NÚCLEO DA ASSEMBLEIA – Aulas de zumba iniciam com mais de 90 inscritos em Mucajaí
Queimar calorias, melhorar o condicionamento físico e ainda fazer novas amizades. É o que pretende a dona de casa Rita Macedo, entre as mais de 89 pessoas inscritas nas aulas de zumba, modalidade ofertada pelo Núcleo da Assembleia Legislativa em Mucajaí, atividade que estreou ontem, 18, naquele município. São duas turmas com aulas às quartas-feiras, das 18h às 19h e das 19h às 20h, na rua Padre Ricardo Silvestre, s/n, no Centro da cidade.
Motivada pelos amigos, ela procurou o Núcleo do Poder Legislativo para se inscrever nas aulas de zumba, com a finalidade de melhorar também a qualidade de vida, por meio da atividade física. Aos 47 anos, recordou que a última prática esportiva aconteceu há cerca de 30 anos.
“Vim mesmo para exercitar o corpo. Estou me sentindo muito cansada e também me sinto um pouco gordinha, né?”, brincou Rita, que é casada e mãe de dois filhos adultos. “É muito bom porque não tínhamos isso aqui em Mucajaí e agora temos que aproveitar essa oportunidade que a Assembleia está nos proporcionado, não só com a zumba, mas com outras atividades, inclusive até na área de educação, o que é bom para a nossa juventude e até para os adultos”, reforçou.
Posicionadas uma ao lado da outra, as participantes atentaram-se a cada explicação de movimentos ensinada pela professora de zumba, Keytiany Santos. Ao som de músicas que não deixam ninguém parado, aos poucos cada uma se soltou do jeito que podia.
Conforme explicou Keytiany, não precisa saber dançar para praticar a modalidade. “A zumba te dá um condicionamento físico bom, melhora a autoestima, a perda de peso, tira a tensão do dia a dia. Às vezes a pessoa está estressada e quando chega à aula ela acaba se divertindo e acaba melhorando essa tensão”, complementou.
Além disso, a oferta de forma gratuita ampliou o acesso de muitas pessoas a prática. “É mais amplo, abre mais oportunidades para as pessoas que não tem como pagar uma aula e aqui é gratuito”, frisou a professora. As aulas acontecem em um ambiente climatizado e amplo.
Outras atividades – Enquanto alguns trabalhavam o corpo, outros usavam a mente para aprender Informática e Espanhol, cursos promovidos pela Escola do Legislativo naquela região. A professora de Espanhol Básico, Liliana Evora, explicou que durante todo o processo, seguindo para o intermediário e avançado, os alunos sairão com a compreensão e a fala do idioma.
Caio de Oliveira, 17, relatou a necessidade de aprender a língua estrangeira devido a presença constante de imigrantes no município. “Achei muito bom porque quando a gente vai para algum lugar, a gente precisa ‘desenrolar’ um pouco a comunicação. Perto da minha casa, por exemplo, moram vários venezuelanos. Aprendendo aqui vou conversar com eles lá e eles vão me ensinar também”, disse.
O Núcleo da Assembleia Legislativa no município de Mucajaí atende a pouco mais de 500 pessoas, a partir dos 5 anos de idade, inscritos nas atividades de Jiu-Jitsu, Balé, Futebol, Coral e Zumba, pelo Abrindo Caminhos, e nos cursos de Espanhol, Inglês e Informática, através da Escola do Legislativo.
Segundo a coordenadora da instituição, Juliana Cardoso, há uma intensa procura por capacitações e preparatórios. “O balé tem sido um dos mais procurados também. O Núcleo traz essas oportunidades aos nossos munícipes e para que venham participar dos cursos e possam aprender mais”, salientou.
Por Yasmin Guedes
SupCom/ALE-RR
Escola do Legislativo abre novas vagas para cursos preparatórios
A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – unidade Silvio Botelho, localizada na zona Oeste de Boa Vista, está com inscrições abertas para cursos preparatórios direcionados a concursos públicos. As áreas contempladas estão organizadas para atender as disciplinas de Direito Administrativo, Constitucional e Tributário, Língua Portuguesa, Informática para Concurso e uma turma sobre o Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Roraima. As aulas estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira, 23, e as inscrições podem ser feitas na sede da unidade, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho. Ao todo estão sendo disponibilizadas mais de 500 vagas.
Quem irá ministrar as aulas sobre o Regimento Interno da Assembleia será o professor Daniel dos Anjos. Ele explica que serão abordados conteúdos de forma geral e também artigo por artigo. “É importante que os candidatos tenham primeiramente um conhecimento amplo do Regimento, e na sequência iremos esclarecer as dúvidas que surgirem. É necessário que eles aprendam o que é uma legislatura, o que são as sessões legislativas, primeira sessão e posse, posse do governo, quais as comissões permanentes que existem na Assembleia e do que trata cada uma delas”, ressaltou Daniel.
Ele disse ainda que oportunidades como essas são momentos únicos na trajetória de quem busca uma aprovação em concurso público. “Todos os professores que irão ministrar os preparatórios são qualificados e têm muito conhecimento sobre os temas que irão abordar em sala de aula. Esse é um diferencial da Escola do Legislativo, que busca sempre formar a melhor equipe”, destacou.
A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, comentou que todo conteúdo, assim como o material didático são gratuitos, e esta é mais uma oportunidade para aqueles que buscam aprovação em concursos locais. “Durante as aulas são administradas resoluções de questões oriundas de provas que versam sobre diversos editais, inclusive o da Assembleia Legislativa de Roraima”, refirmou.
Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones: 0800 095 0047 ou no 98402-3402.
Confira a tabela com os cursos, período de início e término, dia das aulas e horários:
MANHÃ
|
|
CURSO |
Início |
Término |
Dia |
Horário |
|
1 |
Direito Tributário |
23/04 |
18/06 |
2ª |
8h30 às 10h |
|
2 |
Informática Para Concurso |
23/04 |
18/06 |
2ª |
10h às 11h30 |
|
3 |
Língua Portuguesa |
24/04 |
19/06 |
3ª |
8h30 às 10h |
|
4 |
Língua Portuguesa |
24/04 |
19/06 |
3ª |
10h às 11h30 |
|
5 |
Regimento Interno |
25/04 |
20/06 |
4ª |
8h30 às 10h |
|
6 |
Consultoria de Estudo |
25/04 |
20/06 |
4ª |
10h às 11h30 |
|
7 |
Direito Administrativo |
26/04 |
21/06 |
5ª |
8h30 às 10h |
|
8 |
Direito Constitucional |
26/04 |
21/06 |
5ª |
10h às 11h30 |
|
9 |
Raciocínio Lógico |
27/04 |
22/06 |
6ª |
8h30 às 10h |
|
10 |
Exercícios Diversos |
27/04 |
22/06 |
6ª |
10h às 11h30 |
NOITE
|
|
CURSO |
Início |
Término |
Dia |
Horário |
|
1 |
Consultoria de Estudos |
23/04 |
18/06 |
2ª |
18h30 às 20h |
|
2 |
Direito Tributário |
23/04 |
18/06 |
2ª |
20h às 21h30 |
|
3 |
Direito Constitucional |
24/04 |
19/06 |
3ª |
18h30 às 20h |
|
4 |
Raciocínio Lógico |
24/04 |
19/06 |
3ª |
20h às 21h30 |
|
5 |
Língua Portuguesa |
25/04 |
20/06 |
4ª |
18h30 às 20h |
|
6 |
Língua Portuguesa |
25/04 |
20/06 |
4ª |
20h às 21h30 |
|
7 |
Direito Administrativo |
26/04 |
21/06 |
5ª |
18h30 às 20h |
|
8 |
Informática para Concurso |
26/04 |
21/06 |
5ª |
20h às 21h30 |
|
9 |
Regimento Interno da ALERR |
27/04 |
22/06 |
6ª |
18h30 às 20h |
|
10 |
Exercícios Diversos |
27/04 |
22/06 |
6ª |
20h às 21h30 |
TARDE
|
|
CURSO |
Início |
Término |
Dia |
Horário |
|
1 |
Direito Administrativo |
23/04 |
18/06 |
2ª |
14h30 às 16h |
|
2 |
Regimento Interno da ALERR |
23/04 |
18/06 |
2ª |
16h às 17h30 |
|
3 |
Direito Constitucional |
24/04 |
19/06 |
3ª |
14h30 às 16h |
|
4 |
Raciocínio Lógico |
24/04 |
19/06 |
3ª |
16h às 17h30 |
|
5 |
Língua Portuguesa |
25/04 |
20/06 |
4ª |
14h30 às 16h |
|
6 |
Língua Portuguesa |
25/04 |
20/06 |
4ª |
16h às 17h30 |
|
7 |
Direito Tributário |
26/04 |
21/06 |
5ª |
14h30 às 16h |
|
8 |
Informática para Concurso |
26/04 |
21/06 |
5ª |
16h às 17h30 |
|
9 |
Consultoria de Estudos |
27/04 |
22/06 |
6ª |
14h30 às 16h |
|
10 |
Exercícios Diversos |
27/04 |
22/06 |
6ª |
16h às 17h30 |
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR
Escola do Legislativo promove Sabadão Concurseiro
A Escola do Legislativo promoverá o 1º Sabadão Concurseiro, que será realizado neste sábado, 21, na Unidade Silvio Botelho, localizada na rua Solon Rodrigues Pessoa, 1.313, das 9h às 17h. São professores de renome no mercado que vão ministrar disciplinas de Raciocínio Lógico, Português, Informática para Concurso e Direito Administrativo e Direito Constitucional, áreas que os alunos precisam durante uma prova de concurso público.
“Esse projeto foi idealizado pelo presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), de acordo com a demanda da comunidade, para que os concurseiros de plantão possam estar atentos e participando de todas as aulas preparatórias para concurso, especialmente o da Assembleia Legislativa que acontecerá no mês de junho”, disse a coordenadora da unidade de ensino, professora Cristina Mello.
“Todas as aulas serão gratuitas, assim como os alunos irão receber o material didático de apoio para cada disciplina. Estamos convidando toda a comunidade para participar deste nosso projeto”, reforçou a professora.
Um dos professores que vai integrar esse time de mestre em concurso público é Rubens Feitoza Cardoso, que vai ministrar o preparatório ‘Informática para Concurso’. Ele garante que essa disciplina é a quarta mais cobrada nos concursos, perdendo apenas para português, matemática e raciocínio lógico. “Por isso entendo ser de extrema importância dar atenção a essa disciplina, que, por muitas vezes, é desprezada pelos candidatos amadores, principalmente porque é muito comum achar que saber utilizar em um computador já garante um bom desempenho na prova do concurso. Isso é um erro muito grave. Estudar informática para concurso é como estudar qualquer outro conteúdo”, afirmou.
Feitoza ressalta que é preciso o candidato que for prestar qualquer concurso público dar mais atenção e aprender a ler os conceitos. “No dia da prova a banca não vai oferecer um computador para ser operado. Então é preciso aprender a ler, interpretar a questão para escolher a alternativa correta. O conceito principal da nossa ferramenta é aprender a ler, e ler é a maior dificuldade que o aluno tem no decorrer do concurso”, enfatizou.
O professor deu briefing do que vai ser abordado neste sábado durante a aula. “Nesse sábado vamos analisar simulados, questões, pequenos resumos, conhecimentos básicos em informática com foco em hardware e software, que é parte física do computador. E teremos também um tópico de um monólogo, onde vou apresentar com o seguinte tema: ‘Sim, mas como funciona dentro do computador?’. A outra parte que vamos analisar é como o computador entende as coisas, e por fim, tipos de barramento”, informou
Por Marilena Freitas
SupCom/ALE-RR
OFICINA DE AUTOESTIMA – Núcleo Reflexivo Reconstruir encerra mais um ciclo de atividades
Quem deseja mudar o comportamento que não está fazendo bem para a família e muito menos para si mesmo, precisa ter iniciativa, mas com ajuda fica mais. Foi assim para o funcionário público, D. S., de 31 anos que buscou auxílio do Núcleo Reflexivo Reconstruir, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, que encerrou o primeiro ciclo do ano, nesta quarta-feira, 18. A reunião que finalizou os trabalhos ocorreu no prédio da Procuradoria, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, 193, Centro. Esta primeira fase teve duração de três meses.
D. S. explicou e relembrou momentos difíceis que enfrentou e como a vida dele mudou após os encontros. “Tenho aprendido bastante com o apoio dos psicólogos, assistentes sociais e por meio das rodas de conversas. Esse amparo tem me favorecido, mudei minha forma de pensar em vários aspectos e principalmente no que diz respeito à família e ao tratamento a minha mulher. Hoje tenho outra visão da vida”, revelou o participante do Reconstruir.
Durante o encerramento desse primeiro ciclo, os mais de vinte assistidos pelo Núcleo Reflexivo Reconstruir, acompanhados dos familiares, participaram de uma oficina sobre autoestima com roda de capoeira e fabricação de instrumentos recicláveis. Coordenadora dos encontros, a psicóloga Antônia Loureto Calheiros explica como foram esses três meses de trabalho. “Podemos perceber uma mudança significativa no comportamento dos assistidos, eles deixam de lado aquelas condutas agressivas para que possam ter, juntamente com a família, maior qualidade de vida”, disse a coordenadora das reuniões.
Antônia ressaltou ainda que durante esse período foram trabalhados dez eixos temáticos, com assuntos diferentes que incluem: família, autoestima, relacionamentos e terapias em grupos. “Com reuniões semanais trabalhamos ainda com palestras sobre a promoção de comportamentos sem violência, para que eles tenham um novo significado na vida”, completou a psicóloga.
Os homens que são assistidos pelo Núcleo Reconstruir são selecionados por meio de outros órgãos públicos como Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), coordenada pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado de Educação (Seed) e do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame). Parte dos homens que participam dessas rodas de conversa realizadas pelo Núcleo nunca teve problema com a justiça.
Nova oportunidade – O próximo ciclo do Núcleo Reconstruir iniciará no dia 02 de maio. No total serão dez encontros realizados. O quantitativo de participantes ainda não está fechado, pois segundo a coordenação é preciso aguardar os nomes serem encaminhados ao Núcleo por meio da Vepema, DPE, Educação e do Chame.
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR
AUDIÊNCIA PÚBLICA – Governo deverá informar sobre aplicação de recursos com a classe artística
No dia 3 de maio, às 15h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa, será realizada uma audiência pública. Esse evento foi decidido pelos deputados que fazem parte da Comissão de Cultura e Juventude, em atendimento a uma solicitação, por meio de um ofício, do vice-presidente da Associação dos Artistas do Estado de Roraima, Leonildo de Assis Silva.
O presidente da Comissão de Cultura e Juventude, deputado Masamy Eda (PSD), explicou que no documento que chegou à comissão, Leonildo de Assis Silva solicita a averiguação da aplicação de recursos destinados à Secretaria Estadual de Cultura, informações sobre os trabalhados promovidos por essa secretaria e que o Poder Legislativo saiba sobre o descaso com a classe que promove eventos culturais em Roraima.
Masamy Eda disse que os deputados decidiram, durante reunião da comissão, atender ao pedido do representante da classe artística roraimense. “Vamos realizar a audiência pública, porque nós, enquanto parlamentares representantes do povo, temos esse dever de saber onde estão sendo aplicados recursos que deveriam ser utilizados para contemplar a todos os profissionais do meio”, afirmou o deputado.
Segundo Masamy Eda, o vice-presidente da Associação dos Artistas do Estado de Roraima alega que existe um orçamento para a Secretaria de Cultura, mas a verba está sendo gasta em outro tipo de situação que não é na cultura. “Convidaremos representantes do Executivo para que expliquem sobre a utilização dessa verba, da classe artística, deputados e a sociedade para que durante a audiência possamos discutir e encontrar alternativas para que todos os artistas sejam beneficiados com recursos que são destinados a cultura do Estado”, ressaltou.
Além de Masamy Eda, fazem parte da Comissão de Cultura e Juventude os deputados Valdenir, Masamy, vice-presidente; Dhiego Coelho (PSL); Chico Mozart (PRP) e Angela Águida Portela (PP).
Por Edilson Rodrigues
SupCom/ALE-RR
Representante da ONU propõe parceria com o CHAME
Com a proposta de fortalecer a Rede Estadual de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, por meio do trabalho que é realizado pelo CHAME (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), a ONU (Organização das Nações Unidas), através do escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), propôs uma parceria para atuação em Roraima.
Durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 17, na sede do CHAME, a chefe do Escritório Fundo de População em Roraima, Marcela Ulhoa, reconheceu o trabalho do Centro e disse que a iniciativa surgiu para ajudar de forma técnica. “O Chame já tem uma ação reconhecida e muito bem estabelecida em Roraima. É uma referência em atendimento às mulheres em situação de violência, e a ideia é fortalecer capacidades. Enquanto Agência da ONU, nós estamos para apoiar às ações desenvolvidas, e fortalecer essa rede de proteção à mulher, uma vez que o Estado está recebendo cada vez mais mulheres por meio do processo de imigração”, disse.
Em detalhes Marcela explicou que a parceria irá funcionar por meio da qualificação de pessoal. “Entraremos com capacitações técnicas na formação de profissionais, apoio a divulgação das atividades do CHAME, pesquisa, diagnóstico e levantamento de dados”, reafirmou.
A procuradora especial da mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), acredita que a parceria poderá trazer muitos frutos para o trabalho do CHAME, principalmente no que tange aos atendimentos de mulheres imigrantes. “Poderá trazer benefícios para nossa sociedade, principalmente no fortalecimento da Rede e no atendimento as mulheres vítimas de violência. Aliado à nossa experiência, esse escritório pode nos subsidiar e auxiliar para que os nossos programas sejam fortalecidos”, afirmou.
A procuradora explicou ainda que junto com o Fundo de População das Nações Unidas, será possível realizar um trabalho de articulação da Rede de Enfrentamento. “Infelizmente ainda não temos as reuniões semanais, apenas mensais e esta parceria poderá agilizar o processo para que esses encontros sejam mais frequentes. Disponibilizaremos também todos os nossos dados, inclusive do Observatório da Violência para que o escritório tenha material estatístico para subsidiar as atividades”, reafirmou Lenir Rodrigues.
UNFPA – O Fundo de População das Nações unidas, instituição ligada a Organização das Nações Unidas (ONU), está em Roraima desde o final do ano passado. O UNFPA trata de questões populacionais, sendo responsável por contribuir com os países para garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura.
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR
POLÍCIA CIVIL – Projeto de aposentadoria especial é aprovado em comissão com 12 emendas
O projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, que dispõe sobre requisitos e critérios diferenciados para concessão de aposentadoria especial da carreira da Polícia Civil de Roraima, foi aprovado com 12 emendas, nesta terça-feira, em comissão geral, após deputados analisarem a matéria. Parte significativa dos policiais ocuparam as galerias do plenário da Casa para acompanhar o andamento do projeto, e a expectativa deles é que a matéria, que segue agora para apreciação e votação em plenário, seja aprovada em breve.
O relator do projeto foi o deputado Jorge Everton (MDB). Foram aprovadas 12 emendas ao projeto de lei para adequação no texto original. O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) que beneficia policiais civis que já trabalharam em empresas de economia mista. “A minha emenda vem apenas pacificar o entendimento dos tribunais superiores, que permite que seja computado para a sua aposentadoria o tempo de serviço do policial que trabalhou em empresa de economia mista”, explicou.
O deputado George Melo (PSDC), que presidiu a comissão geral, defendeu as emendas por entender que os policiais exercem atividade de risco. “No projeto original a governadora estava tirando uma parte desses direitos. A gente entendeu que esses policiais estariam desprotegidos se algo acontecesse com eles no meio do caminho. É preciso entender que um policial civil, mesmo de folga, tem a vida tão perigosa quanto de quem está de serviço. Só em ser policial, já corre risco de vida. Ajustamos o projeto para mandar para a governadora, apesar de sabermos que a Procuradoria Geral do Estado (Proge) tem mania de derrubar nossas emendas, mas espero que a governadora tenha a sensibilidade e diga à Procuradoria que ela quem manda neste governo e dê esse benefício aos policiais”, justificou.
A Constituição Federal e a Constituição Estadual preveem regras previdenciárias diferenciadas para os trabalhadores que exercem atividades de risco, insalubre ou penosa. A Polícia Militar de Roraima (PMRR) e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) já foram contemplados com a aposentadoria diferenciada. Só falta a Polícia Civil. Essa aprovação vai beneficiar 852 servidores, com regras previdenciárias compatível com a atividade de risco.
“Estamos felizes porque essa aprovação na comissão era aguardada com muita ansiedade, uma vez que esse projeto vai regulamentar a nossa atividade de risco. O sindicato tem uma boa relação com essa Casa, e sempre quando temos algum projeto de nosso interesse procuramos conversar com cada um dos deputados, independente de sigla partidária, em busca do apoio do nosso projeto”, disse o diretor presidente do Sindipol (Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Roraima), Leandro Almeida.
O agente de Polícia Civil, César Eduardo de Jesus Pereira, 42 anos, que há nove anos exerce o ofício de policial também compartilha da mesma opinião. “Graças a Deus a Comissão aprovou o projeto. A nossa expectativa agora são as melhores, que seja apreciado o mais rápido possível em plenário e aprovado por unanimidade. Tudo mudará na nossa vida com essa aprovação, pois trabalharemos na certeza que vamos deixar uma segurança financeira para as nossas famílias, ou seja, é o futuro da nossa família que está em jogo”, afirmou.
Por Marilena Freitas
SupCom/ALE-RR
CARACARAÍ – Escola do Legislativo promove aulão ‘Interpretação de Texto’, sexta-feira, 20
A Escola do Legislativo, unidade de Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista, está com inscrições abertas para o aulão ‘Interpretação de texto’, que será realizado na próxima sexta-feira, 20, das 18h às 22h, na própria instituição, localizada na avenida Presidente Kennedy, nº 1.151, Centro. O aulão será ministrado pela servidora da Assembleia, Vivian Nunes.
“A interpretação de textos é importante em todos os aspectos de nossas vidas, desde o profissional até o pessoal. E, a grande quantidade de informações que recebemos todos os dias demanda ainda mais essa habilidade, que só será bem desenvolvida se praticada”, disse Vivian, ao convidar a comunidade para o aulão.
Esta semana, além de Caracaraí, a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, informou que no Núcleo da Assembleia em Bonfim, a 124 quilômetros de Boa Vista, acontecerá o aulão de Português, que será ministrado pelo professor Willer Lira, nesta quarta-feira, 18.
“As atividades da Escola do Legislativo têm ganhado muita força, adesão, participação e interesse por parte da comunidade local. O público está, gradativamente, acompanhando as atividades e passando para os núcleos as demandas que vão atender a comunidade. Isso é bom porque todas as demandas estão dentro da proposta de um trabalho sócio educacional que tem como finalidade democratizar os espaços educacionais, levando novos conhecimentos, revisão de conteúdos estudados, ampliando essas informações para que a comunidade possa se inserir cada vez mais no mercado de trabalho e tenha igualdade de participação nos concursos públicos e no ingresso das universidades”, disse a diretora.
Leila ressaltou que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente, rigoroso, o que requer profissionais comprometidos. Esses requisitos podem ser mostrados em um currículo, e sairá na frente àquelas pessoas que estão sempre estudando, se aperfeiçoando para corresponder ao perfil de comportamento profissional exigido.
“Lembrando que todas as atividades da Escola do Legislativo são gratuitas. Esse projeto idealizado pelo presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), e com o apoio de toda a Mesa Diretora, é um projeto institucionalizado que procura, a partir da própria demanda das unidades, reprogramar, replanejar e organizar a proposta de trabalho da Escola”, ressaltou Leila.
Por Marilena Freitas
SupCom/ALE-RR
George Melo denuncia reformas mal executadas em escolas do interior
O deputado George Melo (PSDC), líder do Blocão na Assembleia Legislativa de Roraima, subiu mais uma vez a tribuna para relatar problemas graves que envolvem a administração pública estadual. No discurso realizado nesta terça-feira, 17, durante sessão a plenária, ele denunciou que as escolas estaduais Professor Alan Kardec Dantas Haddad e João Rodrigues da Silva, localizadas no município de São Luiz, no Sul de Roraima, estão com a estrutura comprometida. Inclusive segundo relatou o parlamentar, a cerâmica do piso desses dois prédios está comprometida, o que pode representar perigo.
“Percorri a estrutura dessas duas escolas e para minha surpresa fiquei sabendo que ambas as instituições já teriam passado por reformas recentemente. Mas apurei também que teria sido realizada apenas uma pintura. Em cima do piso de cerâmicas colocaram outra cerâmica e ela está soltando por inteiro, inclusive as crianças correm risco de se acidentarem”, criticou George.
O deputado teme que possa ocorrer um problema ainda mais grave, pois segundo ele o piso de cerâmica quebrado é altamente cortante. “Sabemos que quando uma cerâmica é quebrada, ela fica igual uma ‘navalha’, imagina essas crianças, adolescentes e jovens, convivendo em um ambiente que era para ser seguro, mas está inóspito e perigoso”, alertou.
Em contribuição ao discurso de George Melo, o deputado Gabriel Picanço, que integra a base do Governo da Assembleia, reconheceu que as escolas necessitam de reparos, porém fez algumas observações sobre as dificuldades financeiras que o Executivo enfrente atualmente. “Elas foram recuperadas no governo passado, porém o serviço não foi bem executado, sei que essas duas escolas arrancaram o piso, portanto concordo com o senhor, mas excelentíssimo colega precisa reconhecer que as condições do Estado não são das melhores”, justificou deputado.
Na continuação, o orador reafirmou que o Estado precisa tomar uma providência e não pode ficar de costas para o povo. “A minha indignação semanal é o reflexo da situação precária em que se encontra a população, não posso fechar os olhos enquanto as pessoas, principalmente do interior, sofrem com as condições precárias”, completou George.
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR










