Segundo IBGE, mais de um terço da população faz refeições fora de casa, pelo menos uma vez ao dia
Continuar lendoVALORIZAÇÃO
FLEXIBILIZAÇÃO
Assembleia Legislativa aprova PL que institui educação domiciliar em Roraima
Projeto de lei amplia acesso ao ensino, que poderá ser feito de casa, mas sob normas do sistema de educação nacional
Continuar lendoESCLARECIMENTOS
Deputados aprovam pedidos de informação à Femarh e às secretarias de Infraestrutura e Saúde
Requerimentos tratam de atividades da Fundação do Meio Ambiente no baixo Rio Branco, reformas de escolas a cargo da Seinf e lista de espera para consultas, exames e cirurgias
Continuar lendoSEGURANÇA E COMODIDADE
Projeto de lei aprovado obriga agências bancárias a fornecerem cadeiras de rodas
Bancos devem dispor de, no mínimo, duas cadeiras para atender às pessoas com deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida
Continuar lendoGARANTIAS
Deputados aprovam PLs que protegem mulheres em situações de vulnerabilidade social e violência doméstica
Foram aprovados projetos de lei que asseguram direitos reprodutivos, prioridade nas habitações sociais e vagas terceirizadas em órgãos estaduais
Continuar lendoINCENTIVO À CULTURA
Deputados aprovam PL que cria Selo de Qualidade Artesanal Indígena
Objetivo é certificar autenticidade e procedência aos artigos artesanais produzidos pelos indígenas de Roraima
Continuar lendoFOMENTO AO TURISMO
Projeto de lei cria Dia Estadual de Observação de Aves
Com o intuito de fomentar o ecoturismo e turismo no Estado, os deputados aprovaram com 14 votos o Projeto de Lei (PL) 102/2021, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), que cria o Dia Estadual de Observação de Aves, o qual fará parte do calendário de eventos de Roraima, a ser comemorado anualmente em 25 de abril.
Ao defender a proposta, a parlamentar disse que o PL trará um resultado positivo para Roraima. “Parece um projeto simples, mas trará um impacto na economia do nosso Estado, que tem muitas aves. A atividade de observação de pássaros é uma ferramenta para fomentar o nosso turismo”, argumentou.
Conforme detalhou na justificativa, estima-se que na região existam 3,3 mil espécies de aves, cerca de 34% das aves de todo o planeta. Ela destacou que a data escolhida para a comemoração é estratégica.
“Vai além de observar a fauna, mas também por se tratar de um período em que o Estado tem mais dificuldade de atrair turistas, podendo, em médio prazo, provocar a continuidade da movimentação turística”, destacou a parlamentar.
A data também é alusiva ao período de reprodução de duas espécies símbolos roraimenses: a garça, que consta no brasão do Estado, e o galo-da-serra, ave-símbolo de Roraima. O Dia Nacional do Observador de Aves é comemorado em 28 de abril.
A prática de observação de aves é muito antiga e bem difundida em vários países. Estima-se que, em todo o mundo, 80 milhões de pessoas pratiquem essa atividade.
Texto: Marilena Freitas
Foto: Jader Souza e Nonato Sousa
SupCom ALE-RR
ADEQUAÇÕES
Deputados aprovam projetos de lei que beneficiam mulheres com deficiência e garantem assistência a recém-nascidos
O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, nesta quarta-feira (1º), projetos de lei (PL) que tratam da obrigatoriedade dos hospitais públicos de fornecerem exames em mamógrafos adaptados para mulheres com deficiência e da presença de profissional habilitado em reanimação neonatal na sala de parto em hospitais.
Por 16 votos, foi aprovado o PL nº 135/2019, que obriga os hospitais públicos estaduais a fornecerem exames em mamógrafos adaptados para mulheres com deficiência e outras necessidades especiais. A matéria é de autoria do deputado Chico Mozart (Cidadania).
O texto prevê que hospitais e clínicas particulares deverão receber orientações a respeito desta ação de acessibilidade, ficando a decisão de cada unidade de saúde implementar ou não as regras para seus pacientes.
“Um dos principais exames nesta luta das mulheres, a mamografia, na maioria dos casos, não é balizada com equipamentos acessíveis a deficientes físicos ou pessoas que possuem outra necessidade especial. E para fazer o exame, a mulher fica de pé e existe uma dificuldade na realização”, ressalta o texto do PL.
Também por 16 votos, foi aprovado o PL 08/2021, que obriga a presença de profissional habilitado em reanimação neonatal na sala de parto em hospitais, clínicas e unidades integrantes do (SUS) Sistema Único de Saúde. A autora da matéria, deputada Betânia Almeida (PV), destaca que dessa forma se assegura o direito de assistência à mulher e ao recém-nascido no momento do parto. O descumprimento da lei vai de advertência à multa de R$ 500 a R$ 10 mil, dependendo das circunstâncias da infração.
Texto: Kátia Bezerra
Foto: Jader Souza/ Nonato Sousa/ Marley Lima
SupCom ALE-RR
AVANÇOS
Assembleia Legislativa aprova PL que proíbe exigência de CPF durante compra em farmácias e drogarias
A sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) desta quarta-feira (1º) aprovou, por 13 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 121/2021, de autoria do deputado Jalser Renier (SD), que proíbe farmácias e drogarias de exigir CPF do consumidor, durante a compra, sem informar de forma adequada e clara sobre a concessão de descontos.
A norma prevê a afixação de avisos contendo o texto “Proibida a exigência do CPF no ato da compra que condiciona a concessão de determinadas promoções”. O descumprimento da lei está sujeito à multa no valor de 200 Unidades Fiscais do Estado (UFERR). Em caso de reincidência, o valor será cobrado em dobro.
Na justificativa do PL, Renier ressaltou que a matéria está em consonância com o que estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de âmbito nacional, que determina que é permitido ao estabelecimento solicitar aos clientes dados pessoais, porém, precisam pedir autorização para isso.
“Nota-se que em Roraima, principalmente nas grandes redes de farmácias e drogarias, que nada se vende sem o fornecimento do CPF do cliente. É nítida a intenção de captar informações do consumidor”, diz o texto.
Texto: Kátia Bezerra
Foto: Marley Lima/ Nonato Sousa/
SupCom ALERR
CAMPANHAS
Betânia Almeida chama a atenção para prevenção de ISTs e câncer de pele, e violência contra a mulher
‘Dezembro Vermelho’, ‘Dezembro Laranja’ e ‘16 Dias de Ativismo’ foram temas abordados pela deputada nesta quarta-feira
Continuar lendo