Bióloga recorre à Escola do Legislativo para passar em prova exigida

A bióloga Franciene Cruz, de 33 anos, precisou encarar uma prova de proficiência em inglês, exigida pelo mestrado que ela cursa na UFRR (Universidade Federal de Roraima). Ela não sabia nem o básico em inglês e recorreu a um curso a distância ofertado pela Escola do Legislativo. O resultado foi positivo: ela passou no exame, e agora está mais perto do sonho de ser mestre.

A aprovação ocorreu na semana passada, depois de 45 dias de preparação. “O curso foi fundamental, porque aprender o básico do inglês foi a chave para passar nessa prova de proficiência, tão importante para mim no mestrado”.

Ela conta que estava com medo de não alcançar essa conquista, pois foi a primeira vez que fez um curso de idioma. O exame trata-se de ler um artigo em inglês, depois traduzir e responder em português. “Para quem não sabe nada de inglês, fica difícil, muito difícil, lá é muito exigente, o curso cobra muito da gente, é muito difícil passar nessa prova.”.

Mas ela não se deixou levar pelo medo, montou um cronograma de estudos, assistiu e praticou os exercícios do curso pelo celular e computador. Nessa época, a estudante estava morando em Boa Vista, mas hoje mora no Cantá. “Eu coloquei na minha cabeça que iria finalizar o curso, minha mãe estava em casa doente, mesmo com essa dificuldade da pandemia, que isso influencia muito no psicológico da gente. Mesmo assim, eu concluí graças a Deus, porque eu coloquei um objetivo e a professora também super ajudou bastante.”

Franciene faz parte das 4 mil inscrições no curso virtual de Inglês ofertado pela Escola do Legislativo, composta por alunos da capital, do interior e outros cantos do Brasil, disse a diretora da instituição, Cristina Mello. “O curso realmente faz a diferença porque é uma língua diferente, para que as pessoas possam está realmente se preparando para o mercado de trabalho, para a sua vida universitária, estudantil e pessoal”.

A diretora adiantou que no próximo mês tem novidades nos cursos ofertados para a população. As novas matrículas são divulgadas pelas redes sociais da Assembleia Legislativa (@assembleiarr).

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade