Pular para o conteúdo

Deputados aprovam projeto que cria a Virada Feminina

Foto: SupCom ALERR

O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na sessão desta quarta-feira, 13, o projeto da deputada estadual Aurelina Medeiros (Podemos) criando a Virada Feminina, evento para promoção de ações pela equidade entre mulheres e homens. A proposta é que a ação faça parte do calendário oficial do Estado, a ser comemorada anualmente na última semana de maio. A matéria segue para análise do Executivo.

Os eventos realizados com essa temática buscarão sensibilizar a sociedade para a importância do papel da mulher, por meio de parcerias entre os organismos governamentais e não-governamentais.

A autora do projeto afirmou que não são comuns, em Roraima, movimentos de mulheres que tratem da valorização e da ocupação do espaço pelo sexo feminino. Segundo ela, muito se fala sobre igualdade, mas falta um movimento que marque essa “virada”. “Esse movimento vem para debater o que é a igualdade que tanto se prega. Lutamos pela igualdade de gênero e pela valorização da mulher que, acima de qualquer coisa, desempenha todas as funções com muita competência, zelo e honestidade”, justificou a parlamentar.

Aurelina argumentou, ao apresentar o projeto, que a necessidade de ambos os sexos serem livres para fazer suas escolhas e desenvolver suas capacidades pessoais, sem interferência ou limitações advindas de estereótipos, é uma condição fundamental para uma sociedade madura. Mas, que apesar de existir uma luta secular pela equiparação dos direitos, a realidade aponta uma lacuna a ser preenchida.

Ela citou, por exemplo, que apenas 17% de todos os ministérios do mundo são chefiados por mulheres, e que elas ocupam 22% de todos os parlamentos, segundo dados da União Interparlamentar (UIP), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

No mercado de trabalho, ressalta a parlamentar, as mulheres trabalham tanto ou mais que os homens, e, em grande parte das vezes, com remuneração inferior. “Levando em conta o trabalho pago e não pago, como as tarefas domésticas e o cuidado com as crianças, as mulheres trabalham em média 30 minutos a mais que os homens em países desenvolvidos, e 50 minutos a mais nos países em desenvolvimento. Mas, infelizmente, as horas a mais trabalhadas não refletem no salário que recebem”, ressaltou.

A violência em geral, praticada contra a mulher, também foi argumentada pela parlamentar como justificativa para criar a Virada Feminina. Segundo ela, a taxa de feminicídio dobrou, e, hoje, uma mulher é assassinada a cada duas horas, colocando o Brasil como o sétimo pais do mundo com as maiores taxas de feminicídio. “Queremos uma semana de discussão acerca do papel e da sensibilização de que a mulher é importante na política”, disse, ao ressaltar que Roraima é um estado atípico pela quantidade de cargos públicos do primeiro escalão ocupados por mulheres.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas