Escola do Legislativo será multiplicadora de projeto sobre educação empreendedora

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), por meio da Escola do Legislativo, iniciará na próxima semana o projeto Crescendo e Empreendendo, voltado para o público em idade de ensino médio. A primeira turma a ser beneficiada com o projeto já está fechada. Serão dois dias de curso com uma carga horária de 12h. A meta da instituição é até o final deste ano realizar seis edições do projeto, inclusive no interior do Estado.

“Nesta primeira edição do curso, que será em Boa Vista, vamos atender 25 pessoas. O curso trabalhará práticas vivenciais, de comportamento e de como agir e atuar com estratégia de empreendedorismo”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo.

O curso será ministrado nos dias 02 e 03 de outubro. No primeiro dia, na segunda-feira, 02, a aula será das 14h às 18h. Na terça-feira, 03, será das 08h às 12h e das 14h às 18h, na unidade da Escola do Legislativo localizada na rua Solon Rodrigues Pessoa, 1.313, bairro Silvio Botelho.

“Essa é uma parceria com o Sebrae em Roraima, que tem um programa de educação empreendedora. Vamos participar como multiplicadores do projeto Crescendo e Empreendendo. Os nossos servidores da Escola do Legislativo, que foram capacitados pelo Sebrae, é que vão ministrar o curso”, explicou a diretora. A Assembleia Legislativa também contribui com toda a logística como salas de aula e material didático.

Conforme Leila, o projeto tem a finalidade de atender o público em idade escolar de ensino médio, associações, organizações não-governamentais e comunidade em geral. A instituição pretende, até o final deste ano, atender o público das unidades do Poder Legislativo nos municípios de Bonfim e Alto Alegre. “Teremos uma turma também no município de Amajari para atender a associação dos moradores”, complementou, ao comentar que o projeto também atende os servidores do Legislativo e do programa Abrindo Caminhos.

Essas parcerias, disse a diretora, contribuem para alcançar ainda mais a população e oportunizá-la com cursos tão necessários à vida profissional. “Mais uma vez a Assembleia Legislativa por meio da Escola do Legislativo tem buscado ampliar seu trabalho e suas estratégias de atuação para oportunizar os jovens e as pessoas da comunidade que queiram cada vez mais novas perspectivas. E se tratando de empreendedorismo, o conteúdo é importante e fundamental porque auxilia no desenvolvimento pessoal, profissional, nas relações interpessoais e na interação familiar, além de melhorar as perspectivas de empreender para negócios e carreiras do futuro”, ressaltou.

 

Marilena Freitas

CVV começa a disponibilizar atendimento à população de Roraima

Quem estiver passando por problemas que resultam em aflições, emoções, angústias e preocupações, pode procurar, a partir de agora, o CVV (Centro de Valorização da Vida) em Roraima, que dispõe de serviço gratuito de prevenção do suicídio. Uma equipe de voluntários está disponível para atender pelo telefone 3623-2426, às sextas-feiras das 15h às 19h e aos sábados e domingos das 8h às 23h. O CVV funciona no prédio da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa, na avenida Capitão Júlio Bezerra, 193 (ao lado do Hospital Coronel Mota).

Dados do dia 21 deste mês, do Ministério da Saúde, informam que no Brasil a média anual é de 11 mil suicídios, sendo a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Em Roraima, de janeiro a setembro deste ano, o Núcleo de Estatística da Polícia Civil registrou 25 casos de suicídio no Estado, sendo a segunda Unidade da Federação onde mais pessoas põem fim a própria vida.

O CVV é uma entidade que disponibiliza serviço voluntário, sem cunho político ou religioso de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, por meio de ligação telefônica. No período da implantação do CVV em Boa Vista, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima foi e continua sendo uma das parceiras do Centro. A deputada Lenir Rodrigues (PPS), procuradora especial da mulher, disse que o CVV é uma ferramenta que tem a intenção de combater os casos de suicídio no Estado.

“A cada 15 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil, uma doença que não está associado a doenças mentais ou a uso de drogas, mas a depressão, que contribui muito para que as pessoas cometam esse ato contra a própria vida. Como não sabemos como estão aqueles que estão a nossa volta, então é preciso sempre dar uma atenção especial, uma palavra amiga, um apoio, para que possamos valorizar a vida”, ressaltou Lenir Rodrigues.

A parlamentar comentou que o CVV em Roraima vai contribuir e muito com o trabalho de prevenção ao suicídio. “Acreditamos que a prevenção é uma ferramenta que tem eficácia para combater esses altos índices de suicídio em Roraima. Inclusive os profissionais da Procuradoria Especial da Mulher e do CVV irão fazer um trabalho na área indígena do DSEI-Leste [Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima], para debater sobre esse tema”, disse Lenir.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), lembrou que, ao ser consultado sobre a implantação do CVV em Roraima, deu total apoio a instalação desse projeto no Estado. “Não posso deixar de agradecer a iniciativa da coordenação nacional do Centro em trazer esse projeto para Roraima e da deputada Lenir que esteve envolvida nesse processo desde o início”, frisou, ressaltando que esse serviço é importante para a população. “Digo que esse projeto é importante porque está ajudando na prevenção de tantos problemas, principalmente na questão do suicídio, que é uma questão de saúde pública. A Assembleia é parceira do CVV, que considero um braço para cuidar da saúde da nossa gente”, comentou Jalser Renier.

A coordenadora do CVV em Roraima, psicóloga Adriana dos Prazeres, informou que o profissional voluntário do CVV está disponível para atender e conversar de maneira compreensiva e sem fazer julgamentos de sentimentos, de forma anônima. “Estamos no CVV para darmos apoio emocional, pois muitas vezes as pessoas querem conversar com alguém, desabafar, mas não tem com quem”, disse.

Edilson Rodrigues

Soldado Sampaio apresenta projeto que isenta policiais na compra de armamento

Com a proposta de autorizar o Poder Executivo a conceder isenção de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), para a aquisição de arma de fogo, munição, colete balístico e blindagem veicular para agentes de segurança pública, o deputado Soldado Sampaio (PC do B), apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), projeto de lei que poderá beneficiar a categoria.

“Este projeto não pretende conceder porte ou facilitar a compra indiscriminada de armamentos e equipamentos, mas garantir aqueles que já têm o direito de portar arma de fogo previsto em legislação federal – e que garantem a segurança e a paz social, de adquirir artefatos (arma, colete e/ou equipamento de blindagem veicular)”, reafirmou Soldado Sampaio, por meio da justificativa da proposição.

As armas e demais equipamentos que forem adquiridos com o benefício da lei, poderão ser utilizados em serviço ou fora dele, para proteção pessoal dos agentes de segurança, segundo a proposta. O parágrafo único diz ainda que em casos de extravio, furto ou roubo da arma, colete ou da blindagem veicular, o beneficiário só poderá requerer nova isenção comprovada a ocorrência de tais fatos e completado cinco anos da última aquisição isenta de mesmo tipo.

Critérios – Para que os agentes tenham direito aos benefícios após aprovação e sanção do Executivo do referido projeto, eles precisam: ser policial militar, bombeiro militar, policial civil, agente penitenciário ou guarda civil municipal, da ativa ou da inatividade; estar em pleno gozo do direito de portar ou de porte de arma de fogo previsto em legislação federal, confirmado pelo gestor da instituição de origem do beneficiário, e encontrar-se em condições psicológicas para o uso do material que pretende adquirir com a isenção.

A proposta já está tramitando nas comissões técnicas da Casa Legislativa.

Tarsira Rodrigues

Zé Galeto faz indicação ao Executivo para reformar Escola ‘Ferreirinha’

O deputado Zé Galeto (PRP) solicitou, por meio de indicação, que o Governo do Estado reforme e faça reparos urgentes na estrutura da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Ferreira Souza, mais conhecida como ‘Ferreirinha’, localizada na rua Reinaldo Neves, 558, bairro Jardim Floresta em Boa Vista.

Na instituição de ensino, segundo denúncias enviadas ao deputado, a estrutura interna e externa do prédio encontra-se precária, com inúmeros problemas, o que tem gerado insatisfação por parte de alunos, pais e funcionários da Escola.

“Visitei a Escola a convite de pais e alunos e pude constatar que a instituição está precisando de uma reforma, além de reparos urgentes na parte elétrica e hidráulica. Faço apelo a governadora para que ela percorra as escolas para verificar a situação de perto e tomar as providências necessárias, para que os alunos e toda a comunidade escolar possam ter um ambiente educacional melhor”, disse o parlamentar.

Zé Galeto ressalta ainda que a reforma é uma reivindicação principalmente dos alunos que anseiam por um ambiente de qualidade. A indicação do deputado já foi lida e protocolada nas sessões ordinárias da Assembleia legislativa de Roraima (ALERR). Também será encaminhada aos órgãos competentes da estrutura do Executivo estadual para que sejam tomadas as providências.

Tarsira Rodrigues

Brito apresenta indicação para construção de vicinais no Cantá

Após receber demandas da população do interior, especificamente de que mora próximo ao Projeto de Assentamento Pau-Rainha, localizado no município do Cantá, localizado a 38 quilômetros ao Centro-Leste de Boa Vista, o deputado Brito Bezerra (PP) apresentou ao Executivo uma indicação para construção de pontes e bueiros na vicinal 15A.

São cerca de 10 quilômetros de vicinal a serem construídos para benefício de moradores e produtores da região. Segundo o autor da proposta, há uma necessidade urgente no local para escoamento de produtos e para facilitar o transporte escolar dos estudantes. “Nós, deputados estaduais, temos essa prerrogativa de fazermos indicações e o Governo priorizar, através da secretaria de infraestrutura, a reconstrução dessa vicinal”, disse.

Como líder da base governista na Assembleia Legislativa de Roraima, Brito Bezerra garantiu que o Executivo atenderá, de prontidão, a este pedido. A cidade, segundo estudos da Secretaria Estadual de Planejamento, tem como destaque a produção de arroz, mandioca, soja e milho, além de rebanhos de bovinos, aves, suínos, equinos e caprinos. Outros produtos, como madeira e mel são produções constantes na região.

Yasmin Guedes

Coral do Abrindo Caminhos faz participação especial em evento de 25 anos da UFRR

O Coral do Abrindo Caminhos, programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima, fará apresentação especial em evento alusivo ao aniversário de 28 anos da UFRR (Universidade Federal de Roraima). Com o tema ‘Encontro dos Saberes’, a celebração acontece nesta quinta-feira, a partir das 20, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), com entrada franca.

Cerca de 100 vozes compõe o Coral formado por crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, sob a maestria de Kastorijane Oliveira, regentes auxiliares Tamie Timóteo e Silvandro Barros e do pianista Israel Mafra. O grupo abrirá a apresentação com quatro músicas e encerrará em apresentação conjunta com o Madrigal, da UFRR, e com o coral do Instituto Batista de Roraima (IBRR).

As músicas selecionadas para apresentação foram: Medley anos 60, de Celly Campelo; O Cravo e a Rosa e Mulher Rendeira, ambas do folclore popular; e Isto aqui o que é?, de Ari Barroso. A canção final será ‘O Voso Galo Comadre’, Canción Galega. “Essa será a terceira vez em que o Coral do Abrindo Caminhos é convidado para abrilhantar um evento apenas esse ano”, disse Kastorijane ao complementar que o grupo é ‘o cartão de visitas’ da Assembleia Legislativa. “Ficamos maravilhados com o reconhecimento deste trabalho tão bonito feito pelo Poder Legislativo que atinge centenas de crianças e jovens da capital e do interior”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD).

Yasmin Guedes

Projeto prevê a criação de núcleo para resguardar a memória do Poder Legislativo

O deputado Evangelista Siqueira (PT) apresentou esta semana na Assembleia Legislativa de Roraima, um projeto de decreto legislativo para criação do Núcleo de Memória e Documentação do Legislativo ‘Prof. Doutor Reginaldo Gomes de Oliveira’, nas dependências da sede da Assembleia.

A proposta com o núcleo é gerenciar, reunir, conservar e preservar a memória e o acervo documental do Poder Legislativo, ou seja, manter a disposição da população, pesquisadores, estudantes o sistema de acervos, ações impressas, manuscritas, documentos, fotografias, entre outros. A responsabilidade, conforme prevê a matéria, ficaria a cargo de uma equipe composta por historiadores, bibliotecários e arquivistas.

“A nossa ideia é criar, no âmbito da Assembleia Legislativa, um espaço onde todos os cidadãos, acadêmicos, a população de um modo geral, tenham acesso a informações, as leis”, lembrou o autor, Evangelista Siqueira. Disse ainda que a ideia é formar parcerias com as Câmaras de todos os municípios para que a população conheça e esteja mais próxima do Poder Legislativo.

Homenagem – A homenagem ao Prof. Doutor Reginaldo Gomes de Oliveira se deu pela contribuição do docente para pesquisas dentro e fora do Estado. Reginaldo integrou a Comissão de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) que realizou visita técnico-científica na Embaixada do Brasil, Centro Cultural Brazil-Guyana para reafirmar parceria entre as instituições. Além disso, destacou Evangelista, o professor foi responsável por outras parcerias importantes como universidades do Suriname.

Yasmin Guedes

Inscrições para cursos voltados para concursos terminam nesta quinta-feira, 28

Encerram nesta quinta-feira, 28, as inscrições para os cursos de Informática, História e Geografia de Roraima. Os cursos ofertados pela Escola do Legislativo são gratuitos e preparatórios para futuros concursos públicos do Estado.

No total estão sendo ofertadas 240 vagas e os interessados podem se inscrever na unidade de ensino localizada na rua Solon Rodrigues Pessoa, 1.313, bairro Silvio Botelho, das 9h às 16h. As aulas iniciam no dia 16 de outubro.

A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, falou sobre a importância dessas duas disciplinas, haja vista que nos últimos concursos do Estado haviam questões contextualizadas relativas ao conhecimento regional. “Esse curso segue toda uma lógica de organização e compreensão do que se pede a respeito do conteúdo específico, uma vez que esse modelo faz com que algumas pessoas acabem errando, não por falta de conhecimento, mas por falta de compreensão do todo que envolve a questão. Nosso curso é formatado nesse sentido”, disse.

O curso de História e Geografia apresentará dicas de como fazer a leitura, localizar e separar os dados para posterior interpretação do que se pede. “Na pressa, por falta de tempo, do estresse que envolve os candidatos quando vai fazer uma prova de concurso, e por não se fazer uma boa leitura e não separar esses dados, o participante, em alguns casos, acaba errando a questão”, complementou, ao salientar que cada curso terá 30 horas.

As duas disciplinas, salientou Leila, por não integrarem de forma intensa a grade curricular das escolas da rede pública de ensino, acaba sendo uma ‘brecha’ que prejudica os candidatos na hora da prova. “Quando é cobrado em concurso, os candidatos têm dificuldade para encontrar fontes de leituras e estudo, apesar de já existir excelentes livros publicados. Por ser importante estamos construindo um curso específico voltado para concurso público”, acrescentou.

 

Marilena Freitas

Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema atende mais de 500 pessoas

Inaugurado em agosto, o Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema, cidade localizada a 93 quilômetros de Boa Vista, atende mais de 500 pessoas de forma direta com cursos de informática, inglês e espanhol, por meio da Escola do Legislativo, além de modalidades esportivas como karatê, escotismo, futebol, handebol e vôlei, pelo Abrindo Caminhos.

O Núcleo em Iracema, situado na rua Bernardo Saião, nº 1.050, no Centro, abriga ainda outros programas permanentes da Assembleia Legislativa como o Chame (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), da Procuradoria Especial da Mulher, e o Procon Assembleia.

Entre os integrantes da turma infanto-juvenil de inglês, está o estudante Arlefy Martins, de 9 anos. Assim como muitos da sua idade, tem aproveitado a oportunidade para aprender uma nova língua e, assim, se destacar no futuro mercado de trabalho. “‘Tô’ gostando muito, porque quando eu for trabalhar em outro país, saberei falar inglês”, revelou o menino.

A mãe, a agricultora Maria de Fátima Martins, acredita que a Educação é o caminho mais saudável para o filho e aproveitou a chegada do Núcleo da Assembleia em Iracema para inserir o filho em um novo mundo. “Porque é muito bom pra criança aprender, não ficar só em casa na frente da televisão, brincando, é algo útil pra todos nós, pra cidade de Iracema com um todo”, falou.

Aos 11 anos, Ana Clara Casagrande pensa mais além. Para ela, ter o contato com outros idiomas é abrir mais opções para conhecer outros países, como os Estados Unidos. “Podemos viajar para outros lugares que não falam o Português e é importante a língua inglesa para quando a gente precisar de um emprego, a gente pode ir lá”, disse.

O agricultor Natanael Rodrigues, de 43 anos, cursa inglês e espanhol pela Escola do Legislativo e ficou feliz em ter essa oportunidade dentro da comunidade onde vive, pois é uma forma utilizada por muitos para alcançar objetivos. “Eu ‘tô’ aprendendo aos poucos, devagar a gente aprende, pois como diz o ditado, ninguém nasce sabendo”, brincou ele.

Entre as modalidades desenvolvidas dentro do Núcleo, o inglês é dividido em duas turmas, para crianças de 9 a 14 anos e a turma de jovens e adultos a partir dos 15 anos. E quem ministra as aulas é a professora Claudia Justino Alves dos Santos, moradora do município, e que as turmas têm demonstrado interesse e perspectivas para o futuro. “Eles pegam tudo bem rápido, tenho gostado muito dessa experiência”, completou.

Claudia explicou que para cada grupo ela aplica uma metodologia específica, conforme a idade e o entendimento da turma. Para as crianças, por exemplo, vídeos, músicas e dinâmicas são as ferramentas mais usadas dentro da sala de aula, enquanto para os adultos, o ensino gira em repetição de frases e até mesmo com a escrita de verbos e palavras básicas.

“Acredito que é uma oportunidade muito importante e a população poderia dar mais valor. Ter esse curso dentro de casa, sem sair para fazer em Boa Vista que o custo é altíssimo, esse momento precisa de valor e do incentivo dos pais”, falou Claudia.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema, Lauciane da Silva Nascimento, os cursos são disponibilizados de forma gratuita a população e que é uma oportunidade para todos da região. “A procura está sendo grande até porque é uma grande chance para os nossos jovens, nossas crianças, nossos adultos em fazer cursos gratuitos de inglês, informática, espanhol”, concluiu.

Yasmin Guedes

Pedido de cancelamento do SIF volta a gerar debates na Assembleia Legislativa

O pedido de cancelamento do Serviço de Inspeção Federal (SIF) feito pelo Governo do Estado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) rendeu mais um capítulo na sessão ordinária desta quarta-feira, 27, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

O deputado Brito Bezerra (PP), líder do governo, negou que a medida tenha como objetivo principal impedir que os grandes pecuaristas exportem carne para outros Estados e países, conforme foi afirmado pelo deputado George Melo (PSDC). De acordo com ele, o pedido de cancelamento foi feito após a Superintendência Federal de Agricultura interditar o Mafir (Matadouro Frigorífico de Roraima), segundo o deputado, “ação orquestrada a três mãos”. “Foi a primeira ação do Ministério da Agricultura aqui no Estado, que é comandado pelo governo federal, o PMDB e o senador Romero Jucá (PMDB). Foram eles que pediram a interdição. Após esse ato, a governadora Suely, orientada pelos técnicos para Agência de Defesa Animal (Aderr), solicitou vistoria, já que o governo não tem condições de atender os 50 pontos determinados pelo Ministério, para se adequar à legislação estadual e reabrir o Matadouro Frigorífico, que é de utilidade pública e não podemos interditar”, disse, ao salientar que a medida ajudará o pequeno, médio e grande empresários.

George Melo rebateu o parlamentar e voltou a fazer duras críticas ao Governo. “Quem falou aqui dos grandes comerciantes que se apoderaram do mercado da carne foi o seu líder Xingu. Quero deixar bem claro que responsabilizei sim a governadora e mostrei o documento, que ela sim é o governo do mal, que patrocinou o desmantelo do Mafir nos últimos três anos, quando colocou o representante da Coopercarne (Cooperativa de Carne) para ser o representante da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima), que deixou entregue às baratas para se acabar”, disse.

O líder do Blocão ressaltou ainda que Suely Campos teria feito isso para penalizar os pecuaristas, pois em março seria liberado o alvará para Roraima vender carne para qualquer lugar do mundo. “Ela traiu os pecuaristas e agora vem com a cara de pau de fazer uma Expoferr (Exposição Agropecuária de Roraima). Fazer festa para quê? Depois de apunhalá-los! Ela tem que fazer é um velório para enterrar os pecuaristas”, complementou ao recomendar que a chefe do Executivo procure os três senadores de Roraima para “tentar reverter a bobagem que fez”.

Marilena Freitas