Os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos no pleito de 2022 tomaram posse neste domingo (1°), em sessão preparatória no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. A cerimônia marcou a abertura da 9ª Legislatura de Roraima, que vai de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026.
A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) conduziu os trabalhos da Mesa Diretora, conforme alteração do artigo 3º, § 1º do Regimento Interno da ALE-RR, que determina que a presidência interina deve ser assumida pelo deputado mais idoso.
Os deputados Catarina Guerra (União) e Cláudio Cirurgião (União) foram nomeados, respectivamente, como primeiro e segundo secretários da Mesa, para auxiliar a presidente.
Durante a sessão, foi confirmada a entrega dos documentos necessários e houve a leitura do termo de posse, assinado após o chamamento nominal dos deputados e o juramento de cada um.
Prestes a iniciar o sétimo mandato, Aurelina Medeiros destacou a importância da harmonia e parceria entre os Poderes para a continuação dos trabalhos.
“Nós entendemos que eles são independentes, autônomos, mas convergem para o mesmo objetivo. Então, a gente sempre tem que estar unidos e olhando o que é melhor para Roraima e a perspectiva de crescimento, pois temos uma população que demanda cuidado, compromissos e necessidades”, ressaltou Aurelina.
O deputado eleito Armando Neto (PL), da etnia Wapichana, declarou estar “esperançoso” para iniciar seu mandato e espera contribuir com a Casa do Povo.
“Espero dar a minha parcela de contribuição. Isso me deixa com muita força de vontade de estar com meus pares e ajudar no crescimento do Estado”, afirmou o parlamentar que tem a agricultura familiar, a educação e os povos indígenas como principais bandeiras.
Lucas Souza (PROS) é o parlamentar eleito mais novo entre os 24 deputados, e falou sobre carregar grandes responsabilidades por ser o mais jovem.
“Temos pautas importantíssimas para serem tratadas durante esses quatro anos, entre elas, a criação da Secretaria da Juventude, que é uma bandeira do deputado Soldado Sampaio [Republicanos], que me incumbiu de ser responsável por tratar sobre esses assuntos na Casa. Me sinto feliz”, contou.
Em comparação à legislatura anterior, que contava com seis deputadas, a que se inicia neste domingo terá uma parlamentar a menos. Joilma Teodora (Podemos), a deputada mais bem votada, lamentou a baixa participação feminina e espera que, futuramente, a Casa tenha mais adesão das mulheres.
“Somos cinco agora. Acredito que em outros mandatos virão mais mulheres, para que a gente possa empoderar mais ainda a nossa classe. A expectativa será sempre cuidar e dar prioridade à população e trabalhar sempre pelo bem-estar dela”, frisou.
Compuseram a mesa durante a cerimônia o governador eleito, Antonio Denarium (PP), o presidente do Tribunal de Justiça (TJRR), desembargador Cristóvão Suter, a procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro, o procurador-geral adjunto do Estado, Cláudio Belmino, vice-reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Silvestre Lopes, presidente da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), conselheiro Manoel Dantas, o defensor-geral Oleno Matos, o reitor da Universidade Estadual (UERR), Régys Odlare Freitas, o senador por Roraima, Mecias de Jesus (Republicanos), e o ex-deputado constituinte Chico Guerra.
Dos 24 parlamentares que compõem a ALE-RR, 14 se reelegeram e 10 iniciam o primeiro mandato. O Republicanos foi a legenda com maior número de representantes, totalizando quatro deputados, seguida do PP (3), UNIÃO (3), PRTB (2), PROS (2), MDB (2), PODEMOS (2), PMB (2), CIDADANIA (1), PL (1), PSD (1) e PSC (1).
Eleição da Mesa Diretora
Após serem empossados, os deputados se reúnem na segunda Sessão Preparatória para a eleição da nova Mesa Diretora, que é o órgão diretivo da Assembleia Legislativa, responsável pela expedição de atos administrativos de gestão e de atos legislativos, como conduzir as sessões, determinar a ordem do dia, entre outros. A votação será secreta e em cédula.
Posse do governador e vice
Também neste domingo, a partir das 17h, serão empossados o governador reeleito, Antonio Denarium (PP), e o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos). A terceira Sessão Preparatória também será realizada na sede do Poder Legislativo, onde os gestores deverão assumir compromisso de cumprir as Constituições Federal e Estadual.
Conheça os deputados da ALE-RR que assumiram neste domingo
Angela Águida Portella (PP)
Nascida em Caçador, Santa Catarina, Angela Águida Portella Alves segue para o quarto mandato, com 4.475 votos. Mora em Roraima há mais de 30 anos. É casada, mãe de duas filhas e avó de um menino. Na área profissional, é formada em Pedagogia pela UFRR e pós-graduada em Gestão Financeira. Também tem mestrado em Educação para Saúde, bancária e professora. É filha dos ex-deputados Tião Portella e Zenilda Maria Portella.
Armando Neto (PL)
O indígena da etnia Wapichana Armando do Carmo Araújo foi eleito com 3.046 votos. Nascido na Comunidade Indígena do Barata, em Alto Alegre, tem 40 anos, é professor e produtor rural. Também foi vereador e vice-prefeito de Bonfim, secretário de Pesca do Estado, coordenador da Funai em Roraima e do Dsei Leste. É pai de dois meninos.
Aurelina Medeiros (PP)
Aos 71 anos, Francisca Aurelina de Medeiros Lima foi reeleita com 6.959 para o sétimo mandato. Atua como parlamentar desde 1995, sendo a mais antiga na Casa Legislativa. Aurelina é natural de Morada Nova, localizado no Ceará, mãe de quatro filhos e avó de três netos. É médica veterinária, mestre em Sociologia e especialista em Orçamento e Planejamento, além de servidora pública federal.
Catarina Guerra (União)
Catarina de Lima Guerra da Silva nasceu em Boa Vista (RR). Foi reeleita para seu segundo mandato com 6.939 votos. Tem 36 anos, é formada em Direito, casada, mãe de duas meninas e filha do ex-deputado constituinte e ex-presidente da Assembleia Legislativa Chico Guerra.
Chico Mozart (PP)
Francisco Mozart Holanda Pinheiro foi reeleito com 6.661 votos para seu terceiro mandato consecutivo. Nascido em Fortaleza, Ceará, é formado em Direito, tem um filho e antes de ser parlamentar foi empresário. Chegou a Roraima em 1982, com apenas dois anos de idade.
Claudio Cirurgião (União)
Francisco Cláudio Linhares de Sá Filho nasceu em 24 de novembro de 1983, em Lavras da Mangabeira, no Ceará. Se candidatou pela primeira vez no pleito de 2022 e recebeu 4.320 votos. Formado em Medicina há 11 anos pela UFRR, é médico-cirurgião, e atuou em hospitais públicos do Estado. Também é professor e produtor rural. É casado e pai de duas meninas.
Coronel Chagas (PRTB)
Gerson Chagas, de 55 anos, foi reeleito para o quarto mandato, com 4.579 votos. Natural de Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, possui formação em Direito, pós-graduação em Administração Policial Militar, Segurança Pública, no Curso Superior de Polícia da Academia Militar de Alagoas, especialização em Gerenciamento de Crises e em Polícia Comunitária, além de ser oficial da PM de Roraima. É casado com a vereadora por Boa Vista Aline Rezende (PRTB) e pai de quatro filhos.
Dr. Meton (MDB)
Meton Melo Maciel se elegeu pela primeira vez aos 34 anos, com 3.412 votos. Nasceu em Crateús, no Ceará. Em 1995, chegou a Boa Vista com a família. Aos 18 anos, ingressou no curso de Medicina da faculdade Nilton Lins em Manaus, no Amazonas e, após se formar e ser aprovado em um concurso da Saúde em Roraima, começou a atuar como médico no interior e na capital.
Eder Lourinho (PSD)
Eder Barcelos Brandão é deputado desde 2018 e foi reeleito para o segundo mandato, tendo obtido 4.490 votos. Nasceu em São Gabriel de Palha, em Santa Catarina. Além de ser técnico em Contabilidade, foi empresário do setor hortifrutigranjeiro, antes de entrar para a vida política. Tem 43 anos, é casado e pai de quatro filhos.
Gabriel Picanço (Republicanos)
Para chegar a seu quarto mandato, Gabriel Figueira Pessoa Picanço, de 67 anos, teve 3.861 votos. É de Rio Nhamundá, no Pará. Antes da carreira política, era empresário da construção civil. Casado, pai de três filhos e avô de cinco netos.
Idazio da Perfil (MDB)
Idazio Chagas de Lima nasceu na cidade de Dom Pedro, no Maranhão. Veio para Roraima há quase 30 anos, onde começou como pequeno comerciante. Casado e pai de dois filhos, também foi duas vezes vereador por Boa Vista (2017-2020 e 2021-2022). Foi eleito para o primeiro mandato ao cargo de deputado estadual com 5.039 votos.
Isamar Júnior (PSC)
Com um total de 3.145 votos, Isamar Pessoa Ramalho Júnior conquistou o primeiro mandato como deputado estadual. Natural de Boa Vista (RR), tem 35 anos, é empresário e possui formação em Gestão Ambiental. Casado com Lorena Ramalho, é pai de Téo, de três anos.
Joilma Teodora (Podemos)
Segunda parlamentar e primeira mulher mais bem votada em 2022 com 7.658 votos, Joilma Teodora de Araújo Silva assume o mandato pela primeira vez, aos 38 anos. Nasceu em Quixaba, na Paraíba, formou-se em Gestão Pública e é mãe de três filhos. Mora há 14 anos em Roraima e já foi vice-prefeita de Rorainópolis (2016), secretária de Ação Social do mesmo município e secretária Estadual do Índio (2018).
Jorge Everton (União)
Sergipano nascido em Aracaju, Jorge Everton Barreto Guimarães foi reeleito no último pleito com 6.627 votos. O parlamentar segue para o terceiro mandato. Aos 48 anos, ele já exerceu cargos na segurança pública, como delegado e delegado-geral da Polícia Civil de Roraima. Foi também diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR).
Marcelo Cabral (Cidadania)Marcelo Mota de Macedo é deputado estadual desde 2007. Natural do município de Amajari, ao Norte de Roraima, foi reeleito com 5.862 votos. Cabral segue para o quinto mandato consecutivo. É formado em Economia, e, em 2005, foi secretário de Assuntos Indígenas de Boa Vista. É casado com Simone Andrade Queiroz e pai de três filhos.
Marcinho Belota (PRTB)
Nascido em São Paulo, capital, em 17 de junho de 1982, Márcio Agra Belota ganhou 3.549 votos em sua primeira candidatura. Morador de Roraima há 22 anos, já foi vendedor e empresário. Se interessou pela vida política em 2014 ao auxiliar um amigo em uma campanha. Também se candidatou a vereador por Boa Vista em 2020 e foi eleito como primeiro suplente.
Marcos Jorge (Republicanos)
Casado com Ana Rafaela e pai de três filhos, Marcos Jorge de Lima tem 43 anos e foi eleito para seu primeiro mandato com 7.624 votos. É carioca, formado em administração pública e possui mestrado em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi assessor na Assembleia Legislativa por mais de dez anos e ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviço, no governo de Michel Temer.
Neto Loureiro (PMB)
José Hamilton Gomes Loureiro Neto é cirurgião-dentista e nasceu em Manaus (AM), tendo sido o deputado mais jovem da legislatura passada, com apenas 23 anos. Atualmente, tem 27 e foi reeleito com 7.053 votos.
Odilon (Podemos)
Natural de Ipaporanga, no interior do Ceará, Antônio Eduardo Filho nasceu em 20 de agosto de 1968. Em 2022, recebeu 5.276 votos e foi reeleito para o terceiro mandato. Antes de ser deputado, foi duas vezes prefeito de Caracaraí.
Rárison Barbosa (PMB)
Rárison Francisco Rodrigues Barbosa nasceu em 16 de agosto de 1982, em Caracaraí, região Sul de Roraima. Se elegeu para o primeiro mandato como deputado estadual, com 3.200 votos, aos 40 anos. Casado com Ivaneide de Jesus Oliveira, tem um casal de filhos. Há dez anos exerce o cargo de policial penal no Estado e é presidente do Sindicato da categoria. Antes, trabalhou na área ambiental e foi guarda civil municipal. Por sete anos, também serviu à Força Aérea Brasileira (FAB). É formado em Engenharia Agrônoma, pela UFRR.
Renato Silva (PROS)
Reeleito para o segundo mandato, Renato de Souza Silva, de 35 anos, teve 6.331 votos válidos. Nasceu em Boa Vista (RR), no dia 14 de março. É formado em Direito, servidor público estadual, casado e tem um filho.
Soldado Sampaio (Republicanos)
Reeleito com 8.746 votos para o quarto mandato consecutivo, Francisco dos Santos Sampaio foi o deputado com mais votos nas Eleições de 2022. Natural de Pedreiras no Maranhão, é formado em Ciências Contábeis. Aos 46 anos, é casado e pai de três filhos.
Tayla Peres (Republicanos)
Natural de Boa Vista (RR), Tayla Ribeiro Peres da Silva tem 31 anos, é bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Eleitoral e Gestão Pública. Casada, é mãe de João Fernando, de 8 anos. Foi reeleita para o segundo mandato com 7.292 votos. Já foi vereadora por Boa Vista.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jackson Souza
SupCom/ALE-RR