Pular para o conteúdo

Familiares de alunos do Abrindo Caminhos participam de oficina de artesanato em Caracaraí

Em tempos de crise, uma renda extra é sempre bem vinda. A servidora pública Ana Cláudia Lima é merendeira em uma escola, nas horas vagas trabalha como costureira, e aproveitou a oficina de feltro, ofertada nesta sexta-feira (27), no Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima em Caracaraí, para adquirir conhecimentos.

Ana tem uma filha inscrita nas aulas de balé do programa Abrindo Caminhos no município e usará as técnicas para complementar sua profissão de costureira. “Além de aprimorar meu conhecimento, eu poderei vender meu produto, porque é uma coisa que as pessoas procuram muito aqui em Caracaraí”, relatou.

As mães e avós de alunos aprenderam as noções básicas de como confeccionar feltro artesanal. De acordo com a professora Aline Félix, as técnicas repassadas serão importantes para a disseminação do artesanato no município. “Aqui, a população é mais carente de matéria prima e é importante conhecerem algo novo, algo que traga para elas uma renda extra, além de trabalharem a criatividade”, comentou.

A coordenadora do núcleo de Caracaraí, Vaninha Andrade, explica que no município o índice de desemprego é alto e, com as oficinas ofertadas pela unidade, a população tem uma nova possibilidade. “Já fizemos várias oficinas que fizeram a diferença na vida de muitas pessoas daqui com a geração de renda”.

Participaram da oficina 30 mulheres e a intenção é abrir novas turmas.

Workshop

Enquanto de um lado familiares aprendiam uma habilidade nova, de outro alunos de balé participavam de um workshop sobre técnicas de postura.  As dicas foram repassadas pela Miss Roraima 2019, Júlia Meireles.

Aos 11 anos, Karlyne Araújo, tem o sonho de se tornar uma bailarina profissional. Para ela, o workshop foi essencial para que ela obtenha mais postura. “Foi muito legal, espero que elas continuem ajudando as meninas que têm o sonho de se tornarem misses. Para mim foi importante, porque no balé a gente aprende postura, como as modelos”, relatou.

E quem disse que balé e passarela é coisa só de menina? Fernando da Silva, de 10 anos, explica que apesar das aulas serem para toda a turma, há várias posições diferentes. “Nas aulas as meninas aprendem e os meninos também, têm várias coisas diferentes. Eu gostei muito dessa aula hoje, chega até a inspirar vários meninos a se tornarem mister”, disse.

Atualmente o Núcleo de Caracaraí tem 200 alunos inscritos na modalidade de balé. De acordo com a professora Isys Costa, a experiência compartilhada contribui para um melhor desempenho nas aulas. “Foram repassadas técnicas importante que dá para alinhar com o balé. Sabemos que muitas não irão se tornar bailarinas, mas elas podem tentar uma carreira de modelo, ou algo que mostre a elas o que aprenderam aqui”.

Cerca de 50 alunos participaram da oficina. O Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí oferece cursos por meio do programa Abrindo Caminhos e Escola do Legislativo. A unidade está localizada na rua Presidente Kennedy, nº 1.115, Centro.

Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Lucas Almeida
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas