médica, eram aguardados pela CPI da Saúde para essa terça-feira, porém, um dos sócios informou estar com coronavírus.

Quem respondeu às perguntas dos parlamentares de hoje foi o empresário Carlos Atini, sócio da empresa Nova Médica, que afirmou aos membros da CPI da Saúde que não conhece Érick Barbosa e que o mesmo não representa a empresa em Roraima. Carlos participou da oitiva via internet direto de Belém (PA) e garantiu a disponibilização e-mails e contratos para análise da CPI.

A Nova Médica foi responsável por fornecer testes rápidos para detecção da Covid-19, bombas para ventiladores, oxímetros e móveis hospitalares, mas alega que não recebeu por parte do material. “O que me preocupa são os testes rápidos que estão parados em um depósito de Boa Vista e a nota fiscal foi negada por conta da suspensão do processo”, contou o empresário. Ao todo, disse Carlos Atine, foram comprados 20 mil testes em abril. Destes, 17 mil não foram distribuídos e possuem prazo de validade curto.

Questionado pelo relator, deputado Jorge Everton (MDB), sobre quanto cada teste custou à Sesau informou que R$165,00. “Nosso preço não está superfaturado”, defendeu.

Participaram da 43ª reunião da CPI da Saúde os deputados Coronel Chagas, Nilton Sindpol, Jorge Everton, Éder Lourinho (PTC), Evangelista Siqueira (PT) e a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), de maneira virtual.

 

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas