BLACK FRIDAY
Procon Assembleia visita shoppings da capital no ‘Dia D’ das promoções de fim de ano

O Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou, nesta sexta-feira (26), a campanha de conscientização e orientação aos consumidores no ‘Dia D’ da Black Friday. As ações foram intensificadas com equipes de técnicos circulando nos dois shoppings da capital. O objetivo é proteger e alertar a população para a garantia das melhores ofertas e descontos na compra dos produtos.

Muitos consumidores esperam a temporada de liquidações para comprar e garantir descontos. O cantor Eliakim Rufino tirou a tarde livre para aproveitar os saldões. “Eu estou achando legal, tem muito produto em oferta e estou comprando os presentes de Natal. Acho uma boa ideia antecipar a compra para poder ganhar mais descontos”, afirmou.

Teve também quem encontrou mercadorias mais caras do que normalmente. A estudante Maria Camacho Corredores saiu frustrada das lojas por onde andou. “Sinceramente, não achei os preços convidativos como foi anunciado. Em 2019, eu gastei muito menos”, reclamou.

A insatisfação da estudante é legítima, segundo a diretora do Procon, Mileide Sobral. “Muitas lojas não aderiram às promoções. Na internet vemos uma adesão maior, com descontos variados, até mesmo antes da Black Friday”, explicou.

Nas abordagens aos clientes, as equipes distribuíram panfletos informativos com dicas e orientações quanto às principais dúvidas e problemas durante as compras. As lojas foram adesivadas a fim de que clientes e lojistas sejam conscientizados. Mais de 500 panfletos e adesivos foram distribuídos durante a semana de orientação.

 

 

“É muito importante que a gente faça isso, justamente no dia da Black Friday. Nossos técnicos conseguiram atingir um público significativo, dando dicas e orientações importantes. As maiores dúvidas são sobre a pós-venda e política de troca do produto”, ressaltou a diretora administrativa do Procon, Edilamar Duarte.

Conscientização

Ao longo da semana, as equipes do Procon Assembleia percorreram os principais centros comerciais de Boa Vista para alertar os consumidores. Houve distribuição de panfletos aos clientes e adesivagem das lojas. A cada edição do evento, o órgão de defesa do consumidor da ALE-RR intensifica a fiscalização e proteção aos consumidores para aproveitarem as promoções com mais segurança.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Marley Lima

SupCom ALERR

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO Procon orienta clientes e funcionários de supermercado sobre direitos e deveres contidos no CDC

Na manhã desta quinta (26), o Procon Assembleia orientou clientes de um supermercado em Boa Vista sobre os direitos e deveres contidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A iniciativa é o desdobramento de uma capacitação ministrada na quarta-feira (25), das 9h às 12h, aos funcionários do estabelecimento.

O CDC regulamenta as relações de consumo e protege não apenas o consumidor, mas também as empresas. Por isso, enquanto os clientes compravam e tiravam dúvidas com a equipe do Procon, os colaboradores foram orientados sobre registro e diferenciação de preços, valores nas gôndolas, política de trocas e troco.

Para a diretora do Procon, Mileide Sobral, as ações se complementam e geram uma relação de consumo mais pacífica, inclusive, ao conscientizar os colaboradores sobre como lidar com o consumidor.

“Ontem [quarta-feira], houve a conscientização dos fornecedores dos serviços e produtos; hoje [quinta], é a vez dos consumidores. Essa educação para o consumo não é interesse só do fornecedor, pois é uma capacitação para aquele que, eventualmente, também é consumidor. Então, a gente capacita para que ele fique ciente dos seus direitos e dos do cliente”, esclareceu a diretora.

O gerente-geral do supermercado, Sander Carvalho, foi quem solicitou o treinamento ao Procon. Ele ficou surpreso ao descobrir que, além de inadmissível a permuta por balas e derivados, o troco deve beneficiar o cliente na ausência do valor exato em caixa.

“Já sabia que podíamos oferecer balas para passar troco, mas eu aprendi muito mais com a capacitação. Não sabia que, quando não se tem o troco, você tem que arredondar para o valor que tem no caixa. Ou seja, se o cliente deu R$ 10, mas a compra foi R$ 9, mas no caixa só tem R$ 2, o produto deve ser vendido por R$ 8, pois o consumidor nunca pode perder. O supermercado é que perde”, explicou.

Carvalho conta ainda que o mito de que o cliente tem sempre razão também se desfez, pois desde que haja clareza na publicitação das promoções, o comércio tem direito a limitar a compra promocional, por exemplo.

“Uma das coisas que pensava era que o cliente podia levar quantas vezes quisesse o cupom promocional. E não é por cupom, é por comprador. Então, se você pagou as cinco unidades e sai, não tem direito a voltar e comprar de novo, pois o artigo 39 do CDC assegura que se há no encarte, na panfletagem o limite, pode-se barrar sim”, salientou o gerente.

A supervisora de caixa e tesoureira Ana Paula Trajano espera que, com o treinamento, o estabelecimento melhore o procedimento de precificação dos produtos e a forma de se comunicar com cliente.

“A partir de agora, vamos verificar os preços com código errado, a diferença de valores no salão e no caixa, porque isso, às vezes, é uma falha de quem colocou o produto, de quem o cadastrou ou alterou o preço. Até mesmo rever como tratar com o cliente, pois a gente sabe qual é a informação correta, mas na hora não consegue passar claramente”, concluiu.

E quem ganha com essa nova postura é o consumidor, como afirma a cliente Mara Alonso. “Acho essa iniciativa do Procon excelente, pois é extremamente importante esse relacionamento com a empresa, pois assim a gente fica mais satisfeito e volta”.

Serviço

Os canais de atendimento do Procon Assembleia foram adaptados durante a pandemia. Atualmente, os consumidores e/ou empresas podem buscar seus serviços, inclusive, ações educativas, pelo WhatsApp (95) 98401-9465, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e no site al.rr.leg.br/procon/.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR