Pular para o conteúdo

AUTOCUIDADO
Assembleia Legislativa debate bem-estar da mente no ‘Podcast Janeiro Branco’

Na tarde desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu o ‘Podcast Janeiro Branco’, programa que debateu a campanha dedicada à conscientização sobre saúde mental. Com o conceito de transmídia, o podcast, que teve como cenário o estúdio da Rádio Assembleia (FM 98,3), foi veiculado ao vivo e simultaneamente pela TV (canal 57.3)  e pelo canal no Youtube do Parlamento roraimense (@assembleiarr).

Com foco na saúde mental e no combate da violência psicológica vivenciada pela mulher, o programa teve apresentação do jornalista Josué Ferreira e contou com a participação do psicólogo Wagner Costa, da psicanalista do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), Janaína Nunes, e da diretora da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, Glauci Gembro.

O podcast teve participação popular por meio do WhatsApp (95) 98402-2774 e tratou sobre temas para o bem-estar emocional e psicológico da população. Durante o programa, foi apresentado os objetivos do Janeiro Branco, bem como foi debatida a Lei Estadual nº1.220/2017, que institui a campanha no âmbito roraimense.

Com a participação da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, o debate também se aprofundou nos reflexos da saúde mental na mulher e no ambiente doméstico. Além disso, o programa forneceu dicas de autocuidado e de ações que as instituições podem realizar em prol da saúde mental dos colaboradores.

Glauci Gembro, diretora da Secretaria da Casa Legislativa, destacou que essa iniciativa é mais uma forma do Parlamento levar informações relevantes para a sociedade. “A gente sabe que a violência doméstica traz adoecimento para as mulheres. Então, falamos pelo podcast o que é saúde mental e como procurar ajuda, priorizando nessa discussão a violência psicológica e como ela causa adoecimento das mulheres”, disse.

Com foco em Janeiro, a campanha pretende trazer o autocuidado com a saúde da mente para o ano inteiro. O psicólogo Wagner Costa ressaltou que o podcast quer alertar a população, sobretudo quando se analisa os crescentes índices de doenças relacionadas à mente.

“O podcast foi uma oportunidade de levarmos informações à população e trabalharmos aquela ideia de que a comunidade precisa criar uma cultura de saúde mental, porque quem cuida da mente cuida da vida. Afinal, nós estamos chegando num limite onde as pessoas estão adoecendo e precisam cuidar ainda mais da saúde mental”, alertou Costa.

 

Mediado por Josué Ferreira, o jornalista frisou como o debate do tema é necessário para a população. “O momento foi muito oportuno para a gente discutir não só esses alertas com a saúde mental e, consequentemente, a física, mas também falando sobre a questão da violência contra a mulher, com foco na violência psicológica. A gente precisa olhar para isso e ter sempre esses debates em todos os espaços possíveis, buscando uma sociedade boa tanto mental quanto fisicamente”, declarou.

A diretora de Rádio e TV da ALE-RR, Camila Dall’Agnol, ressaltou que esse formato jornalístico veio para ficar, pois permite integração dos veículos de comunicação da Casa Legislativa, bem como podem tratar de assuntos de forma mais aprofundada.

 

 

“As pessoas já se habituaram a esse formato de programa de debate e entrevista. Sendo assim, a TV Assembleia entrou nessa onda em parceria com a Rádio Assembleia para trazer os mais variados temas de forma mais detalhada. Nossa intenção é realizar podcast uma vez ao mês, justamente para focar em temas necessários para o Parlamento e para a sociedade”, ressaltou a diretora.

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece o serviço psicológico, jurídico e social, porém é destinado aos autores de violência doméstica. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas