Pular para o conteúdo

ALÍVIO FINANCEIRO
Audiência pública discute desconto ou isenção da conta de energia para pessoas com TEA em Roraima

Audiência foi proposta pelo deputado Chico Mozart, presidente da Comissão de Minas e Energia do Poder Legislativo – Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR

Encontro reuniu deputados, autoridades e interessados no tema – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

Autoridades, familiares e entidades voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram, nesta quinta-feira (4), da audiência pública com o tema “Energia Azul”, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O encontro foi transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube do parlamento (assembleiarr).

 

 

Proposto pelo deputado Chico Mozart (Progressistas), que é presidente da Comissão de Minas e Energia do Poder Legislativo, o debate visou levar informação às pessoas que possuem algum familiar com autismo e não tinham conhecimento sobre a possibilidade de desconto ou isenção na conta de energia elétrica e como adquiri-lo, com base no artigo 177, inciso III, da Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida visa aliviar o ônus financeiro que essas famílias enfrentam diariamente, além de contribuir para a inclusão social, permitindo que autistas vivam em ambientes confortáveis e adequados. Outros estados do Brasil já concedem o benefício.

No entanto, um dos pontos principais discutidos entre os convidados foi a inclusão no programa de todas as famílias que possuem um ente com TEA, independentemente de sua renda financeira. Um dos destaques foi a advogada Yonara Varela, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR) e mãe de uma criança autista.

Advogada Yonara Varela: ‘O tratamento de uma criança com autismo é muito caro’ – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

“O tratamento de uma criança com autismo é muito caro. Estamos falando de algo que gira em torno de R$ 20 mil por mês. Então, independentemente de sua renda financeira, se você quiser dar um tratamento completo e de qualidade para o seu filho, no mínimo, você irá desembolsar uns R$ 15 mil. A partir do momento que a lei prevê que só tem direito ao benefício quem se enquadra naquelas regras, que são bem limitadas, deixa a maioria das famílias das pessoas com autismo no limbo”, declarou.

Conforme o representante da Roraima Energia, Silvio Carneiro, que apresentou o funcionamento e a quantidade de clientes que estão inseridos na tarifa social de energia elétrica – quase 45 mil – a empresa segue o que determina a lei.

Sobre a inclusão na tarifa social, o representante da Roraima Energia, Silvio Carneiro, enfatizou que empresa segue o que determina a lei – Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR

“Isso não é no âmbito estadual, mas federal. Só assim a Aneel pode regulamentar e repassar para as distribuidoras para a gente poder aumentar o benefício para todas essas pessoas”, explicou.

O deputado Chico Mozart enfatizou que o número de pessoas diagnosticadas com autismo é crescente e merece a empatia da classe política, bem como da sociedade.

 

 

Deputado Chico Mozart frisou que parlamento estudará viabilidade de transformação das sugestões em projetos de lei – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

“Não basta apenas ter uma pessoa com autismo em casa, é preciso se enquadrar nos requisitos, e eu acredito que ficou bem claro hoje aqui, com os representantes do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], da Roraima Energia, da Defensoria Pública e outras entidades que trouxeram suas colaborações, e fizeram essa audiência ser um canal de luz para essas pessoas que procuram o benefício e não sabem como encontrar”, disse.

Ainda segundo Mozart, o parlamento estudará a viabilidade de transformação das sugestões levantadas na audiência em projetos de lei. “Assim, vamos levar à nossa bancada em Brasília, para que se tornem também projetos de lei no âmbito federal”, concluiu.

 

Compromisso

A audiência também contou com depoimentos de quem convive com um familiar com TEA. Durante a audiência, a autônoma Carmina Matias, que é mãe de duas meninas, sendo uma com autismo e outra com suspeita, e ainda está sob investigação de possuir a síndrome, se emocionou ao lembrar que há três anos luta para conseguir o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, ela não possui renda fixa, por medo de perder o auxílio dos programas Bolsa Família e Cesta da Família, dos governos federal e estadual, respectivamente.

Autônoma Carmina Matias luta há três anos para conseguir BPC para filha autista – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“Para sobreviver, hoje eu trabalho vendendo os cordões do autismo. É daqui que eu tiro a minha renda e sustento. Não tenho nenhuma renda familiar e fui negada pelo INSS. Como foi negado o benefício da minha filha, sendo que eu tenho os laudos dela?”, questionou informando que foi orientada a solicitar o pedido judicialmente.

Após o relato, tanto o representante do INSS, Gelbson Santos, como o subdefensor público de Roraima, Natanael de Lima Ferreira, se comprometeram a ajudá-la a conseguir o benefício.

 

Gerente executivo do INSS em Roraima, Gelbson Santos – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Fica claro que a senhora e sua filha têm esse direito. Quero aqui me comprometer e fazer esse atendimento lá no órgão”, afirmou Santos.

O subdefensor salientou que verá a possibilidade de corrigir o caso da autônoma administrativamente, por saber que demandas judiciais são morosas.

 

Subdefensor público de Roraima, Natanael de Lima Ferreira – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

“A defensoria não atua somente no âmbito judicial, mas de forma administrativa. Vou deixar meu contato com a senhora, só precisa levar toda a documentação do INSS, e vamos provocar uma revisão ao invés de ir ao Judiciário, vamos fazer um recurso administrativo e dialogar sobre a melhor forma de resolver isso”, assegurou Natanael Ferreira.

Registros do evento podem ser conferidos no link: https://flickr.com/photos/alrr/albums/.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas