TV Assembleia apresenta documentário sobre direito dos animais

O documentário “Anjos da Cidade – O Direito dos animais” estreou nesta quinta-feira (21) na programação da TV Assembleia, canal 57.3

 

Foto: SupCom ALERR

O documentário “Anjos da Cidade – O Direito dos animais” estreou nesta quinta-feira, 21, na programação da TV Assembleia, canal 57.3. O documentário retrata a vida dos animais que perambulam sem donos pelas ruas da cidade. Outros dois documentários estrearão na programação ainda neste mês, todos produzidos pelo jornalista Rubens Medeiros.

Os telespectadores podem conferir a produção diariamente, nos horários de 9h, 13h, 18h35 e 22h. “Vamos mostrar a realidade dos animais e o trabalho feito pelas organizações não-governamentais para acolher esses cães e gatos, que vivem dificuldades por conta da ausência de políticas públicas”, explicou a coordenadora da TV Assembleia, Sônia Lúcia Nunes.

A TV Assembleia tem 24 horas de programação, e a coordenação busca sempre produzir matérias que tenham um diferencial, entre eles, a produção de documentários, que levam uma informação mais aprofundada sobre determinado tema.

Sônia Lúcia anunciou que mais dois curtas-metragens entram na grade da programação até o final deste mês. “Estão no forno, prestes a serem lançados, os documentários ‘O passo dos sonhos’ e ‘Limitado, Eu?’, que estreiam nos dias 22 e 25 de junho, respectivamente”, disse.

O roteiro do “Limitado, Eu?” trata da dificuldade de pessoas com deficiência física e a inserção delas no mercado de trabalho. “Mostra as dificuldades que elas encontram e que, apesar do preconceito, conseguem se posicionar no mercado e mostrar que limitadas são as pessoas que não lhes dão essas oportunidades”, resumiu Sônia.

A coordenadora enfatiza que esse documentário mostra também o que Assembleia Legislativa tem feito para inserir as pessoas com deficiência na sociedade, por meio das leis aprovadas que beneficiam essa parcela da população.

“O passo dos sonhos” conta a história do dançarino Everton Alves. “É um jovem que dança e que fez dessa arte o seu estilo de vida”, complementou.

TV ASSEMBLEIA – Há três anos no ar, a TV Assembleia é a primeira emissora de televisão pública do parlamento roraimense. Uma das preocupações da Casa é a produção de reportagens de qualidade.

A população pode contribuir dando sugestões de pauta. Os interessados podem entrar em contato com a produção da TV por meio do telefone (95) 98402-2774. “Se tiverem interesse em divulgar temas interessante, basta entrar em contato”, ressaltou.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

IRACEMA – Escola do Legislativo forma mais de 80 alunos em cursos profissionalizantes

Foto: SupCom ALERR

Mais de 80 pessoas foram formadas em Iracema pela Escola do Legislativo, programa realizado pela Assembleia Legislativa no Núcleo instalado na região. Os certificados foram entregues aos alunos dos cursos de Matemática, Arte de Falar em Público, Empreendedores do Futuro e Empreendedorismo no Ambiente de Trabalho no município, a 93 quilômetros de Boa Vista.

A entrega foi realizada na noite dessa quarta-feira (20). Entre os alunos estava o empreendedor Júlio Augusto Sales, que atua no ramo de suprimentos para informática há dois anos. Ele integrou a turma de Empreendedores do Futuro e contou que desde a conclusão, a rotina da loja mudou. “Melhorou muito, tanto no aspecto de conhecimento, quanto no prático. Absorvi muita coisa para servir no meu empreendimento e creio que a empresa das pessoas que também fizeram o curso tenderá a crescer”, enfatizou Júlio Augusto.

Quem passa pela BR-174 em Iracema, rodovia federal que liga Roraima ao Amazonas, sentido Sul, deve ter ouvido falar ou já experimentou o famoso pão de queijo recheado de carne de sol ou com goiaba. Claudia Justino, que possui uma lanchonete com estas especialidades há 10 anos, destacou a necessidade de se capacitar para atender melhor os clientes.

“A parte teórica aplicamos na prática e percebemos que, no fundo, todos nós somos empreendedores, até mesmo quem não trabalha nesse ramo de empreender percebeu”, acrescentou Cláudia.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), conhecer essas histórias e saber que o Poder Legislativo contribui para o crescimento econômico e pessoal do cidadão é gratificante. “São cargas horárias rápidas, mas são absolutamente produtivas para que esses alunos possam ter uma evolução profissional”, complementou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Zé Galeto faz indicações ao governo para regularizar aulas no Cantá e Caroebe

Segundo o parlamentar, as condições da malha viária rural tem prejudicado o cumprimento do calendário escolar e escoamento da produção

Foto: SupCom ALERR

As péssimas condições das estradas na zona rural, principalmente no período chuvoso, acabam travando o desenvolvimento econômico e social de uma região. Em Roraima, segundo o deputado Zé Galeto (Solidariedade), isso está prejudicando o escoamento da produção agrícola e o cumprimento do calendário escolar.

Esses problemas motivaram o parlamentar a apresentar duas indicações ao Governo do Estado. Uma delas é para que seja recuperada a vicinal 11, no município de Caroebe, a 337 km de Boa Vista.

“Não são apenas as precariedades das vicinais que afligem os moradores. Neste caso, o ônibus, mesmo atolando, ainda consegue trafegar, mas está parado por falta de pagamento às empresas. Visitei essa vicinal na segunda-feira [18] e levei quase três horas de viagem para percorrer 21 quilômetros. Uma aluna me disse que está com medo de não passar de série porque tem mais falta que frequência na escola”, afirmou.

Na Vicinal 14 do município de Cantá, a 38 km de Boa Vista, o parlamentar pede ao governo a manutenção da estrada, que dá acesso à Vila São José. “Nessa localidade, cerca de 400 alunos estão sendo prejudicados. E não é somente nesta vicinal. Muitas vicinais no Cantá estão intrafegáveis”, assegurou.

O parlamentar preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural e disse que toda semana visita os municípios, para saber quais são as principais necessidades da população interiorana.

“Peço que o nosso governo acate essas indicações. Como presidente da Comissão de Agricultura, é minha obrigação andar nos interiores e mostrar ao governo o que o povo enfrenta. As pontes também estão intrafegáveis, deixando ilhada a população. Peço a Deus que o nosso governo tenha uma compreensão e cuide do povo do interior, que está pedindo socorro”, lamentou Zé Galeto.

 

Marilena Freitas

SupCom ALERR

EDUCAR É PREVENIR – Conselho Tutelar recebe denúncia graças às palestras sobre tráfico de pessoas

O projeto é realizado há quase um ano pela Assembleia Legislativa para informar a comunidade escolar sobre os perigos do tráfico humano

 

Foto: SupCom ALERR

 

Graças a uma palestra do projeto Educar é Prevenir, da Assembleia Legislativa, uma denúncia de tráfico de pessoas para exploração sexual chegou ao conhecimento do Conselheiro Tutelar. Às vésperas de completar um ano de implantação, a ação do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas tem apresentado resultados positivos.

Segundo o conselheiro tutelar Franco Rocha, uma jovem de 17 anos estava desaparecida depois de receber um convite para trabalhar em um garimpo. Após uma palestra realizada pela equipe da Assembleia Legislativa em uma escola no bairro Nova Cidade, uma vizinha da jovem sensibilizou a mãe e a avó da garota para fazerem uma denúncia ao conselho.

O conselho acompanhou a família para que o caso fosse informado à Polícia e ao Disque 100, onde podem ser denunciadas agressões aos direitos humanos. A partir desta investigação, a adolescente foi localizada a salvo.

“Este projeto tem uma importância maravilhosa e um resultado significativo. Eu me sinto extremamente feliz em poder participar na condição de conselheiro tutelar, pois esse trabalho tem conseguido alertar a sociedade para que haja ações completas de prevenção e de combate”, pontuou o conselheiro.

O projeto Educar é Prevenir é realizado há quase um ano pela Procuradoria Especial da Mulher. A coordenadora do projeto, Elizabete Brito, diz que a intenção é informar a comunidade escolar sobre os perigos do tráfico humano e as diversas finalidades deste crime no Estado, principalmente pela localização geográfica estratégica entre dois países, Guiana e Venezuela, além da divisa com o Amazonas.

“Quando a equipe do Núcleo chega à escola, informações pertinentes sobre tráfico humano, formas destes crimes e os perfis dos criminosos são apresentadas as pessoas, bem como as formas de prevenir e proteger as crianças e adolescentes nas instituições de ensino”, detalhou.

A ação já visitou 21 escolas públicas. A mais recente foi, na última sexta-feira (15), a Escola Estadual Olavo Brasil Filho, no bairro Jóquei Clube. A aluna do segundo ano do Ensino Médio, Emilly Campos, de 15 anos, falou que mesmo com as diversas formas de informação existentes para prevenção, é dever de cada um ter a consciência de seguir as orientações e não se deixar levar por pessoas mal intencionadas. “É preciso digerir essa informação dentro de si e começar a ter uma consciência para tomar as melhores decisões”, destacou.

Nestas capacitações, os estudantes conhecem ainda meios de prevenção a qualquer tipo de violação de direitos. Eles aprendem, por exemplo, como não caírem em promessas de emprego ou dinheiro, são orientados a não viajarem com pessoas estranhas, não aceitarem bebidas e nem carona de desconhecidos.

CRONOGRAMA – Mais duas escolas serão atendidas nas próximas semanas. A próxima será a Escola Militar Irmã Teresa Parodi, no bairro Cidade Satélite, a partir da próxima segunda-feira (25). Na segunda semana de julho, as escolas interessadas em ter a capacitação poderão solicitar diretamente ao Núcleo, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, ao lado do Hospital Coronel Mota.

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Ação social da ALE-RR leva cidadania à praça no Buritis

O evento foi coordenado pelo Centro de Apoio aos Municípios e reuniu os programas e instituições ligadas ao Poder Legislativo

 

Fotos: SupCom ALERR

 

Denúncias, informação, lazer e palestras marcaram a ação social da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR), realizada na noite desta quarta-feira (19) no bairro Buritis, zona Oeste da cidade. O evento foi coordenado pelo Centro de Apoio aos Municípios (CAM), e reuniu todos os programas e instituições ligadas ao Poder Legislativo.

As denúncias sempre ocupam lugar significativo, e nesta ação não foi diferente. A dona de casa Mariana Lins, moradora do bairro há 22 anos, denunciou a falta de segurança pública e a situação das ruas, como a Raimundo Filgueiras.

“A falta do asfalto é um grande problema. Com as chuvas, esse barro vermelho vira lamaçal. Junta com a insegurança e essa praça totalmente abandonada, fico com medo de sair de noite. Esse evento trouxe vida para o bairro, porque os governos esqueceram totalmente da gente”, denunciou.

A aposentada Iolanda Freitas Nogueira, de 66 anos, foi além e reclamou dos serviços prestados pelo posto de saúde do bairro. “Queria que o posto voltasse a fazer os exames, do jeito que era antigamente, porque hoje passamos até quatro meses para conseguir uma consulta, e quando consegue, ainda é em outro local. Os políticos precisam entender que eles são nossos funcionários, então por que não nos dar mais atenção?”, questionou.

Sem opção de lazer e com a insegurança que assombra a população, Marinalva Rodrigues da Silva, de 25 anos, disse que o evento animou o local. “Minha mãe é uma das fundadoras deste bairro, mas hoje mal vemos nossos vizinhos. Essa ação deixou a praça alegre e beneficiou, principalmente as crianças, que não vêm brincar na praça por causa da marginalidade”, observou.

A coordenadora de projetos especiais da ALE-RR, Eumaria Aguiar, disse que o Poder Legislativo trabalha sempre para aproximar a Assembleia dos moradores. Ela anunciou que a próxima ação será no sábado (23), no bairro Asa Branca.

“Estamos alcançando a nossa meta. As ações são solicitadas pelos próprios moradores, e neste grande encontro fazemos um trabalho social e informativo. Hoje, por exemplo, além do lazer promovido pelo programa Abrindo Caminhos, estamos ofertando uma palestra na área de nutrição”, ressaltou.

PALESTRA/LAZER – Ação contou ainda com a presença de projetos como o Procon Assembleia, Procuradoria Especial da Mulher, Escola do Legislativo, Fiscaliza Roraima e parcerias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da nutricionista Alessandra Carioca, que ministrou palestra sobre Alimentação Saudável.

A dona de casa Keila Ferreira Cardoso, de 31 anos, não tem dúvida de que está acima do peso. A palestra trouxe motivação para mudar essa realidade. “Estou precisando muito de uma dieta e de uma boa alimentação. Já está passando da hora”, disse.

Hipertensa e vítima de duas eclampsias (complicações no parto em função da pressão arterial), a venezuelana Evelin Azolay, de 34 anos, sabe que é preciso mudar os hábitos se quiser ter vida longa e saudável. “Como disse a nutricionista, precisamos evitar os carboidratos e as comidas industrializadas e rápidas, que fazem muito mal à saúde”, afirmou.

As crianças que foram à praça tiveram uma noite divertida com várias atividades voltadas para o público infantil, como pintura, pula-pula, desenho e apresentação de jiu-jitsu.

 

 

Marilena Freitas

SupCom ALERR

CONCURSO DA PM – Com foco na aprovação, moradores de Mucajaí procuram curso preparatório da Assembleia Legislativa

Até o dia 30 de junho, os concurseiros de Mucajaí terão aulas nas áreas de Direito Constitucional, Penal e Processual Penal

Foto: SupCom ALERR

Com a camisa do Super Homem, o enfermeiro Taison Mourão, morador de Mucajaí, a 55 quilômetros de Boa Vista, tem uma missão: se tornar um super-herói da vida real, com a farda da Polícia Militar de Roraima. Ele busca a aprovação no concurso público, cuja prova objetiva está prevista para agosto.

Para completar esta primeira missão, ele precisa vencer os “vilões” e conta com a ajuda da Escola do Legislativo, por intermédio do Curso Preparatório da PM, oferecido no Núcleo da Assembleia Legislativa na região. Este será o segundo concurso público de Taison Mourão, que está confiante em um resultado positivo. “Hoje a gente sabe a luta da PM frente ao tráfico de drogas e ao mal que o estado de Roraima enfrenta. Eu sonho em ter essa farda”, salientou.

Entre as dificuldades encontradas nos estudos para este certame está a disciplina de Português, que segundo ele se deve ao déficit na educação básica. Para compensar, ele estuda diariamente em casa e na Escola do Legislativo. “Foi excelente a vinda da Assembleia [Legislativa] a Mucajaí porque pessoas de baixa renda têm acesso a estudo, pois não é todo mundo que tem condições de ir à Capital”, complementou.

Com exemplo e inspiração dentro de casa, a estudante Carla Ribeiro tem o sonho de fazer parte da corporação da Polícia Militar de Roraima e para isso, buscou a Escola do Legislativo. “Estudo em casa e meu irmão me ajuda, pois é PM, e eu sempre quis ser PM também”, falou. Ela pretende concorrer a uma vaga para o município de Iracema e ficar próxima à família.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), realizou uma visita à turma na noite de quarta-feira (20) para acompanhar o andamento das aulas. Até o dia 30 de junho, os concurseiros de Mucajaí terão aulas nas áreas de Direito Constitucional, Penal e Processual Penal, no Núcleo do Poder Legislativo, localizado na rua Padre Ricardo Silvestre, s/n, no Centro.

Com resolução de questões de bancas nacionais e regionais, a instrutora Isadora Rodrigues, advogada na área criminalística, afirmou que Direito Penal não é de difícil compreensão, pois faz parte do dia a dia da população. “Os estudantes acabam se identificando, pois lida com coisas do cotidiano, que eles acham que é crime, mas não é. Isso gera muitas discussões e, geralmente, eles gostam muito”, disse, ao garantir que o mesmo método usado com os concurseiros da Capital é repassado aos munícipes do Interior do Estado.

Neste preparatório em Mucajaí, pontuou a coordenadora do Núcleo Juliana Cardoso, pouco mais de 80 confirmaram presença. “Nós não temos nenhum cursinho aqui e a Escola do Legislativo trouxe a oportunidade para nossos alunos se prepararem para entrar neste concurso”, falou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Oficinas ensinam técnicas de panificação e artesanato em Mucajaí

Os cursos oferecem uma oportunidade de renda extra para as mães de inscritos em projetos sociais da Assembleia Legislativa no município

Foto: SupCom ALERR

Nesta quinta-feira (21), em Mucajaí, cidade situada a 55 quilômetros de Boa Vista, iniciam as oficinas de panificação e flores em papel guache, para mães de alunos do programa Abrindo Caminhos, programa social da Assembleia Legislativa de Roraima. Os cursos iniciam a partir das 14h, no Núcleo situado na rua Padre Ricardo Silvestre, s/n, Centro.

As aulas terão quatro horas de duração. Para panificação, sob a instrução da servidora Elizabete Aguiar, foram ofertadas 22 vagas. Nesta oficina, as participantes aprenderão receitas especiais de pão de milho, de batata, de abóbora, de leite e pães doces. Já na área de artesanato, com as 12 vagas preenchidas, a servidora Aline Ferreira ensinará como moldar e montar flores em papel guache, utilizada principalmente em decoração de festas.

Conforme a coordenadora do Núcleo da Assembleia Legislativa em Mucajaí, Juliana Cardoso, todas as inscrições disponibilizadas foram preenchidas, pois era uma demanda das próprias mães que pediam algum curso direcionado a elas. “A procura foi satisfatória e, além disso, é importante que elas participem com a gente aqui no Núcleo”, frisou.

A intenção, segundo ela, é a promoção de oportunidades para renda extra, tanto na confecção de pães, quanto na ornamentação de eventos. “Tudo direcionado a ajudar estas mães a melhorarem suas condições financeiras”, complementou Juliana.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR