Pular para o conteúdo

Banco de dados poderá facilitar ingresso de jovens no mercado de trabalho

De autoria da deputada Tayla Peres, este foi um dos projetos de lei aprovados pelos parlamentares nesta quinta-feira 

Dois projetos de autoria da deputada Tayla Peres (PRTB) foram aprovados nesta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa de Roraima. Um deles propões a criação de um banco de emprego para facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho. A outra proposição quer restringir ligações por empresas de telemarketing fora do horário comercial.

A parlamentar explicou que o alvo da primeira proposição são os jovens que estão saindo do Ensino Médio e iniciando a caminhada na vida adulta. “Sabemos do alto índice de desemprego no Estado mesmo para quem tem experiência, imagina para os jovens que vão para o primeiro emprego. Com o projeto incentivaremos que as empresas utilizem essa mão de obra jovem”.

O texto prevê que o Poder Executivo institua incentivos fiscais às empresas para ampliarem o quadro de funcionários para os iniciantes as atividades no mercado de trabalho, além de desenvolver projetos de qualificação para estes jovens.

As empresas públicas e privadas poderão se cadastrar no banco e devem disponibilizar 2% das vagas para o primeiro emprego, pelo período mínimo de três anos a partir da data de recebimento do incentivo. Uma vez descumprida a regra, o Incentivo Fiscal deverá ser ressarcido ao Estado em 100% pela empresa, que será excluída do cadastro.

Privacidade do Consumidor

O outro projeto da parlamentar trata da proteção do direito a privacidade do consumidor, para restringir as ligações aos finais de semana e feriados por empresas ofertando produtos ou serviços.

Pelo texto aprovado, antes de iniciarem campanhas de comercialização por meio de telemarketing, estas empresas devem consultar o cadastro de privacidade dos usuários. Caso a observação do cliente não seja respeitada, as empresas poderão ser multadas.

Os projetos serão encaminhados ao Executivo que pode sancionar ou vetar as matérias.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas