ALTO ALEGRE – População participa de sessão de cinema no projeto Abrindo Caminhos

Ação será ampliada para vilas e comunidades indígenas do município

 
Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR

Pipoca, filme e alegria marcaram a vida de 440 crianças, adolescentes e adultos no município de Alto Alegre, que tiveram a oportunidade de assistir a filmes de forma gratuita, nesta sexta-feira (9). A iniciativa faz parte do projeto Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima.

Vitória Silva, de 11 anos, nunca foi a um cinema, mas experimentou um pouco dessa sensação na sede do programa. “É uma coisa boa, foi muito legal assistir ao filme. Um momento para compartilhar com as minhas colegas”.

Italo de Souza, de 9 anos, treina há um ano jiu-jitsu no Núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre e ao saber do cinema, ficou muito ansioso para participar. “Estou emocionado. Gostei muito do filme e da pipoca”.

A mãe do aluno, Maria Glória da Silva, relata que a ação é uma forma de divertir as crianças, já que na região há pouca opção de lazer. “Muito boa essa ação, meu filho além de ter acesso ao esporte, agora pode ter um momento de lazer”.

A população recebeu refrigerante, pipoca, e assistiu aos filmes como Os Incríveis 2 e Os Farofeiros, em duas sessões, às 18h e 19h. A exibição ocorreu nas salas da sede do Núcleo de Alto Alegre, que são climatizadas e foram equipadas com som e telão.

O coordenador do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre, Francisco Kléber Alves, disse que esta foi a primeira edição do Cine Abrindo Caminhos, criada para preencher a falta de lazer no Interior. “A Assembleia além de ofertar educação, agora tem lazer para as crianças e adolescentes, principalmente perto dessa temporada de férias”.

A proposta é realizar o projeto às sextas-feiras, com filmes para crianças e adolescentes. A ação será ampliada para as comunidades indígenas como Raimundão, Sucuba e a Vila Paredão, nos fins de semanas.

VANESSA BRITO
SupCom ALE-RR

EM CAROEBE – Assembleia ao Seu Alcance inicia programação com Cine ALE Cidadania

Fotos: SupCom ALERR

 

O Assembleia ao Seu Alcance chegou a Caroebe, município localizado ao Sul de Roraima. Mesmo antes da abertura oficial do evento, prevista para as 17h, crianças e adolescentes já participavam das sessões do Cine ALE Cidadania, que apresentou aos moradores de Caroebe o cinema aberto, pois em vez da sala escura, os filmes foram exibidos ao ar livre, o que agradou os participantes.

Ao todo a programação atendeu 400 crianças e adolescentes de escolas públicas da localidade, em duas sessões que ocorreram as 14h e outra às 16h na praça do Correio no Centro do município. Os filmes exibidos foram ‘Meu Malvado Favorito III’ e ‘Homem Formiga’.

Ítalo Luiz Barroso, 11 anos, estudante da Escola Estadual Dom Pedro Primeiro, disse que estava vendo um filme na telona pela primeira vez e que ficou impressionado com os efeitos de som e imagens. “Achei muito legal, nunca tinha ido ao cinema e os filmes também foram bem divertidos”, afirmou.

A mesma emoção viveu a adolescente Lindicelma de Lima Sampaio, 16 anos, aluna da Escola Estadual Teresa Teodoro. “Só tinha ido ao cinema uma vez em Boa Vista, mas assistir aqui na minha cidade e com meus amigos da escola é muito melhor, espero que venham mais vezes”, comemorou.

Ademir Barros, coordenador do Cine ALE Cidadania, adiantou que a programação foi um sucesso. “Além de muita pipoca e refrigerante, essas crianças e adolescentes estão fazendo parte da primeira sessão aberta do Cine ALE”, explicou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), disse que a ideia com o Assembleia ao Seu Alcance é fazer com que a população do Estado tenha acesso a serviços e as crianças e adolescentes não poderiam deixar de participar dessa programação. “O Cine ALE é um programa que já atendeu milhares de estudantes e muitos deles assistiram uma sessão de cinema pela primeira vez”, comentou.

Programação – Durante o evento, a comunidade de Caroebe conta com atendimentos médicos com equipes de dentistas, ginecologistas, clínicos gerais e dermatologistas. Estão sendo realizados ainda aferimento de pressão arterial e vacinação. Os programas da Assembleia Legislativa de Roraima como Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), Procon Assembleia, Fiscaliza Roraima e Abrindo Caminhos também estão à disposição dos moradores de Caroebe. Será realizada também a sessão plenária com a presença dos deputados do Poder Legislativo. Toda a programação está sendo transmitida pela TV Assembleia Canal 57.3.

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE – Moradores do Vila Jardim assistem filmes no Cine ALE Cidadania

Durante a edição do programa ‘Assembleia ao Seu Alcance’, realizada na noite desta quarta-feira (4), no Residencial Vila Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite, em Boa Vista, os moradores tiveram a oportunidade de apreciar o mundo da sétima arte, por meio do Cine ALE Cidadania, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima.

Para as duas sessões de cinema, que exibiram os filmes ‘O poderoso chefinho’ e ‘Kong – a ilha da caveira’, a sala com capacidade para 200 pessoas foi equipada com refrigeração, um telão de led de última geração e acústica semelhante à uma sala tradicional de cinema. Os participantes receberam pipoca e refrigerante para acompanhar os longas metragens.

A dona de casa Elizete Chaves é moradora do bairro cidade satélite há quatro anos e pela primeira vez levou a sua filha Raquel Letícia, de 12 anos, a uma sessão de cinema. Ela destacou a oportunidade que muitas crianças tiveram de entrar em uma sala de cinema. “Eu fiquei sabendo do evento através de um panfleto, que foi distribuído pelo bairro, eu falei para a minha filha que teria cinema e ela logo vibrou de felicidade”, explicou.

Quem estava ansioso para assistir ‘o poderoso chefinho’ era Brayan Clementino da Silva, de 10 anos, que nunca tinha ido assistir a um filme no cinema por conta das condições financeiras dos pais. “Eu achava que a tela onde é exibido o filme fosse do tamanho de uma televisão normal que a gente tem em casa, mas é grande e eu me senti dentro da própria televisão devido ao tamanho da tela de projeção”, disse.

A estudante Yasmin Resplandes, de 16 anos, apresentou uma peça de teatro para os presentes na sala de cinema, antes da exibição do filme. Ela aproveitou a oportunidade e assistiu a película. “Nós que somos jovens, precisamos de um incentivo à cultura para despertar o talento que há dentro de cada um, e isso que o Poder Legislativo está fazendo é muito importante”, complementou.

O coordenador do Cine ALE Cidadania, Ademir Barros, ressaltou que a intenção do programa é levar ao conhecimento da comunidade o mundo da sétima arte. “A nossa expectativa é sempre muito grande para atender o público presente. Foi realizada uma conscientização pelas escolas estaduais e municipais do bairro, além dos próprios condomínios do residencial, para que ninguém ficasse de fora”, concluiu.

Por Jéssica Sampaio

SupCom/ALE-RR

Mais de quatro mil alunos participaram do Cine ALE de agosto a dezembro de 2017

De agosto a dezembro de 2017, o programa Cine ALE Cidadania, da Assembleia Legislativa de Roraima, levou 4.396 estudantes de escolas públicas da Capital, do interior e de comunidades indígenas de Roraima ao cinema. A ideia com o programa é promover a educação e a conscientização sobre problemas sociais por meio do cinema.

No mesmo período, 21 instituições de ensino passaram pelo programa, sendo nove em Boa Vista e 12 em outros municípios, sendo quatro escolas em Rorainópolis (Sul do Estado), três em Caracaraí (Centro-Sul), uma no Cantá (Leste) e quatro em Amajarí (região Norte de Roraima). Desde a implantação do programa, em 2013, foram 21,828 mil estudantes que tiveram acesso à arte cinematográfica, de 87 escolas (51 da capital e 36 do interior).

O Cine ALE Cidadania, pela primeira vez, levou a estrutura de uma sala de cinema a duas cidades durante a realização do programa Assembleia ao Seu Alcance, em Rorainópolis e Caracaraí, agosto e outubro, respectivamente. Com telão de led de ultima geração, acústica própria para sala de cinema e climatização adequada, os participantes receberam ainda pipoca, água e refrigerante para acompanhar filmes como ‘Power Rangers’, ‘Guardiões da Galáxia Volume 2’ e ‘A Bela e a Fera’.

Nessas sessões, o Cine ALE Cidadania reuniu aproximadamente 2 mil estudantes das escolas, entre estaduais e municipais, de Rorainópolis: Antônia Tavares da Silva, Hildemar Pereira de Figueiredo, Joselma Lima de Sousa e Padre Eugência Possamai; Caracaraí: Idineia Barbosa, José Vieira de Sales Guerra e Manoel Pereira.

“O ano que passou foi um sucesso para o Cine ALE, pois em um tempo curto, no último semestre, o programa atingiu mais de quatro mil estudantes. Fechamos com balanço positivo e fico contente porque conseguimos atingir esses jovens com a sétima arte”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD).

Para o parlamentar, o programa atingiu outros patamares como a descoberta de novos talentos no campo da música, da poesia e da sustentabilidade. Além disso, oportunizou o acesso dos estudantes a educação por intermédio de vídeos institucionais sobre bullying, gravidez na adolescência e prevenção as drogas.

E diante desse material, em dezembro de 2017, a gestão do Colégio Militar Irmã Maria Tereza Parodi, localizada no bairro Cidade Satélite, solicitou ao Poder Legislativo a exibição do filme ‘Extraordinário’, que aborda sobre bullying e participou do Cine Ale com aproximadamente 300 alunos. “Quando chegávamos a escola, sempre perguntávamos qual era o problema mais crítico e em primeiro lugar foi o bulliyng”, declarou o coordenador do programa, Ademir Barros.

A partir do próximo mês, após a semana do Carnaval, Ademir Barros garantiu que as atividades do Cine ALE Cidadania retornarão ‘com força total’ e a meta é abranger outras instituições que ainda não participaram do programa. “Teremos uma longa caminhada aí pela frente”, frisou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR