Deputados cobram ações para redução da violência em Roraima

À convite da Comissão de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário, da Assembleia Legislativa de Roraima, representantes de secretarias, Delegacia Geral, comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, participaram na tarde desta terça-feira (24), no plenário Noêmia Bastos Amazonas, de uma reunião para esclarecer quais providências as pastas têm tomado para diminuir os índices de violência no Estado.
Participaram desta reunião o secretário de Estado da Segurança Pública, Olivan Pereira, o comandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Elias Santana, o delegado-Geral Herbert Amorim, o titular da secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, André Fernandes, o delegado Márcio Amorim, e o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Jean Cláudio de Souza.

A proposta do encontro, segundo o presidente da comissão, deputado Nilton Sindpol, era mostrar à população as principais demandas das instituições e sensibilizar o Governo do Estado para que a área seja priorizada com equipamentos e condições necessárias para diminuir a violência em todo o Estado. Outro ponto foi o fechamento para audiências públicas em todos os municípios para ouvir os cidadãos, a começar pela cidade de Bonfim, fronteira com a Guiana.

Após apresentação destas e de outras demandas, a comissão elaborará um relatório a ser encaminhado ao governador de Roraima. “Vamos iniciar um planejamento para o presente e futuro para que a sociedade não tenha apenas a sensação de segurança pública, mas tenha a segurança de fato”.

Demandas

Entre as necessidades apresentadas na reunião da Comissão de Segurança foi a falta de equipamentos para trabalho, de combustível, e até mesmo de papel para abastecer as delegacias do Estado. Mas também se falou de alternativas encontradas pelas pastas para não deixar a sociedade desguarnecida.
O titular da Sesp, Olivan Pereira, falou sobre os convênios firmados para manter as atividades e das pendências encontradas pela gestão este ano. “Nosso foco está em recuperar convênios pendentes de anos anteriores. Perdemos R$ 8 milhões em convênios por falta de uso. Vamos responsabilizar quem deu perda de recursos”, disse ele.
Para compensar as perdas, Pereira falou da recuperação de R$ 30 milhões de convênios e que estes recursos darão mais condições em equipamentos. Outra conquista anunciada por ele foi a assinatura de acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal para estabelecer a força integrada de combate ao crime organizado.
Mesmo com o quadro reduzido, o comandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Elias Santana, declarou que a corporação tem trabalho dobrado para garantir a segurança da população, mesmo sem muitas condições. “Estamos fazendo plantões extras, exigindo muito da nossa tropa”.

Com o aumento da criminalidade, exemplificou, na semana passada houve a apreensão de nove armas de fogo, e no mês anterior quase um homicídio por dia foi registrado no Estado. Nas escolas, os gestores têm pedido apoio da Polícia Militar devido a ameaças e pichações de facções criminosas dentro das instituições de ensino. Além disso, muitos servidores têm entrado com pedido de aposentadorias.

O delegado-Geral da Polícia Civil, Hebert Amorim aproveitou a oportunidade para esclarecer situações tornadas públicas, como a falta de papel nas delegacias do Estado. “Fornecedores estavam sem receber desde 2017. A partir de janeiro, conversamos com eles e fizemos uma repactuação dos contratos. Temos 50 impressoras alugadas e o que aconteceu, a empresa não recebia desde 2017 e ela suspendeu o fornecimento de papel e insumos”.
Amorim esclareceu que a instituição tem feito planejamentos com foco na agilidade e economia. Contou que conseguiu economizar cerca de R$ 200 mil em aluguel de viaturas e que, futuramente, a meta é a aquisição de carros próprios.

Já no Corpo de Bombeiros a situação não é diferente. Das vezes em que as viaturas ficaram sem combustível, houve apoio de outras instituições para não deixar de atender as ocorrências. O titular agradeceu aos servidores que, de maneira voluntária, realizaram capacitações.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Lucas Almeida