Pular para o conteúdo

Dhiego Coelho manifesta apoio aos caminhoneiros e sugere Executivo desonerar alíquota do ICMS

Foto: SupCom ALERR

A manifestação dos caminhoneiros que há nove dias acontece em todos os estados brasileiros, tomando grandes proporções, levou o deputado Dhiego Coelho (PSL) a discursar na tribuna em apoio ao movimento, nesta terça-feira, 29. Ele propôs ao Governo do Estado que envie à Assembleia Legislativa um projeto de lei desonerando a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os combustíveis. Dessa forma, o produto iria baratear na bomba, beneficiando o consumidor final.

A proposta do parlamentar é semelhante à Lei nº 1.178 de abril de 2017, que reduziu a base de cálculo do ICMS na aquisição do querosene de avião, beneficiando diretamente três empresas e um posto de combustível em Roraima, mesmo sem haver redução no preço das passagens para os consumidores.

“Governadora, da mesma forma que a senhora teve essa iniciativa de mandar um projeto de lei para essa Casa para beneficiar três a quatro pessoas, faça seu papel e ouça o clamor do povo de Roraima, e mande também um projeto reduzindo a alíquota de ICMS para combustíveis. Traga o desenvolvimento para o nosso Estado. A manifestação não é só um problema dos caminhoneiros de Roraima, mas de todos”, disse Dhiego Coelho.

A reinvindicação dos caminhoneiros, que recebeu adesão de parte significativa da população, é perfeitamente justificável frente aos constantes ‘arrochos’ salariais enfrentados pelo povo brasileiro, analisou Coelho. Ele ressaltou que o salário mínimo, apesar de garantido na Constituição Federal para assegurar às famílias itens básicos como moradia, saúde, educação, transporte, lazer, vestuário, previdência social, entre outros, não acompanha a política econômica do País, deixando o poder aquisitivo dos cidadãos cada vez menor, reflexo sentido, principalmente, nos derivados do petróleo.

“Um salário mínimo de R$ 954,00 dá para custear tudo isso? É uma verdadeira utopia! O povo não aguenta mais pagar tantos impostos e receber um serviço de quinta categoria, como o nosso Hospital Geral de Roraima (HGR), lotado, faltando medicamentos básicos; como a nossa segurança, com índices de homicídios que só aumentam; E o que falar da nossa educação?”, disse o parlamentar, ao salientar que a tributação elevada de consumo está presente também nos alimentos essenciais que chegam à mesa da população.

A sugestão de Coelho encontrou eco em outras vozes na Casa, como o deputado Joaquim Ruiz (PDT). Ele disse que a desoneração da alíquota do ICMS do querosene para aviação trouxe uma receita significativa para o erário estadual, oxigenando setores como a saúde e a educação, além dos municípios. E condenou a forma adotada pelo governo, de dolarizar as commodities, plano incompatível com a vida dos brasileiros, principalmente os do setor do transporte, que utilizam a moeda Real nas transações financeiras.

“Pagamos tributo ao nível de países que oferecem saúde, educação e segurança de alta qualidade, e em contrapartida recebemos tudo de péssima qualidade. Estamos na mesma faixa de países, cujos habitantes têm uma qualidade de vida espetacular. Acho que o momento é de reflexão para se começar a reforma tributária no país”, disse.

O deputado Jorge Everton (MDB) ressaltou que fez uma indicação ao Governo do Estado sugerindo essa redução da alíquota do ICMS para os combustíveis. E o líder do governo, deputado Brito Bezerra (PP), também acha a carga tributária muito alta. “A do Brasil é uma das maiores do mundo e acredito que é a menor taxa em benefícios para a sociedade. Arrecada-se muito e devolve-se pouco para a população. O dinheiro arrecadado fica na maioria dos bolsos dos políticos”, disse.

A paralisação dos caminhoneiros, no entendimento dele, é uma lição. “Que pena que foi essa classe trabalhadora que parou o País, que vive com os pedágios caríssimos e que roda nas piores estradas do Brasil, que passa fome e abandona, por vezes, as famílias para buscar o pão de cada dia. É vergonhoso para a classe política, porque é quem deveria ter parado no Congresso Nacional, nas Assembleias e nas Câmaras Municipais, porque nós já sabemos que a carga tributária é alta. Deveríamos ter dito basta, aos aumentos dos combustíveis e derivados! Estamos pegando essa carona. Quanto à governadora mandar um projeto pedindo para essa Casa autorizar a desoneração dos combustíveis e de outros produtos em geral, carece um estudo profundo”, disse.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas