BIÊNIO 2025-2026
Soldado Sampaio é reconduzido para presidência da Assembleia Legislativa

Com os votos de todos os deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos) foi reconduzido à presidência da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira (21), com chapa única, em eleição aberta.

Integrarão a Mesa Diretora, nos próximos dois anos, os deputados: presidente – Soldado Sampaio (Republicanos); 1º vice-presidente – Marcelo Cabral (Cidadania); 2º vice-presidente – Chico Mozart (Progressista); 3º vice-presidente – Éder Lourinho (PSD); 1º secretário – Jorge Everton (União); 2ª secretária – Aurelina Medeiros (Progressistas); 3º secretário – Rarison Barbosa (PMB); 4º secretário – Odilon Filho (Podemos); corregedor-geral – Renato Silva (Podemos); ouvidor-geral – Isamar Júnior (Podemos); e secretária Especial da Mulher – Joilma Teodora (Podemos).

Durante discurso, Soldado Sampaio agradeceu o reconhecimento dos deputados e servidores do Poder Legislativo pelo trabalho da Mesa Diretora.

Harmonia e liberdade de trabalho foram destaques em pronunciamentos

“Quero deixar aqui meus agradecimentos a todos os colegas que se manifestaram pela reeleição da nossa chapa para o próximo biênio, reafirmar nosso compromisso com a sociedade e reforçar a aproximação da Assembleia Legislativa da população por meio dos nossos canais”, ressaltou o presidente Soldado Sampaio.

O deputado Marcos Jorge (Republicanos) está no segundo ano do primeiro mandato e compartilhou a percepção da atuação dos membros da Mesa Diretora junto aos outros Poderes e à população.

“A Assembleia Legislativa tem sido produtiva. A quantidade de projetos aprovados e sancionados pelo governador e os mais diversos trabalhos feitos pela Casa não seriam possíveis sem o apoio administrativo desta Mesa”, disse ele.

Mais experiente, o deputado Coronel Chagas (PRTB) frisou a transparência e a forma democrática de atuação.

“Com harmonia e debates, procurando sempre se aproximar de todos os setores da sociedade”, citou, desejando sucesso aos membros da Mesa Diretora eleitos para o biênio 2025-2026.

“Eu me sinto satisfeito em colaborar com essa chapa para mais um biênio. O presidente [Soldado Sampaio] tem conduzido os trabalhos de forma responsável e compromissada, com respeito a todos. Nada mais justo mantermos o que está dando certo”, afirmou o relator da eleição, deputado Armando Neto (PL).

De acordo com o deputado Gabriel Picanço (Republicanos), o resultado da eleição demonstra a confiança de parlamentares e colaboradores do Poder Legislativo na atual administração.

“É um reconhecimento dos servidores desta Assembleia e de que toda a Casa está apoiando a sua presidência”, citou.

À frente da presidência da Escolegis (Escola do Legislativo), a deputada Catarina Guerra (União) falou do apoio e do respeito da Mesa Diretora aos parlamentares e à população. “Essa harmonia transcende as paredes da Assembleia, e esse reconhecimento cresce a cada dia. Estamos mostrando a nossa força”.

Mesa democrática. Assim definiu o deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União). “Mostra que o senhor [Soldado Sampaio] é sensível a todas as classes representadas. Me sinto confortável em votar nesta chapa”.

Com discurso breve, a deputada e presidente do Procon Assembleia, Tayla Peres (Republicanos), parabenizou pelo resultado da eleição. “Tenho orgulho em dizer que faço parte desta legislatura. Paz reinando nesta Assembleia e com respeito por nos deixar fazer o nosso trabalho”.

De modo virtual, a deputada e presidente do Programa de Atendimento Comunitário, Angela Águida Portella (Progressistas), destacou a integração da Secretaria Especial da Mulher (SEM), antiga Procuradoria Especial da Mulher, com a Mesa Diretora. “A Mesa não poderia ficar melhor agora com o acrescimento de uma mulher”.

A parlamentar lembrou do compromisso da presidência da Assembleia em colocar a Casa à disposição da população e fortalecer os programas. “Deu melhores condições aos deputados para executarem seus projetos, respeito de forma linear a todos, e é esse o sentimento, de que realmente existe o respeito, a compreensão”, complementou.

O deputado Idazio da Perfil (MDB) se colocou à disposição para colaborar ainda mais com a gestão da Casa. “Eu me sinto representado por essa Mesa, que representa a Casa muito bem, por todos os deputados conduzirem a ALE-RR com sabedoria, transmitindo tranquilidade a todos os colaboradores”.

“A forma como o senhor conduz a Assembleia mostra essa união entre os deputados”, comentou Marcinho Belota (PRTB).

Para o deputado Rárison Barbosa (PMB), a manutenção da Mesa Diretora é justa. “Como tem sido dito por todos, principalmente pelos mais antigos, que conhecem a sua história mais do que nós que chegamos agora, o senhor tem trazido harmonia e deixado os parlamentares trabalharem com autonomia. Isso é fruto do seu trabalho”, disse o parlamentar ao presidente Sampaio.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

Foto: Marley Lima / Jader Souza