Procon Assembleia orienta consumidores na Faculdade Cathedral

Atividades como estas estão à disposição da população, para garantir que cada vez mais consumidores conheçam seus direitos
O Procon Assembleia, Serviço de Defesa do Consumidor ligado ao Poder Legislativo, oferece a comunidade, instituições públicas e privadas, os serviços de palestras e de atendimento ao consumidor de maneira gratuita.
Na noite de sexta-feira (26), os técnicos estiveram na Faculdade Cathedral, especificamente no bloco do curso de Direito, com orientações e entregas de material referente ao Código de Defesa do Consumidor. A acadêmica Narryme Oliveira aproveitou a presença do Procon Assembleia para tirar algumas dúvidas de situações do dia a dia.
“Nós, como clientes, não temos tantas informações sobre os nossos direitos. Fui lesada muitas vezes por operadoras que não prestaram os serviços contratados”, disse Narryme ao contar que após ingressar na área do Direito passou a conhecer mais sobre o campo do consumidor. Acrescentou a importância de ter o Procon Assembleia próximo às pessoas para orientá-las.
Atividades como estas estão à disposição da população. Os interessados podem solicitar por ofício encaminhado à sede do Procon Assembleia, na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro de Boa Vista, ou pelo telefone 4009-4826, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Conforme o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, as dúvidas são as mais diversificadas, vão desde a queixa por cobrança indevida em uma conta telefônica a perdas de aparelhos por quedas de energia. “O que nós disponibilizamos aqui para eles foi o atendimento, tiramos dúvidas sobre relação de consumo, divulgamos o Procon Assembleia e atentamos o consumidor sobre os direitos deles”.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Alex Paiva

Procon Assembleia aposta em ações educativas para garantir direitos dos consumidores

Visitas e palestras em lojas ajudam a mostrar que o Código de Defesa do Consumidor beneficia tanto os clientes quanto os fornecedores

O Procon Assembleia realizou na manhã desta segunda-feira (22), mais uma ação com para orientar fornecedores sobre os direitos e deveres contidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Uma equipe percorreu lojas da avenida Centenário, adesivando os comércios e entregando uma cópia do CDC aos lojistas. Ações educativas como esta têm sido a prioridade do órgão para resguardar as relações de consumo.

Esse trabalho se intensificou desde o ano passado, para desmistificar a ideia de que o Procon Assembleia é uma instituição que visa apenas punir os fornecedores. Pelo contrário, a premissa da instituição é mostrar que o CDC ampara clientes e empresários.

“Queremos tirar aquela ideia de que o Procon é um bicho papão, apenas com direitos para os consumidores. Muitas vezes, o direito está resguardado no CDC, mas a empresa e o fornecedor erram por desconhecer”, explicou o advogado da instituição, Samuel Weber.

O comerciante do ramo de eletrônicos, José Bezerra, recebeu a equipe do Procon Assembleia. Ele diz que conhece pouco os direitos do consumidor, mas acredita que ter em mãos o CDC o ajudará na hora de dirimir dúvidas. “O Procon existe para nos defender, e cada um tem o seu direito, tanto cliente quanto fornecedor. O nosso direito de fornecedor acaba quando começa o do cliente”, disse.

O empresário Deivid Nascimento, proprietário de uma loja de material de construção, contou que nunca temeu a ação do Procon, e que os eventuais problemas com clientes foram resolvidos no âmbito da empresa, assegurando dessa forma a satisfação de ambos. “Procuro sempre resolver na empresa os problemas que surgem da melhor forma possível, para que o cliente saia satisfeito. Graças a Deus, ao longo de mais de 14 anos, não foi preciso nenhum dos clientes recorrer à Justiça”, assegurou.

Na opinião dele, a ação realizada é uma forma de aproximar o Procon Assembleia da população e dos fornecedores. Ele lembrou que todos, em algum, momento também são consumidores e precisam ter o direito resguardado, conforme prevê a legislação.  “Antigamente era difícil o acesso ao Procon. Hoje está mais fácil recorrer, as informações estão mais acessíveis e o atendimento também é melhor”, salientou.

Palestras

 

O Procon Assembleia também oferta palestras para as empresas, de forma gratuita, no horário mais conveniente, inclusive à noite e aos finais de semana. “E quando a empresa tem um número grande de funcionários, dividimos em grupos para que todos participem. São palestras rápidas, que orientam o vendedor a tratar bem e a ter noção do Código de Defesa do Consumidor, e errar menos”, explicou o advogado Samuel Weber.

O consumidor que tiver dúvidas pode entrar em contato por telefone 4009-4826, ou diretamente na sede do órgão, localizado na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, de 7h30 às 13h30.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Procon Assembleia busca melhoraria em atendimentos bancários

Parceria entre o serviço de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa com a instituição bancária busca melhorias como a redução no tempo de espera nas filas

O Procon Assembleia realizou na manhã desta quarta-feira (16) uma ação educativa na agência do Banco do Brasil (BB), no bairro Liberdade, para alertar os clientes sobre seus direitos. A ação faz parte de uma parceria com a instituição financeira, que tem o intuito de melhorar a prestação de serviço aos consumidores.

Conforme o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, a ação conjunta é resultado de uma reunião com a Superintendência-Geral do BB, que tratou das demandas recebidas pelo Procon Assembleia com relação ao atendimento. “O banco abriu as portas para o Procon Assembleia orientar os clientes, porque entende que a parceria vai melhorar o atendimento e o consumidor vai se sentir mais seguro”, explicou o advogado.

Essa parceria permitirá desmistificar a ideia errônea de que o Procon Assembleia está apenas para  penalizar os fornecedores. A meta do órgão, que busca o cumprimento dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), é divulgar os que amparam tanto quem recebe quanto quem presta serviços.

“Queremos orientar consumidores e fornecedores. Começamos pela agência da Ataíde Teive, mas vamos visitar todas as agências do Banco do Brasil, para ver o que podemos melhorar em termos de parceria”, detalhou o advogado.

Demandas

Segundo o advogado, a Superintendência do Banco do Brasil já sabe onde tem que melhorar. “Uma das maiores reclamações é a demora na fila, apesar de existir uma lei municipal, infelizmente os bancos ainda não conseguem otimizar esse tempo. A outra demanda está relacionada à questão da segurança nos caixas eletrônicos”, informou.

O advogado adiantou que a instituição informou que já existe um programa em andamento para melhorar o atendimento nestes aspectos. “Esse programa vai otimizar o tempo, para que o consumidor não espere tanto na fila. No caso da segurança, o banco entendeu também que é preciso ter um olhar atento para essa demanda”.

Consumidores

A presença do Procon Assembleia dentro da agência chamou a atenção dos consumidores, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas com relação a outras demandas. Esse foi o caso do autônomo Mailton Soares de Moura, que pediu orientação para resolver um impasse junto a uma empresa de telefonia móvel.

“Foi bom encontrar o Procon aqui, para que resolvam esse problema para mim, de forma que eu não tenha que buscar a Justiça”, disse.

A dona de casa Lúcia da Silva ressaltou que a ação do Procon ajuda as pessoas a resolverem problemas com mais rapidez. “Nunca precisei do Procon, mas acho que o órgão faz uma ação maravilhosa. E quanto ao atendimento do Banco do Brasil, não tenho nada a reclamar”, afirmou.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Procon Assembleia fará campanha educativa sobre preço de combustíveis

A proposta é realizar um trabalho educativo em parceria com o Sindipostos para explicar como é a composição do preço final

Nesta sexta-feira (12), o Procon da Assembleia se reuniu com os representantes do Sindicato dos Postos de Combustíveis de Roraima (Sindipostos – RR) para entender os motivos constantes dos reajustes no preço da gasolina. O órgão vai elaborar uma campanha educativa para explicar como o preço da gasolina e do diesel são calculados.

“Alinhamos para que seja feita uma campanha para divulgar as informações ao consumidor”, explicou a diretora do Procon, Eumária Aguiar. A proposta é realizar um trabalho educativo para elaborar um documento, que será disponibilizado ao consumidor. “Temos esse interesse de esclarecer essas situações aos órgãos fiscais e à população”, disse o presidente do Sindipostos, José Neto.

Segundo o presidente, o reajuste nacional vem ocorrendo desde janeiro deste ano. Ele afirma que os valores dos combustíveis são alterados diariamente pela Petrobrás, resultando no efeito cascata. À medida que o combustível aumenta na refinaria, acaba refletindo nas distribuidoras, e por último nos postos de gasolina.

Preço

O preço final da gasolina e do diesel é composto basicamente por 4 parcelas: realização do produtor ou importador, no caso a Petrobras, incluindo custo e lucro; custo do etanol anidro (no caso da gasolina) e do biodiesel (no caso do diesel); tributos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins, e Cide) e margens de distribuição e revenda.

Levantamento de preços

Para orientar o consumidor e inibir cobranças abusivas. O Procon Assembleia realizou nesta semana, um levantamento de preço de gasolina em dez postos de combustíveis na Capital, tanto na região central quanto na periferia da cidade. A consulta aponta para uma diferença de até R$0,22 de um estabelecimento para outro.

O levantamento aponta que a gasolina comum sofre uma variação de R$ 4,12 a R$ 4,29 no pagamento em dinheiro, e de R$ 4,25 a R$ 4,39 no cartão de crédito. O valor de R$ 4,12 é praticado apenas por um dos estabelecimentos consultados. Já a gasolina aditivada apresenta variação de R$ 4,17 a R$ 4,39 no pagamento à vista.

Confira o levantamento aqui.

Texto: Vanessa Brito

Foto: SupCom ALE-RR

GASOLINA – Levantamento do Procon Assembleia aponta variação de até R$0,22

Serviço de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa consultou preços em 10 postos de combustíveis na Capital

O Procon Assembleia realizou, nesta semana, um levantamento de preço de gasolina em dez postos de combustíveis na Capital, tanto na região central quanto na periferia da cidade. Essa medida é uma forma de orientar o consumidor e inibir cobranças abusivas.

O levantamento aponta que a gasolina comum sofre uma variação de R$ 4,12 a R$ 4,29 no pagamento em dinheiro, e de R$ 4,25 a R$ 4,39 no cartão de crédito. O valor de R$ 4,12 é praticado apenas por um dos estabelecimentos consultados. Já a gasolina aditivada apresenta variação de R$ 4,17 a R$ 4,39 no pagamento à vista.

“O levantamento é para que o consumidor possa escolher onde deseja comprar o combustível. O fornecedor deve ficar atento para que não cometa o crime de combinar preço com outros, para eliminar a concorrência [cartel]”, explicou a diretora do Procon Assembleia, Eumária Aguiar.

A diretora alerta que se na hora da compra o consumidor perceber que a gasolina apresenta baixa qualidade, cobrança abusiva ou alguma outra atitude irregular, pode denunciar ao Procon Assembleia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, Centro. Mais informações pelo telefone 4009-4826.

Confira o levantamento de preços clicando aqui

 

Texto: Vanessa Brito

Foto: Reprodução TV ALE

SupCom ALE-RR